terça-feira, 11 de maio de 2010

Os 23 compenetrados



Palavra de técnico da Seleção Brasileira não volta atrás. E, ao convocar os 23 jogadores para a Copa do Mundo de 2010, Dunga manteve a coerência que adotou desde que assumiu o comando da Seleção Brasileira. Nenhum dos nomes que chegaram à lista tiveram sua primeira convocação, todos foram devidamente selecionados entre os 88 que já vestiram a camisa do Brasil na "Era Dunga".

A coerência traz um lado bom e um lado ruim para o Brasil da Copa. A tendência a escolher um "comprometimento" é favorável para evitar o estrelismo e o oba-oba que cercaram a Seleção em outros momentos, como na mais recente Copa do Mundo, em 2006. No entanto, ser coerente às vezes dá margem a apostar sempre numa mediocridade, numa falta de inovação que diferem da história do futebol brasileiro.

O tempo e o placar... apresenta agora, posição por posição, cada um dos 23 convocados da Seleção Brasileira. Eis os nomes:

*****

GOLEIROS

Julio César (Internazionale de Milão/ITA)
Gomes (Tottenham/ING)
Doni (Roma/ITA)

Não há dúvidas de que o camisa 1 brasileiro será Júlio César. Trata-se do melhor goleiro do Brasil e, quem sabe, o melhor goleiro do mundo. Uma grata surpresa foi a chegada de Gomes para a reserva, mesmo depois de tanto tempo sem ser convocado. No entanto, a previsível e desagradável convocação de Doni permaneceu também na Copa do Mundo. Terceiro reserva do Roma, o goleiro não vem tendo ritmo de jogo. Uma injustiça com Victor, que desde 2009 vem fazendo boas partidas no Grêmio e merecia estar na lista.

LATERAIS

Maicon (Internazionale de Milão/ITA)
Daniel Alves (Barcelona/ESP)
Michel Bastos (Lyon/FRA)
Gilberto (Cruzeiro)

Enquanto a lateral-direita não tem mistério com Maicon e Daniel Alves - em especial com a titularidade do primeiro, que está em excelente fase e pode ser o novo Cafu em 2010 - a lateral-esquerda teve um desfecho surpreendente. Mas, claro, na medida de surpresa que Dunga se permite. Michel Bastos chegou ao Brasil na reta final de preparação. Mas ao menos demonstrou mais confiança do que apostas mal-sucedidas como Kléber e André Santos. A convocação de Gilberto parece ter sido mais pela experiência. Reserva na Copa do Mundo de 2006, o jogador cruzeirense pode ser uma pessoa capaz de ajudar seus companheiros num período tão delicado quanto uma Copa.

ZAGUEIROS


Lúcio (Internazionale de Milão/ITA)
Juan (Roma/ITA)
Luisão (Benfica/POR)
Thiago Silva (Milan/ITA)

Quatro unanimidades. Lúcio e Juan estiveram presentes em todos os títulos e em boa parte das partidas sob o comando de Dunga. Sim, é um risco decidir convocar Juan com ele vindo de uma sequência de contusões. Mas Luisão e Thiago Silva são jogadores de bom nível para fazer parte da zaga.

MEIAS

Felipe Melo (Juventus/ITA)
Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE)
Ramires (Benfica/POR)
Elano (Galatasaray/TUR)
Kaká (Real Madrid/ESP)
Josué (Wolfsburg/ALE)
Julio Baptista (Roma/ITA)
Kleberson (Flamengo)

Aqui, a situação começa a ficar mais preocupante. De todos os meio-campistas convocados, apenas Kaká tem habilidades ofensivas. Todos, sim, todos os demais alternam entre marcação e lampejos de bons passes. A tendência defensiva pode fazer com que o Brasil dependa exclusivamente do camisa 10, jogador que vem de contusão e de má fase no Real Madrid.

Não, não era o momento de Ronaldinho Gaúcho. O jogador ainda fez muito pouco para conseguir a volta à Seleção Brasileira. Mas abrir mão de Paulo Henrique Ganso, que poderia ser um toque de qualidade num momento difícil (como foi Denílson na Copa do Mundo de 2002), torna as coisas mais difíceis.

Ver nomes como Gilberto Silva e Felipe Melo numa Seleção Brasileira não é bom sinal. O primeiro só dá passes para o lado, e o segundo tende a ser violento em algumas jogadas. Pior ainda é olhar para o banco de reservas e ver Josué como opção.

Num primeiro momento, Ramires se sobressai em relação a Elano. O jogador do Benfica vem passando por uma boa fase no futebol português, e é uma garantia de velocidade ao Brasil. Elano costuma ser melhor em cobranças de falta e de escanteio, mas deixa a desejar em seu toque de bola. Júlio Baptista surge como opção em situações em que o time precise de alguém forte para dar trombadas com zagueiros - e só.

Também é questionável a convocação de Kléberson. Por mais que tenha um bom passe, o jogador vem em uma fase muito fraca no Flamengo, a ponto de ser reserva de Williams. O argumento mais plausível para ele estar na Seleção Brasileira é a experiência, por ter sido campeão da Copa do Mundo de 2002.

ATACANTES

Robinho (Santos)
Luís Fabiano (Sevilla/ESP)
Nilmar (Villareal/ESP)
Grafite (Wolfsburg/ALE)

A dupla de ataque titular sempre esteve garantida. Mesmo em maus períodos no inglês Manchester City e até mesmo na Seleção Brasileira durante a Copa das Confederações, Robinho sempre foi um dos "homens de confiança" de Dunga. Imaginem agora com ele jogando bem pelo Santos. Luís Fabiano respondeu às convocações com gols e com ótimas atuações. Nilmar surgiu nas Eliminatórias da Copa do Mundo como uma alternativa de velocidade para o ataque, e sua leveza pode ser ótima num segundo tempo mais complicado.

Na quarta opção para o ataque, Dunga foi claro ao falar na coletiva sobre a escolha de Grafite. O atacante atuou contra a Irlanda com a mesma garra e serenidade que joga no Wolfsburg. E a calma ao usar a camisa da Seleção Brasileira faz a diferença.

Foi uma boa escolha de Dunga, em especial por deixar de fora de sua lista Adriano. Depois de um semestre conturbado, onde alternou momentos de escândalos fora de campo e partidas em que se arrastava com a camisa do Flamengo, não seria justo que ele, mesmo assim, fosse recompensado com a vaga na Copa do Mundo.

*****

O Brasil chegará à África do Sul em junho vivendo uma batalha em seu próprio campo. Tanto pode sair um time competitivo, guerreiro, capaz de vitórias na base da superação, quanto podem vir partidas burocráticas em que os 23 compenetrados jogarão para o gasto. A Seleção Brasileira vai rumo à Copa do Mundo de 2010 com uma previsibilidade que é muito imprevisível.

*****
AVISO:

O tempo e o placar... agora tem conta no Twitter! Basta seguir @otempoeoplacar, para ficar sempre por dentro de tudo o que rola no blogue.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que resta a nós, é torcer para todo povo brasileiro esteja errada quanto aos palpites, e que só Dunga esteja certo.....
A escolha de felipe Melo e Grafite foram as maiores surpresas... E o goleiro Victor realmente merecia estar no lugar de Doni...

Leonardo Valejo disse...

Obrigado pelo comentário lá no blog Vinícius.

Agora sobre a convocação, nós discutimos sempre 5 ou 6 jogadores de 23, ou seja, a convocação em geral foi boa, mas é no campo que se resolve. São apenas 7 jogos que deixam uma equipe marcada na história.

Abraço
Leonardo Valejo