sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cabeça fria




O tempo e o placar... hoje traz dois posts de uma vez só. O primeiro, intitulado Cautela e caldo de peixe, fala sobre as semifinais da Copa do Brasil. E nesta, de número 300, o tema é a vitória do Internacional sobre o Estudiantes, da Argentina, pela Taça Libertadores da América.

Obrigado a todos os leitores que passaram por aqui. E que venha mais bola na rede!


*****

Na primeira partida do Internacional nas quartas-de-final da Taça Libertadores da América, o time colorado entrou em campo precisando driblar muitas coisas. E, como em muitos jogos da competição sul-americana, foi um momento de cabeça fria que fez a diferença. Da cabeça de Sorondo saiu o gol da vitória por 1 a 0 sobre o argentino Estudiantes, que dá ao Inter a vantagem do empate em La Plata.

O primeiro obstáculo a driblar foi a desconfiança da torcida. O Internacional fez um Campeonato Gaúcho instável, com derrotas surpreendentes (como a que teve diante do Novo Hamburgo, que custou a eliminação no primeiro turno), além das classificações nas primeiras fases da Libertadores terem vindo com dificuldade.

A culpa caiu no lado mais corriqueiro: o treinador. Desde os primeiros resultados negativos, Jorge Fossati deixou de "ser" para "estar" técnico do Internacional a cada rodada. Com o decorrer das partidas, ele fez de tudo para ser demitido. Tanto pela vontade de poupar jogadores num Gre-Nal quanto pela falta de um padrão de jogo do Inter.

Aos poucos, o Internacional vem conseguindo mostrar uma forma de atuar, que pode fazer a diferença na Taça Libertadores da América. Driblou também a insegurança de alguns jogadores - em especial a de Walter, jogador que "sumiu" por uma semana mas ao voltar mostrou-se uma bela opção de ataque.

Após tantas coisas que ficaram no meio do caminho, veio o desafio de começar as quartas-de-final da Taça Libertadores da América num duelo contra o campeão da edição anterior. Neste momento, valeu a experiência sul-americana para sair de campo com o triunfo parcial sobre os argentinos do Estudiantes.

O uruguaio Jorge Fossati (no ano passado, responsável pelos títulos da Copa Sul-Americana e da Recopa Sul-Americana da LDU, do Equador) armou sua equipe para pressionar o time de La Plata do primeiro ao último minuto. Mas os requintes de habilidade da parte ofensiva da equipe intercalavam com a força física que passava por todos os setores do campo.

O argentino D'Alessandro buscou vários dribles, jogadas e belas triangulações que passavam por Alecsandro e Walter (mais tarde, por Taison, que substituiu o segundo). Não deu certo. Compatriota de D'Alessandro, o volante Guiñazu tentava de todas as formas impedir as jogadas do atleta mais importante do Estudiantes - o experiente Verón - e conseguia se dar bem contra o adversário.

O tempo passava, e o Estudiantes fazia seu dever de casa de não levar gols no Rio Grande do Sul, no estilo defensivo que levou a equipe ao título do ano anterior. Mas o Internacional não se desesperava em nenhum momento. Partia, em massa, mas nunca se deixava dominar pela ansiedade e pelos chutões sem direção.

E a dois minutos do fim, a redenção veio graças a um compatriota de Jorge Fossati. Andrezinho cobrou falta e o uruguaio Sorondo desviou de cabeça, fazendo 1 a 0 para o Internacional. No apito final, a certeza de que o colorado foi superior em seu jogo mais importante de 2010. A torcida saiu do estádio ciente de que o Inter pode, sim, estar num bom caminho para a temporada.

Nenhum comentário: