segunda-feira, 3 de maio de 2010

A festa em vermelho e preto



É incrível como a safra de Campeonatos Estaduais trouxe coincidências nos uniformes dos campeões de seus respectivos estados. No eixo Rio-São Paulo, dois alvinegros chegaram ao título - Botafogo no Rio e Santos em São Paulo (curiosamente, ambos tinham sido vice-campeões no ano de 2009). E o domingo teve festa em vermelho e preto em dois centros de futebol considerados medianos em nível nacional, mas que têm seu brilho na elite do futebol brasileiro.

VITÓRIA, CAMPEÃO ESTADUAL DA BAHIA DE 2010


O Vitória chegou ao seu tetracampeonato consecutivo na Bahia, mostrando que o estado de todos os santos volta suas reverências para o rubro-negro de lá. Mas, na verdade, nem é preciso tanto auxílio dos orixás para que o time prossiga como vencedor do Campeonato Baiano.

Se o torneio tem nível técnico duvidoso e segue sendo mais um Campeonato Estadual arrastado, há muito tempo o time em vermelho e preto não tem em seu rival um favorito com futebol à altura. A decadência do Bahia é visível. Um time que foi campeão brasileiro em 1988, gradativamente se acostumou a ser uma equipe que cai pelas tabelas e, por pouco, não caiu para a Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado.

Entretanto, mesmo com a perda do título, pode-se considerar positiva a campanha do tricolor baiano na competição. O time vendeu caro a perda do título para o Vitória, fez uma vitória por 2 a 1 em pleno Barradão (mas o adversário tinha vencido por 1 a 0 o primeiro jogo no Pituaçu). E talvez consiga fazer uma boa campanha, além de sonhar com a volta à Primeira Divisão mesmo com os esquemas estranhos de seu técnico, Renato Gaúcho.

Mas o Bahia não consegue se sobressair ao Vitória por outro motivo: a organização de seu rival. O rubro-negro tem uma estrutura melhor, e um time que não troca muito seus jogadores ano a ano. A segurança do goleiro Viáfara e a experiência do meia Ramón são sempre fundamentais para a equipe, e contribuem muito para o surgimento de promissores talentos no cenário nacional, como é o caso do artilheiro Júnior.

Não é à toa que o atual campeão da Bahia é o representante do Nordeste que se mantém há mais tempo na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. O Campeonato Baiano não é parâmetro para uma boa campanha no cenário nacional. Mas, certamente, as armas do Vitória são boas para sonhar com uma boa trajetória no Brasileirão de 2010.



ATLÉTICO, CAMPEÃO ESTADUAL DE GOIÁS DE 2010


A ascensão meteórica do Atlético Goianiense voltou a ter o valor reconhecido no campo. Meses depois de conseguir subir para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, o Dragão de Goiás se sobressaiu no Campeonato Goiano.

A manutenção da base que disputou o Brasileiro da Série B em 2009 se mostrou muito eficaz. O investimento no ataque, com a dupla formada pelos experientes Washington e Rodrigo Tiuí pode trazer bons momentos para o rubro-negro goiano.

O único detalhe a se lamentar no Campeonato Goiano de 2010 foi a situação deplorável à qual se encontram os clubes de tradição do futebol de Goiás. Não bastava o Vila Nova fazer campanhas vexatórias, o Goiás também decepcionou muito. Um time com instabilidade emocional, a ponto de ter sido o primeiro clube da Série A que trocou de treinador em 2010 (Hélio dos Anjos saiu para a entrada de Jorginho), e que chegou a amargar por alguns momentos a última colocação no Campeonato Goiano. Pouco, muito pouco.

Não há dúvidas de que o Atlético foi soberano em Goiás. E, para a alegria de sua torcida, comprovou isto em campo - com as vitórias por 4 a 0 e 3 a 1 nas duas partidas contra o Santa Helena. O futebol brasileiro espera que as boas partidas e o talento se sobressaiam no rubro-negro goiano, ao contrário das botinadas que o time apresentou na Série B do Campeonato Brasileiro de 2009. A estrela do Atlético Goianiense não precisa se apagar de maneira tão brusca.

Nenhum comentário: