terça-feira, 12 de maio de 2009

Escambos e protecionismo



Com o Campeonato Brasileiro ainda em seus primeiros passos, o Flamengo encontrou uma forma de se reforçar ao mesmo tempo que busca diminuir sua folha salarial e o problema crônico de jogadores contratados a peso de ouro e que em campo rendem muito abaixo do que o time e sua torcida esperam.

Foi o caso do meia Zé Roberto. Contratado no início do ano para ser o camisa 10 da Gávea, o jogador até começou bem, marcando alguns gols. Mas, no decorrer dos jogos, seguiu com o mesmo estigma dos demais atacantes rubro-negros: vieram pífias partidas, nas quais ele só era notado se o torcedor estivesse com um jornal e quisesse ver quem tinha entrado em campo. Ao que parece, dentre a lista de ataque que o Flamengo tem (os outros nomes são Obina, Josiel e Erick Flores), Zé Roberto será o escolhido para deixar o clube, agora que uma nova - nem tão nova assim com o uniforme vermelho e preto - esperança de gols chegou ao clube: Adriano.

Depois de se destacar na temporada de 2008, Zé Roberto tinha chegado na Gávea com um aval importantíssimo: ele era um dos comandados do técnico Cuca no Botafogo. Como seu primeiro semestre flamenguista não rendeu, ele agora virou moeda de troca da Gávea. Só que as possibilidades de chegada à Gávea encontram as mesmas características: temporadas bem sucedidas com a camisa alvinegra.



Uma das opções veio de terras mineiras. Artilheiro do Estadual de 2008, Wellington Paulista não honrou o investimento depositado nele, e atualmente vem ficando na reserva do Cruzeiro. Numa primeira tentativa, o jogador se esquivou da negociação, afirmando que sua família está bem instalada em Minas Gerais e ele não pensa em mudar de ares tão cedo.



Outro ex-jogador do Botafogo que está na mira do Flamengo parece ter uma negociação mais adiantada. Na página eletrônica GloboEsporte.com, hoje de manhã foi divulgado que o acordo entre o time rubro-negro e o meia Lúcio Flávio está bem próximo de acontecer. Desde que foi contratado pelo Santos, Lúcio não tem feito boas atuações, e o técnico Vágner Mancini confirmou que o jogador deveria procurar outro clube, pois "dentro de campo as coisas não acontecem".

Em 2009, as coisas não aconteceram para os ex-botafoguenses Zé Roberto, Wellington Paulista e Lúcio Flávio. Apesar disto, Cuca ainda investe no futebol deles, e, como fez com o atual camisa 10 rubro-negro, vai procurar dar uma chance flamenguista a outro (ou, quem sabe, outros) atleta que ele confiou no ano anterior.

Próximo de acontecer mais um "escambo" no futebol brasileiro, o Flamengo espera que o técnico Cuca esteja apostando num bom futebol. E que o time não seja um mero encosto de jogadores que outrora estiveram em boa fase, mas hoje defendem clubes somente por afinidade com um treinador.

Um comentário:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Vinícius,

Zé Roberto voltou a ter espaço no Flamengo, são essas coisas que me assustam, estas mudanças repentinas...

Eu penso o seguinte: Jogador sabe que pode ser negociado, então começa a dar migué, até pra não ajudar o clube a trazer um jogador no lugar dele de alto nível e assim jogar contra ele pelo Brasileirão do ano seguinte... Vamos ver se isto confere só ver se ele vai voltar a jogar bem...

"Há braços"