sexta-feira, 1 de maio de 2009

A crônica falta de vitórias do Rio



No intervalo entre a primeira e a segunda partida da final do Estadual entre Flamengo e Botafogo, o Rio de Janeiro mostrou incapacidade em superar os adversários de outros estados. Nos jogos de ontem e de anteontem na Copa do Brasil, todas as equipes do Rio ficaram somente no empate diante de seus adversários pelas oitavas-de-final do torneio. Os jogos mostraram que, embora os times tenham feito relativamente boas campanhas no Campeonato Estadual, todos têm ainda delizes que devem ser corrigidos para a disputa do Campeonato Brasileiro.

Dentre as quatro equipes, o Fluminense foi o que encontrou um resultado mais satisfatório. No estádio Serra Dourada, o tricolor arrancou um empate em 2 a 2 com o Goiás, que dá a vantagem de classificação não só com uma vitória simples, mas também se a partida terminar em 0 a 0 ou 1 a 1 no Maracanã. Embora o time estivesse em vantagem no placar em boa parte do jogo, pelas circunstâncias o 2 a 2 foi bom, pois o time de Carlos Alberto Parreira perdeu, por contusão, o meia Marquinho, o atacante Fred e o goleiro Fernando Henrique. Nos últimos minutos em Goiânia, quem se destacou foi o goleiro reserva, Ricardo Berna, com defesas salvadoras que confirmaram a vantagem da equipe das Laranjeiras.

Os demais times atuaram em seus domínios, e tiveram tropeços surpreendentes diante de seus adversários. O resultado mais "previsível" foi o do Americano. "Azarão" do Rio de Janeiro ao eliminar, nos pênaltis, o conterrâneo da capital Botafogo, o time campista não saiu do 0 a 0 com a Ponte Preta, de Campinas. O ataque do Americano não conseguiu colocar a bola no fundo das redes do goleiro Aranha, que fez grandes defesas para garantir a vantagem da "Macaca" na partida em estádio campineiro.



Também foi sem gols o empate do Flamengo diante do Fortaleza, em jogo realizado em Volta Redonda. Mais uma vez, o rubro-negro carioca mostrou falta de eficiência em suas finalizações, em especial através da dupla de ataque formada por Obina e Zé Roberto (este saiu de campo vaiado). Apesar do time ainda ter vantagem de se classificar com uma vitória simples em Fortaleza, o jogo foi decepcionante para os torcedores que estiveram no Raulino de Oliveira à espera de um futebol digno de um candidato a tricampeão estadual do Rio de Janeiro.




Mas a zebra cearense ainda passaria mais uma vez pelo Rio de Janeiro. E no dia seguinte ao empate entre Flamengo e Fortaleza. Em São Januário, o Vasco chegou a abrir o placar aos sete minutos, mas na pior partida do time no ano, saiu de campo com um empate em 1 a 1 contra o Icasa (que em 2009 caiu para a segunda divisão do Campeonato Cearense). Vendo uma equipe sem espírito de luta e somente tocando a bola sem a menor objetividade, a torcida vascaína pela primeira vez hostilizou veementemente os jogadores, em especial os meias Enrico e Léo Lima, ambos jogando de maneira lenta, além da forma sonolenta com a qual o time de Dorival Júnior entrou em campo.

O jogo de ontem mostrou ao técnico que a equipe titular tem cacife para disputar a Série B, mas não tem bons jogadores para substituir os desfalques - no 1 a 1 com o Icasa, estavam de fora os zagueiros Fernando e Leonardo (e Titi saiu machucado aos 24 minutos do primeiro tempo) e os meias Nílton, Jéferson e Carlos Alberto. Na próxima quarta-feira, o Vasco vai a Juazeiro do Norte e precisa fazer gol para tentar a classificação às quartas-de-final. Um empate sem gols faz o time ser eliminado mais uma vez por um adversário de menor expressão na Copa do Brasil - como foi nesta década de 2000, contra o gaúcho XV de Novembro de Campo Bom e o potiguar Baraúnas.

O Rio de Janeiro tem uma semana para tentar resolver seu problema crônico de vitórias na Copa do Brasil. Caso contrário, a série de resultados negativos pode se alastrar na campanha do Campeonato Brasileiro, causando princípio de incêndio em todos os cantos do Rio.

Um comentário:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Vinicius,

Americano não passa pela Ponte, fica no meio do caminho, não conhecendo o outro lado, às quartas de finais!

O Flamengo chega nas Quartas, ou seja, vence o Fortaleza, mas perde para o Internacional.

O Vasco passa pelo Icasa, fora "dicasa" (podre essa!)

O Flu, apesar de ter sido o melhor carioca do primeiro jogo das oitavas, passa pelo Goiás, mas com dificuldades...

Abraços, deste profeta que vos fala...