sábado, 15 de maio de 2010

Imagem e semelhança



Um dos jogadores mais contestados da atual Seleção Brasileira, o meia Felipe Melo chegará à Copa do Mundo de 2010 por um motivo que salta aos olhos do futebol brasileiro. Trata-se de um jogador que parece feito à imagem e à semelhança do que foi o técnico Dunga em sua época de jogador.

Quando fez parte da Copa do Mundo de 1990, Dunga acabou sendo associado ao futebol burocrático, de vitórias magras e com um esquema em que Sebastião Lazaroni priorizava o setor defensivo. 20 anos depois, o jogador da Juventus segue as mesmas características do ex-jogador agora transformado em treinador de seleção. Felipe Melo tem um futebol de qualidade duvidosa, com tendência a usar a força para evitar que os adversários entrem na área do Brasil.



Assim como Dunga, Felipe Melo também parece não aceitar críticas ao seu estilo de jogo. Mais uma vez, sua postura mais agressiva foi confirmada, no programa Bate-bola, da ESPN Brasil. O jornalista Paulo Vinícius Coelho questionou o jogador sobre o que esperar dele na Copa, depois de na temporada passada ele ser considerado um dos piores atletas do Campeonato Italiano e o time dele fazer sua pior campanha depois de 40 anos no Calcio (basta dar o PLAY no vídeo acima para ver a discussão).

Mas há uma diferença crucial entre o futebol de Dunga e de Felipe Melo. Em seu início de carreira no Brasil, o capitão das Copas de 1994 e de 1998 era considerado um dos melhores volantes do país, e chegou a fazer parte da Seleção Olímpica. Enquanto isto, seu "pupilo" começou a carreira com más passagens por Flamengo (clube que o revelou) e Cruzeiro, antes de ir para o futebol europeu. O padrão de jogo da Europa é suficiente para levá-lo a uma Copa do Mundo?

Para Dunga, sim. Felipe Melo vai à Copa correndo o risco de virar nome de uma "era" de maneira pejorativa. Até a bola rolar na África do Sul, ficará a incerteza de qual tipo de "Era Dunga" o meia vai trazer para os brasileiros - o fracasso do nono lugar na Copa de 1990 ou a vitoriosa trajetória da Copa do Mundo de 1994. A única certeza é a de que o futebol brasileiro vive a "Era Felipe Melo".

*****

No Twitter de O tempo e o placar..., todos os resultados da rodada dos Campeonatos Brasileiros da Série A e da Série B. Basta seguir @otempoeoplacar e ficar na cara do gol com a informação.

Nenhum comentário: