sábado, 23 de maio de 2009

O tamanho do caldeirão



Por mais que o Vasco mantenha suas atenções neste sábado para o terceiro jogo pelo Campeonato Brasileiro da Série B (diante do Atlético Goianiense, em São Januário), as atenções de torcida e jogadores desviaram para as semifinais da Copa do Brasil. Na próxima quarta, o time enfrenta o Corínthians nos primeiros 90 minutos do "mata-mata". Mas o assunto que fica em questão às vésperas desta fase decisiva não vem de dentro de campo. Na verdade, a dúvida é com relação ao tamanho do campo no qual os dois times irão se enfrentar.

Mandante do primeiro jogo, o Vasco vem usando o estádio de São Januário em todos os confrontos contra equipes de fora do Rio de Janeiro (e também as pequenas do estado fluminense). No entanto, para o jogo contra o alvinegro paulista, a direção decidiu que a partida carioca será realizada no Maracanã. O técnico Dorival Júnior e alguns jogadores vascaínos - como o meia Léo Lima - demonstraram preferência por São Januário, que deveria ser elevado a "caldeirão", como diz o grito da torcida. Léo Lima chegou a afirmar que no Maracanã o Vasco passa a jogar em "campo neutro".

De fato, São Januário vem se revelando um reduto no qual a torcida vascaína, jogo a jogo, apoia a equipe, fazendo festas nas arquibancadas - coisa que não seria diferente agora, numa semifinal de Copa do Brasil, na qual o adversário tem em campo o atacante Ronaldo. Só que a escolha do Maracanã como estádio para a primeira partida foi uma vitória do bom senso do presidente Roberto Dinamite.

O Estádio Vasco da Gama não tem uma localização tão boa quanto a do Maracanã, e a entrada e a saída de lá gera alguns tumultos (principalmente em jogos de grande público). Muitas pessoas ficam de fora, coisa que poderia acontecer também com a torcida corintiana, e tanto a Força Jovem quanto a Gaviões da Fiel têm fama de que não levam desaforo para casa. Num eventual incidente de fora do estádio, o Maraca dá margem à saída de torcedores com mais facilidade.

Outra vantagem beneficia a própria torcida do Vasco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, São Januário tem capacidade para 18 mil pessoas, enquanto o Maracanã cabe quatro vezes mais do que isto. Com os torcedores vascaínos comparecendo em massa, o apoio aos jogadores ficaria ainda maior - independente do número da torcida do Corínthians (que é uma das maiores do Brasil) no jogo de quarta-feira.

As estatísticas no estádio também favorecem o time carioca. Além de campeonatos estaduais, três dos quatro títulos brasileiros da equipe aconteceram no Maracanã. É uma tradição que não pode ser deixada de lado somente por causa do interesse em transformar o próprio estádio num "alçapão", feito é a Vila Belmiro do Santos. São Januário tem sua importância na história vascaína, e ele não pode ficar em risco de ter sua tradição manchada por inconsequências da diretoria.

Vasco e Corínthians é um clássico interestadual que merece um palco como o Maracanã. Este que vos escreve não está desmerecendo São Januário, mas a história dos dois clubes, com seus encontros e seus jogadores de ontem e de hoje merecem um "caldeirão" maior para a acomodação de torcedores de ambas as equipes. E, se a torcida cruzmaltina mantiver o panorama atual de presença no estádio, irá apoiar mais uma vez o Vasco, jogue onde ele jogar.

Nenhum comentário: