segunda-feira, 11 de maio de 2009

Brasileirão - ATO 1, Prólogo



O ano do futebol brasileiro definitivamente começou neste fim de semana, com a primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Após os modorrentos campeonatos estaduais e uma Copa do Brasil ainda nas primeiras fases (e sem muitas surpresas para os times tradicionais), o trabalho de 20 equipes do Brasil, enfim, será posto a prova.

Logo na primeira rodada, dois campeões do Sudeste mostraram suas armas. E o campeão mineiro, o Cruzeiro, derrotou o melhor do Rio de Janeiro, o Flamengo, num jogo que comprovou que poder ofensivo fará muita falta do lado rubro-negro. Foram muitos gols perdidos (inclusive um pênalti cobrado por Juan e defendido por Fábio) na derrota por 2 a 0 para os cruzeirenses. O duelo entre melhores de seus respectivos estados também aconteceu entre duas regiões diferentes. E o nordestino Vitória surpreendeu o Atlético Paranaense em plena Arena da Baixada, também ganhando por 2 a 0.

Seguindo o exemplo de Barueri e Avaí, o também recém-chegado à Primeira Divisão, Santo André, arrancou um empate em 1 a 1 com o Botafogo, mostrando que os "caçulas" da Série A podem não ser meros figurantes no Campeonato Brasileiro de 2009. 1 a 1 também foi o placar de Grêmio e Santos no Olímpico, no jogo mais franco desta rodada inicial do torneio mais importante do país (chances de gol para ambos os lados durante os 90 minutos). Numa rodada farta de gols - não houve nenhuma partida que tenha passado em branco - Goiás e Náutico cederam seis deles no empate em 3 a 3 no Serra Dourada. Melhor para os pernambucanos, que chegaram a estar perdendo por 3 a 1.

E se teve muito gol, certamente tinha de acontecer algum gol bonito. Um deles, nos acréscimos de Cruzeiro e Flamengo no Mineirão, quando Ramires recebeu bola na direita e, caprichosamente, passou por seus adversários até fazer o gol que decretava a vitória da Raposa. Nos outros dois jogos, curiosamente, o placar terminou em 1 a 0. No Fluminense e São Paulo disputado no Maracanã, o tricolor carioca logo aos dois minutos mostrou um bom cartão de visitas, com um belo chute de Maurício que bateu no travessão antes de entrar no gol de Bosco. Em São Paulo, o Internacional superou o Corínthians também pela diferença mínima, mas com um golaço que vale por muitos. Nilmar simplesmente passou por seis jogadores corintianos antes de colocar a bola no fundo das redes de Felipe.

Um bom prólogo para o primeiro ato do Campeonato Brasileiro de 2009. Resta saber se as próximas rodadas continuarão com suas emoções a cada jogo e, principalmente, qual equipe chegará bem até agosto, quando há o entreato da maldita "janela" do torneio. E que prossiga o espetáculo!

*****

Com o início do Campeonato Brasileiro, O tempo e o placar... apresentará uma nova seção, na qual aparecerão os dois extremos do futebol brasileiro em suas rodadas. Gols, atitudes de jogadores ou de equipes, estarão neste novo panorama. Naturalmente, todos os leitores fiquem à vontade para comentar o que é escrito aqui, além de trazer outros pontos de vista sobre a rodada do Brasileirão.

O CHUTAÇO

Os belíssimos gols de Nilmar, do Internacional, de Maurício, do Fluminense, e de Ramires, do Cruzeiro. Somente por estas pinturas já valeu a pena ter acompanhado a primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

A FURADA

O treinador Mano Menezes poupar nove titulares para a rodada da Copa do Brasil de quarta-feira. Querer que jogadores importantes sejam poupados já é uma atitude meio duvidosa. Imagine entupir de reservas em uma estreia num campeonato de pontos corridos. São três pontos jogados fora, e que podem fazer diferença em dezembro.

2 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Vinicius,

o Santo André nunca tinha jogado a série A??

O gol do Nilmar, foi fantástico, mas se o autor fosse o Ronaldo, a imprensa teria contado todos os adversários que estavam próximo a bola (8 ou 9) vi isso, num lance dele quadro a quadro, onde contaram zagueiros e laterais que estavam looooonge do lance.

Mano Menezes errou! Mas seu time perder apenas de 1x0 pro melhor time de todos com vários reservas... é um sinal de força corinthiana??

Na última rodada vamos todos fzr contas, time com dois pontos pra chegar na Libertadores, um pra ser campeão, tres pra sair da zona dos degolados... enfim, não acho que todos os jogos de ponto corridos, devem ser considerados como final, mas acho que todo jogo deve ser considerado importantisimo, e nisso o Mengão saiu atrás, perdeu um jogo que estava jogando com um jogador a mais desde o inicio do primeiro tempo. Cruzeiro começou o jogo favorito, perdeu o favoristismo com o penal e a expulsão, mas mesmo assim ganho o jogo, tbm pudera, quem tem Juan, não tem NADA!! eu queria o Obina na lateral esquerda, mas o Juan não...

Como foi seu time no Cartola?

abraços saudosos,

Marcos

Vinícius Faustini disse...

Marcos,

ih, rapaz, e não é que o Santo André já tinha jogado a Série A uma vez? Toda a imprensa estava tratando ele como estreante, mas agora pesquisando, vi que ele disputou a Primeira Divisão em 1984 - e ficou em décimo lugar.

Em relação ao jogo do Corínthians, não sei se é tanta força do Inter, porque acho que o Colorado entrou lá para, pelo menos, garantir o empate. Infelizmente, as equipes ainda possuem a mania de jogar com postura defensiva quando estão fora.

Meu Cartola F.C. deu 21,47. Quem mais valorizou foi o goleiro Renan, do Botafogo, com 5,16, e quem me ferrou foi o Kléber Pereira, do Santos, que caiu 6,92.

E o seu?

Abraços,

Vinícius Faustini