segunda-feira, 24 de maio de 2010

Acabando a brincadeira



Três rodadas. Foi o tempo necessário para o Campeonato Brasileiro começar a ter resquícios de seriedade entre todos os 20 clubes. Com a parada para a Copa do Mundo, os jogos decisivos ficaram para julho, e os times começaram a apresentar seus jogadores titulares também na competição.

Eliminados da Taça Libertadores da América, Corínthians e Flamengo encararam de maneira diferente estes passos iniciais. Enquanto os corintianos são os únicos a estar com três vitórias em três jogos, os rubro-negros se contentaram com modestos empates contra reservas de São Paulo e Vitória e, no sufoco, saíram com uma vitória sobre o Prudente ontem.

Também desclassificado da competição sul-americana, o Cruzeiro mostrou nas últimas duas rodadas instabilidade durante os 90 minutos. Após vitória sobre o Internacional na estreia, tanto contra Avaí quanto diante do Guarani, o time começou perdendo por 2 a 0 e chegou ao empate.

Os dois semifinalistas brasileiros na Libertadores fizeram uma prévia do confronto de julho. E no embate do Beira-Rio, o visitante São Paulo venceu o Inter. Com um dado curioso: ex-jogador colorado, o são-paulino Fernandão marcou na partida.

Protagonistas da decisão da Copa do Brasil, Santos e Vitória tendem a seguir caminhos opostos no Campeonato Brasileiro. Os santistas conseguiram sua primeira vitória, sobre o Atlético Goianiense, e o rubro-negro baiano foi derrotado pelo Ceará.

Aos poucos, o Brasileirão vai voltando a ter sua verdadeira força. Mas não há como o torcedor se enganar, pois esta será uma primeira e fugaz parte do torneio. Ainda vão passar pela temporada uma parada para a Copa do Mundo e uma janela para o exterior. A diferença é que esta rodada comprova que acabou a brincadeira, e os 20 clubes que estão aí não são mais mistos ou remendos para cumprir tabela.

*****

O tempo e o placar... apresenta o que houve de melhor e de pior na terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2010:

O CHUTAÇO

O grande chute da rodada veio com as mãos. O goleiro RENAN foi o encarregado de substituir Zé Carlos, expulso na partida anterior do Avaí contra o Cruzeiro. E, aos 19 anos, mostrou maturidade suficiente para fechar o gol e permitir a vitória de seu time sobre o Vasco, por 2 a 0.

A FURADA

O time estava jogando em casa, ganhava por 3 a 0 do Goiás e tinha um jogador a mais do que o adversário. Mesmo assim, CAIO E HERRERA quiseram complicar as coisas para o Botafogo, trocando empurrões e discutindo no gramado do Engenhão. Ambos foram expulsos, e vão prejudicar a equipe alvinegra na próxima rodada.

*****

RESULTADOS - TERCEIRA RODADA


Sábado


Botafogo 3 x 0 Goiás, no Engenhão
Atlético Goianiense 1x2 Santos, no Serra Dourada
Palmeiras 4x2 Grêmio, no Palestra Itália

Domingo


Corínthians 1x0 Fluminense, no Pacaembu
Atlético Mineiro 3x1 Atlético Paranaense, no Mineirão
Internacional 0x2 São Paulo, no Beira-Rio
Ceará 1x0 Vitória, no Castelão
Avaí 2x0 Vasco, no Ressacada
Flamengo 3x1 Prudente, no Maracanã
Guarani 2x2 Cruzeiro, no Brinco de Ouro da Princesa

2 comentários:

Derbson Frota disse...

Vale ressaltar que o Flamengo ainda estava na Libertadores quando empatou com os mistos de São Paulo e Vitória!
Com certeza está acabando a "brincadeira", e todos os times começam a olhar com seriedade o Brasileiro, afinal, num campeonato de pontos corridos, cada jogo é uma decisão!!!

Derbson Frota
Tianguá CE

Vinícius Faustini disse...

Derbson,

sim, o Flamengo ainda estava na Libertadores durante suas duas primeiras rodadas. Mas na partida contra o Vitória da Bahia, escalou sua equipe titular, enquanto os baianos jogaram com sete reservas.

Muito obrigado pela participação!

Abraços,

Vinícius Faustini