sábado, 8 de maio de 2010

Prova dos sete



Dentro de algumas horas, começa a primeira parte de um Campeonato Brasileiro que, até dezembro, acontecerá cheio de ramificações. Não bastava a janela do meio de ano, na qual times se perdem e se reestruturam de acordo com o assédio do exterior. Em ano de Copa do Mundo, há outro espaço para chancees de mudanças na classificação.

São sete rodadas até 6 de junho (um domingo), e o campeonato recomeça apenas no dia 14 de julho. No entanto, alguns clubes considerados de menor expressão (casos do Guarani, do Ceará e do Atlético Goianiense, que subiram para a Primeira Divisão em 2009 junto com o Vasco) têm planos mais ambiciosos.

Como se trata de uma competição longa, a ideia deles é aproveitar que os demais clubes ainda estão em processo de montagem para que consigam alguns pontos preciosos. Afinal, eles sabem que no decorrer do Campeonato Brasileiro as grandes equipes se reforçam e ficam mais difíceis de ser batidas.

Em cerca de 40 dias de paralisação, muitas equipes podem ajeitar seus esquemas táticos, jogadores podem conseguir ganhar a confiança de seus respectivos técnicos, tudo enquanto acontece a maior competição do futebol mundial. Certamente, uma segunda chance para times que começarem mal o Campeonato Brasileiro.

O Brasileirão deste ano traz uma verdadeira "prova dos sete" aos 20 clubes que disputam. Claro que as primeiras partidas não são garantia para o destino de cada time em 2010. Mas uma boa largada na competição pode fazer a diferença para que dezembro não tenha um final trágico.

Nenhum comentário: