domingo, 3 de maio de 2009

Passe de letra e gol de placa



Dramaturgo que transitava entre a literatura e o gramado, Nelson Rodrigues afirmou que a literatura brasileira ignora o futebol - "e repito: nossos escritores não sabem cobrar um reles lateral". A máxima rodrigueana deixou de ser unanimidade num lançamento literário da semana passada. O escritor Flávio Carneiro reuniu contos sobre o futebol num livro intitulado Passe de letra (pela Editora Rocco) e apresentou um pouco do lirismo em torno deste esporte.

São 167 páginas nas quais entram em campo vários personagens e artistas deste espetáculo consagrado nos gramados do país. Em entrevista para O Globo On Line, Flávio afirmou que suas influências de "literatura esportiva" foram as crônicas de Nelson Rodrigues e João Saldanha, e, graças à vertente de escritor, pôde enxergar os estilos de futebol de craques brasileiros. Desde o lirismo presente nos pés de Garrincha, passando pelo lado cômico de Dadá Maravilha até chegar à literatura épica deste mito chamado Pelé.

Botafoguense de coração, o autor conta um pouco de suas vivências futebolísticas, desde os tempos em que jogava na categoria "dente-de-leite" de equipes de seu estado natal, Goiás (na foto, que está na orelha do livro, ele com 11 anos). A carreira foi abandonada aos 17 anos, quando, em vez de fazer as malas e tentar a sorte como ponta-direita do Guarani de Campinas, Flávio Carneiro entrou no campo da literatura, fazendo a faculdade de Letras no Rio de Janeiro.

O livro traz a bênção de Luís Fernando Veríssimo, que destaca a maneira como a bola rola no livro, trazendo o puro gosto pelo esporte e apresentado do ponto de vista de um jogador, torcedor e observador. Mais um motivo para os apaixonados por futebol e por todo o folclore que o cerca terem a certeza de que Passe de letra é um gol de placa. Boa leitura!

*****

BOLA PRO MATO

No amistoso contra o Santa Cruz, no estádio Arruda, o Vasco encontrou um tipo de adversário que será constante na Série B do Campeonato Brasileiro. Em meio a botinadas do rival, o time venceu o Santa Cruz por 3 a 2 e fez com que Dorival Júnior pudesse observar vários jogadores (caso do goleiro Fernando Prass, que pela primeira vez foi para o gol vascaíno num jogo). A partida mostrou, principalmente, que o time cruzmaltino pode até ter uma boa equipe titular, mas ainda carece de um bom elenco para subir rumo à Primeira Divisão.

*****

À meia-noite, entra no ar em O tempo e o placar... a cobertura da finalíssima entre Flamengo e Botafogo, hoje, às 16h, no Maracanã.

Nenhum comentário: