domingo, 30 de maio de 2010

Dois cansaços




Análise de jogo: Flamengo 1 x 1 Grêmio (Maracanã, 18h30)

Flamengo e Grêmio protagonizaram no Maracanã um jogo que teve dois cansaços. O rubro-negro, um cansaço físico, em especial de Petkovic, seu jogador mais lúcido enquanto esteve em campo. O tricolor gaúcho, mergulhado num cansaço preguiçoso, de quem renunciou ao ataque mesmo jogando melhor no segundo tempo. O resultado foi o empate em 1 a 1. Petkovic marcou para o Flamengo e Rodrigo fez o gol do Grêmio.

A postura flamenguista foi diferente do que o time apresentou no meio de semana, na derrota por 2 a 1 para o Fluminense (também no Maracanã). Rogério Lourenço escalou três zagueiros, e permitiu que Léo Moura e Juan se aproximassem mais ndo ataque. Aos seis minutos, veio da lateral o gol do rubro-negro. Pet lançou na direita para Léo Moura. O camisa 2 cruzou, Vágner Love subiu mais que os zagueiros gremistas e cabeceou. A bola bateu na trave de Victor, mas, na sobra, Vinícius Pacheco tocou para Petkovic chutar longe do alcance do camisa 1 gremista.

De contrato renovado após longa negociação, o sérvio era o melhor jogador do Flamengo na partida. Com boa movimentação e passes precisos, Petkovic trazia esperanças para a torcida rubro-negra (mais uma vez comparecendo em público pequeno, apenas 7 mil pessoas assistiram à partida) e proporcionava muitas chances de gol. Uma aos 14, em chute dele que foi defendido por Victor. Na outra, Vinícius Pacheco esteve diante do goleiro gremista, mas preferiu jogar no meio da área e permitiu o corte da zaga.

Só que o Flamengo comprovou que tinha apenas Petkovic atuando bem em campo. A partir da metade do segundo tempo, o camisa 43 estava visivelmente cansado, dando a sensação de que a equipe não tinha mais pulmão suficiente para chegar à área adversária. Antes acuado, o Grêmio passou a chegar perto do gol de Bruno e perdeu três chances - com Hugo aos 28 e Jonas aos 29, além de uma cobrança de falta de Edílson aos 30, na qual um desvio na barreira tornou mais difícil a defesa de Bruno.

Era pouco, pouquíssimo para o Grêmio, mas o time de Silas voltou a ficar na defesa, talvez se guardando para o segundo tempo e com receio de evitar mais gols. E o assistente evitou o segundo gol do Flamengo aos 44 minutos, quando Vágner Love colocou a bola no fundo da rede depois de um cruzamento de Léo Moura. O gol foi anulado pelo árbitro Wilton Freire Sampaio, depois que o bandeirinha deu impedimento (segundo o replay da televisão, marcado incorretamente).

O segundo tempo prometeu uma repetição do início do jogo. O Flamengo voltou a se lançar ao ataque, e o Grêmio seguia fechado na defesa, sem poder ofensivo mesmo com a saída do inoperante William para a entrada de Roberson. Mais uma vez uma jogada iniciou com Petkovic. Mais uma vez Vágner Love perdeu um gol dentro da área - desta vez, um chute que Victor defendeu com a perna. E mais uma vez houve um gol aos seis minutos.

Entretanto, o gol foi gremista. Fábio Rochemback cobrou escanteio e o zagueiro Rodrigo subiu diante da zaga que não saiu do chão para desviar a bola no fundo da rede de Bruno. O filme mudou suas cores. Se no primeiro tempo, era o uniforme rubro-negro presente no campo tricolor, a segunda etapa mostrou o azul, branco e preto se lançando ao ataque, deixando o vermelho e preto restrito ao redor da área.

Rogério Lourenço pôs em campo Diego Maurício no lugar de Vinícius Pacheco aos 14. O cansaço dominava Petkovic, e um jogador mais veloz poderia melhorar o meio-de-campo. No entanto, o técnico achou que a troca fez o time se expor em campo, e só restou a opção de tirar o sérvio da partida. Aos 20, Pet saiu para a entrada de Ramón, um jogador descansado que poderia ajudar na defesa e no ataque. Esta troca teve apenas uma consequência: Rogério ouvir os gritos de "burro" vindos da arquibancada.

O ritmo da partida caiu, enquanto Ramón escorregava todas as vezes que pegava na bola. Numa delas, ele permitiu que Hugo cruzasse a bola na área flamenguista, e Jonas perdeu um gol incrível diante de Bruno. O Grêmio tinha domínio no meio-de-campo, e parecia próximo do gol. Mas a situação mudou através da ordem de Silas: em vez de continuar a pressão, o tricolor gaúcho deveria permanecer na defesa. Os gritos de "acabou, acabou" e "recua" chegaram aos ouvidos dos jogadores. O empate era um resultado satisfatório.

Era a chance de Rogério Lourenço levar o Flamengo à vitória. E o treinador ousou, trocando Álvaro por um atacante. O problema é que o jogador que entrou em campo foi Gil, que há tempos não era relacionado sequer para o banco de reservas do Flamengo, e a cada momento em campo mostrava sua queda de qualidade no passe e na finalização. O rubro-negro chegava à área gremista de maneira atabalhoada, e a bola passava longe do gol com os sucessivos erros de seus atletas (destaque negativo para o lateral-esquerda Juan, que errou tudo o que tentou).

Ao final dos 90 minutos, Flamengo e Grêmio saíram derrotados. Cada um perdeu dois pontos, desgastados pela incapacidade de superar as próprias limitações. Não é à toa que ambos estão no meio da lista de classificação do Campeonato Brasileiro. A sensação que dá é que os times ainda não quiseram estrear na competição.

*****

Em algumas rodadas, O tempo e o placar... fará análises de jogos aos domingos. Mas a segunda-feira também trará análises da rodada do Campeonato Brasileiro, com direito à seções O CHUTAÇO e A FURADA.

Nenhum comentário: