sexta-feira, 28 de maio de 2010

Engatando a primeira



A quarta rodada do Campeonato Brasileiro terminou com um dado curioso. Nenhum time visitante saiu de campo com vitória. Até mesmo no Maracanã, campo neutro da partida entre Fluminense e Flamengo, o vencedor foi o mandante. Jogar em seu próprio campo foi um dos fatores que ajudaram três clubes a engatarem a primeira vitória na competição.

Na quarta-feira, o Grêmio superou seus desfalques e venceu por 3 a 0 o bom time do Avaí no Olímpico. A equipe gaúcha dá a sensação de ter finalmente adentrado no Campeonato Brasileiro, jogando com a raça e investindo num grupo no qual independe atuar com titulares ou reservas (o time estava na Copa do Brasil, e poupou alguns jogadores em rodadas anteriores). Em um torneio de pontos corridos, não dá para lamentar a ausência de jogadores por tantas rodadas.

Outro time que preteriu o Campeonato Brasileiro e priorizou a Copa do Brasil foi o Vitória. O rubro-negro baiano comprovou que será um adversário difícil na final da competição (contra o Santos, depois da parada da Copa do Mundo). O time não hesitou em buscar o resultado desde o início, e mesmo cedendo o empate ao Atlético Mineiro por três vezes na partida, saiu do Barradão com uma vitória por 4 a 3. Um primeiro triunfo marcado pelo futebol incansável.

Incansável como foi o Vasco em São Januário. Depois de um primeiro tempo com volume de jogo bom e sem conclusão para gol, duas falhas da zaga permitiram gols de Andrezinho e uma sucessão de vaias e protestos na arquibancada. Mas a garra entrou em campo na segunda etapa, e o time vascaíno venceu o Internacional por 3 a 2. Primeira vitória no retorno à Série A e um suspiro de alívio para uma equipe que estava em crise.

Em crise permanece o Atlético Goianiense, após a derrota para outro Atlético, o Paranaense, no duelo entre times que ainda não tinham vencido no Campeonato Brasileiro. No retorno à Primeira Divisão, o time goiano parece ainda ter resquícios da Série B. Apesar de ter mantido a base dos anos anteriores, é muito pouco o que o Dragão apresentou nas quatro rodadas iniciais.

O futebol goiano vem sendo a decepção no Campeonato Brasileiro. Além do Atlético, o Goiás também teve apenas um ponto em 12 disputados. O estado chega à quinta rodada precisando urgentemente pegar no tranco, e não pode ficar restrito a ganhar uma. Goiás e Atlético Goianiense devem pensar em ganhar a primeira, e evitarem ficar parados no caminho do Brasileirão.

*****

O tempo e o placar... traz o que houve de melhor e de pior na quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

Atacante contestado em todos os clubes que atuou, SCHWENCK foi decisivo para o primeiro triunfo do Vitória. Foram três gols no 4 a 3 sobre o Atlético Mineiro. É mais uma chance para tentar se firmar num clube de destaque na elite do futebol brasileiro.

A FURADA

O árbitro HÉBER ROBERTO LOPES teve mais uma atuação desastrosa ontem. Na partida entre Vasco e Internacional, não expulsou Fabiano Eller no primeiro tempo (mesmo depois da entrada violentíssima em Élton), e marcou pênalti em lance que o lateral vascaíno Ernani se atirou dentro da área.

*****

RESULTADOS

Quarta-feira

Vitória 4 x 3 Atlético Mineiro (Barradão)
Grêmio 3 x 0 Avaí (Olímpico)
Fluminense 2 x 1 Flamengo (Maracanã)
São Paulo 1 x 0 Palmeiras (Morumbi)
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo (Mineirão)
Santos 3 x 1 Guarani (Vila Belmiro)
Prudente 2 x 2 Corínthians (Prudentão)

Quinta-feira

Atlético Paranaense 2 x 1 Atlético Goianiense (Arena da Baixada)
Goiás 0 x 0 Ceará (Castelão)
Vasco 3 x 2 Internacional (São Januário)

Nenhum comentário: