segunda-feira, 3 de maio de 2010

Galo forte e vingado



ATLÉTICO, CAMPEÃO ESTADUAL DE MINAS GERAIS DE 2010

A imagem do atacante Diego Tardelli usando uma flanela para lustrar o troféu do Campeonato Mineiro trouxe a certeza de que o Atlético Mineiro, sim, é um clube de chegada. Alguns meses atrás, torcedores do Cruzeiro, antes do duelo com o rival de Minas Gerais, distribuíram flanelas que traziam uma charge provocativa. O desenho mostrava um galo com a camisa do Atlético trabalhando como flanelinha, enquanto uma raposa com a camisa do Cruzeiro estacionava seu carro.

Era uma alusão ao fato do Atlético ficar durante muito tempo em primeiro lugar nas competições mas, na reta final, começar a perder seus jogos e deixar a vaga para o Cruzeiro. O momento mais recente foi o Campeonato Brasileiro de 2009, do qual o alvinegro foi líder por muitas rodadas, mas na reta final foi caindo de produção, e viu seu adversário chegar entre os credenciados para disputar a Taça Libertadores da América de 2010.

O Campeonato Mineiro deste ano trouxe um panorama bem distinto da fama que os dois clubes passaram a ter recentemente. O Cruzeiro foi líder durante boa parte da primeira fase, e se deu ao luxo de escalar times mistos em algumas partidas. Mas cometeu um erro fatal: subestimar adversário em um momento decisivo. E o Ipatinga roubou sua vaga na final do Campeonato Mineiro, em jogos emocionantes.

Enquanto isto, o Atlético teve um início hesitante, que despertou a desconfiança de uma torcida acostumada com o pior nas últimas temporadas. Aos poucos, o time foi ganhando credibilidade e, o mais importante, foi ganhando seus jogos. Outrora força quase inofensiva diante de um Cruzeiro de nível internacional, o Galo começou a cantar nos gramados de Minas Gerais e se revelou uma equipe irresistível.

Mas qual o segredo do Galo mineiro? A mescla de jogadores experientes, como Júnior, Ricardinho e Marques, com apostas bem-sucedidas como o goleiro Aranha, o zagueiro Werley e o meia Renan Oliveira, além atletas subestimados em outras equipes, casos de Obina, Muriqui e, em especial, Diego Tardelli. Este, desde que chegou ao Atlético Mineiro, mostra uma garra e um faro de gol impressionantes, que pouco apareceram em suas passagens por São Paulo ou Flamengo.

Todos eles sob o comando de um treinador experiente, considerado um dos grandes nomes da profissão no país. Em apenas cinco meses como treinador, Vanderlei Luxemburgo deu ao Atlético Mineiro uma equipe organizada com força de campeão.

E que, sabendo de suas forças e de suas limitações, jogou com seriedade até o final neste Campeonato Mineiro. Nos dois jogos decisivos, o time partiu para cima do Ipatinga, se preocupando em fazer jus ao seu nome, tanto pela tradição quanto pela soberania em campo (nas vitórias por 3 a 2 no Ipatingão e por 2 a 0 no Mineirão).

No hino do clube, há um verso que diz "Galo forte e vingador". No entanto, depois de vários momentos de chacota (por vezes injustas), agora o torcedor do Atlético pode dizer que em Minas Gerais existe um Galo forte e vingado.

*****

BOLA PRO MATO



AVAÍ, CAMPEÃO ESTADUAL DE SANTA CATARINA DE 2010

Após ser a verdadeira surpresa do Campeonato Brasileiro de 2009, o Avaí começou este ano em uma situação delicada. O sucesso na Série A deu visibilidade aos seus jogadores, que, seduzidos por boas propostas, foram saindo da Ressacada um por um. O reconhecimento chegou até ao seu treinador, Silas, que foi contratado para treinar o Grêmio.

Em processo de remontagem, o Leão de Santa Catarina começou o Campeonato Catarinense com dificuldades, e viu a conquista do Joinville no primeiro turno. Mas, aos poucos, o time comandado por Péricles Chamusca (treinador tão contestado nas equipes que dirigiu anteriormente) foi se ajeitando e a torcida catarinense viu entrar em campo o futebol bonito e digno da elite do futebol brasileiro.

As vitórias por 3 a 1 e 2 a 0 sobre o Joinville (a última, no estádio da Ressacada) na final do torneio comprovaram que o Avaí é, disparado, a maior força de Santa Catarina. E, acima de tudo, que vai batalhar no Campeonato Brasileiro para mostrar que não fez uma boa campanha em 2009 por mero acaso do futebol.

*****

Foi tanto campeão estadual que O tempo e o placar... precisou dividir em duas postagens o texto de segunda-feira. Amanhã, é a vez do blogue falar sobre a festa dos tricolores no Brasil afora.

Nenhum comentário: