quinta-feira, 30 de abril de 2009

Palmeiras se classifica superando as pressões no Chile



No Estádio Monumental de Santiago, o Palmeiras superou a pressão da torcida chilena, a perda dos jogadores Pierre e Diego Souza e a expulsão de Marcão e saiu do Chile com uma vitória por 1 a 0 diante do Colo-Colo. Graças ao gol de Cleiton Xavier, aos 42 minutos do segundo o tempo, o alviverde agora está classificado para as oitavas-de-final da Taça Libertadores da América.

Depois de um início hesitante no torneio, na qual não conseguiu vencer nenhum jogo em casa, o Palmeiras chegou ao Chile precisando da vitória diante do Colo-Colo. A intenção do treinador Wanderley Luxemburgo era o time fazer uma boa marcação no primeiro tempo para, na segunda etapa, buscar o resultado positivo.

O primeiro ataque veio do lado alviverde, a um minuto e 16 de partida, em cruzamento de Cleiton Xavier neutralizado pela zaga. O Colo-Colo respondeu através de Barrios, que tentou passar por um marcador e acabou jogando a bola na linha de fundo. Dois minutos depois, em uma cobrança de escanteio a bola sobrou para Carranza e Marcos espalmou para escanteio, mas a arbitragem assinalou impedimento.

Embora a marcação conseguisse segurar o Colo-Colo na intermediária adversária, o Palmeiras não acertava passes para chegar ao ataque. A primeira boa chance do time brasileiro veio aos 13, numa arrancada pela esquerda de Armero que Cleiton Xavier tentou concluir de carrinho, mas a bola foi para fora. Dois minutos depois, o Colo-Colo perdeu seu camisa 10, Torres, contundido. Em seu lugar, o técnico Gualberto Jara colocou o jogador Caroca. Nos primeiros 20 minutos, a partida no Chile apresentava uma sucessão de erros de passes. As poucas tentativas vinham através de lances de bola parada.

O Colo-Colo sentia a ausência de Torres e, aos poucos, dava espaços para o Palmeiras. Aos 23, Maurício Ramos encontrou Keirrison livre na entrada da área. O artilheiro K9 acertou um belo chute, mas continuou com o jejum de gols graças ao travessão. Dois minutos depois, o atacante chegou livre na direita, mas Diego Souza errou na hora de passar e desperdiçou ótimo contra-ataque. Em outra tentativa por este lado, Diego tinha as opções de Keirrison e Armero na área, mas arriscou um chute e pegou fraco na bola, facilitando o corte da defesa.

Aos 28, num erro de Rufio, Keirrison entrou livre na área e deu um bom chute, mas explodiu na trave esquerda de Muñoz a chance do Palmeiras abrir o placar no Monumental de Santiago. Cinco minutos depois, finalmente o Colo-Colo ameaçou o gol de Marcos. Figueroa aproveitou o contra-ataque e, da direita, tocou para Barrios. O atacante do time chileno tentou chutar na esquerda, mas a bola passou rente à trave.

O Palmeiras respondeu aos 36, em lançamento de Wendel que passou por Keirrison e Armera. Em novas tentativas de cobrança de falta, o Colo-Colo esteve perto de abrir o placar. Carranza lançou na área, Figueroa conseguiu desviar, mas Marcos estava atento para fazer a defesa aos 43. Dois minutos depois, uma cobrança de falta de Carranza gerou contra-ataque palmeirense. Pierre lançou Wendel, que na entrada da área tocou para Keirrison. Mas, na hora de concluir, o chute de K9 saiu muito fraco.

O primeiro tempo terminou mesmo em 0 a 0, placar que ainda era desfavorável para as ambições palmeirenses na Taça Libertadores da América. Seguindo sua estratégia, Wanderley Luxemburdo iniciou a etapa final escalando Williams para fazer companhia a Keirrison no ataque. O atacante, que vinha de uma contusão, entrou no lugar de Wendel.

Aos três minutos, o Colo-Colo teve a primeira chance do segundo tempo. Carranza cobrou falta na direita e Danilo precisou cabeçear para escanteio. Precisando da vitória, aos poucos o Palmeiras foi expondo sua defesa. O time chileno aproveitou os buracos no lado esquerdo e teve três chances, aos 10, aos 12 e aos 13 minutos. Nesta última, Pierre errou o corte a um escanteio e a bola sobrou para Barrios. O volante se recuperou a tempo de evitar a conclusão do atacante.

Entretanto, o Palmeiras perderia dois jogadores importantes em poucos minutos. Contundido, Pierre deu lugar a Evandro, aos 14. Após levar cartão amarelo aos 15, o zagueiro Marcão fez nova falta dura em Figueroa e foi expulso dois minutos depois. O Colo-Colo teve nova alteração aos 19: Jara entrou em lugar de Meléndez. A equipe chilena se mantinha fechada, e parecia satisfeita com o empate no Monumental de Santiago.

O recuo chileno proporcionou a chegada de Souza, que deu uma arrancada na direita e tentou cruzar rasteiro, mas a bola parou nas mãos de Muñoz, aos 23. Dois minutos depois, em jogada de bola parada, Keirrison recuperou cruzamento errado de Cleiton Xavier e lançou para o meio da área. Diego Souza tentou uma bicicleta, mas não achou a bola. O Colo-Colo respondeu aos 27, em chute de Millar que passou à esquerda de Marcos.

A 15 minutos do fim, a equipe do Chile tentava cadenciar o jogo, e o Palmeiras não conseguia tomar a bola para tentar o gol no contra-ataque. Aos 31, Carranza buscou jogada na área palmeirense, mas Souza cortou para escanteio. O alviverde paulista passou a pressionar, conseguindo constantes cobranças de falta e de escanteio, nas quais a bola sempre para nos zagueiros do Colo-Colo.

O jogo ganhava contornos mais dramáticos quando o Palmeiras perdia mais um jogador de destaque. Passando muito mal, Diego Souza teve ser substituído por Ortigoza. No minuto seguinte, Ortigoza encontrou Williams livre na entrada da área, mas o chute do atacante esbarrou na ótima defesa de Muñoz. Em seguida, o time do Chile queimou sua última alteração, colocando o zagueiro González no lugar do atacante Carranza.

O Palmeiras continuava desperdiçando chances, como a de Maurício Ramos aos 41, quando através dos pés de Cleiton Xavier conseguiu furar o bloqueio do Colo-Colo. O camisa 10 não se intimidou com a marcação de três jogadores e deu um chute da intermediária. A bola acertou o ângulo de Muñoz, fazendo 1 a 0 para o alviverde aos 42 minutos.

Em adversidade no placar, o Colo-Colo partiu para o ataque desesperadamente, e a equipe paulista se fechava, tentando garantir a vitória. Aos 48 minutos, o árbitro Carlos Torres encerrou a partida, classificando o Palmeiras para as oitavas-de-final da Libertadores.

A festa brasileira agora está completa na próxima fase da Libertadores. O Palmeiras agora fará companhia a Sport, Cruzeiro, São Paulo e Grêmio no grupo de representantes brasileiros que segue na disputa pelo título sul-americano. Mais pressões estão por vir nesta caminhada.

*****

COLO-COLO (CHI) 0x1 PALMEIRAS


Estádio: Monumental de Santiago (no Chile).

Árbitro: Carlos Torres (do Paraguai).

Gol: Cleiton Xavier, aos 42 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Caroca, Figueroa, Millar (Colo-Colo), Marcão, Maurício Ramos e Williams (Palmeiras).

Expulsão: Marcão (Palmeiras).

COLO-COLO - Muñoz, Figueroa, Mena, Riffo e Salcedo; Melendez (Jara), Sanhueza, Millar e Torres (Caroca); Carranza (Gonzalez) e Barrios. Técnico: Gualberto Jara.

PALMEIRAS - Marcos, Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel (Willians), Pierre (Evandro), Souza, Cleiton Xavier, Diego Souza (Ortigoza) e Armero; Keirrison. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi com as calças na mão, mas foi né? Veremos agora na fase do mata-mata se o Palmeiras vai conseguir se segurar, pois, vai ficar bem mais difícil a coisa. Contudo, parabéns ao Verdão, desejo-lhe sorte, com muito respeito.

Um abraço!

Marcos Fontelles de Lima disse...

Vi o Luxa dar entrevista em um belo portunhol, afirmando que o Palmeiras sofreu com duas competições, que ele mesmo tem um estudo sobre isso... Logo, como do paulista eles estão fora, vão com tudo para cima da taça Libertadores. Quero que algum time brasileiro conquiste esta taça, exceto uma equipe que comemora titulo que não conquistou...

Anônimo disse...

Antes de mais nada , quero começar com uito repudio o comentário com o que acabei de ver na Globo.com .
Um conselheiro do Goiás , deu uma declaração que o Tecnico do Fluminense é frio e preguiçoso e que não estuda o adversário . Eu quero saber com que moral esse conselheiro têm para falar do curriculo do Parreira . Ele só pode ser algum debilmental que esqueceu de tomar o seu gardenal para falar tamanha bobagem e sem fundamento mesmo . Ele assinou a classificação do Fluminense para a próxima fase . Vamos avante Tricolor massacrar o Goiás !

Sobre o Palmeiras , é magnífico poder ver um bom futebol . Estava carente de jogadores que dão o máximo que podem para classificar o clube . O Claiton Xavier , teve muita personalidade e atitude e chamar para si a responsabilidade e mandar um lindo chute para o fundo do gol do Colo-Colo , calando o estadio monumental . Foi épico esse momento , são situações que me fazer lembrar poesias do saudoso Nelson Rodrigues , chamado de Sobrenatural de Almeida .

Ali , milhões de torcedores do Palmeiras estavam empurrando aquele bola com toda força para o fundo das redes , estou curioso para saber o que o Sobrenatural de Almeida iria dizer nestas circuntancias . Foi mágico , foi glorioso , foi inesquecivel ...

São momentos como esse , que nos dá mais vontade de prestigiar o futebol , nos faz lembrar grandes jogadores no passado que honravam a camisa do time que defendia , eram 11 guerreiros disputando um espaço para chegar a gloria de marcar um gol e ser carregado por todos os adeptos desse clube e ser lembrado para sempre como um maestro desse grande espetáculo .

Parabens Clayton Xavier , dos seus pés saiu a classificação do Alviverde paulista . Foram dos seus pés que muitos brasileiros comemoraram mais uma vitória dos nossos guerreiros brasileiros

Obrigado Sobrenatural de Almeida , que mesmo estando do outro lado dessa vida , você ainda ilustra a nossa . Mostrando-nos que esse esporte é simplesmente fantástico !

Fernando Quaresma

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Sim ao futebol-arte!
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.