quinta-feira, 21 de maio de 2009

Semifinais democráticas na Copa do Brasil



A probabilidade da semifinal da Copa do Brasil ser formada por maioria carioca foi por água abaixo depois dos 90 minutos das três partidas válidas pelas quartas-de-final de ontem. Somente o Vasco representará o Rio de Janeiro dentre os semifinalistas do "mata-mata" que leva à Libertadores.

Beneficiado pelo excelente placar de 4 a 0 feito no primeiro jogo, em São Januário, o Vasco entrou em campo com a única intenção de evitar que o Vitória fizesse gol na Bahia. A tarefa prometia ser árdua quando, a um minuto de jogo, um chute de longa distância de Neto Baiano passou por baixo dos braços do goleiro Fernando Prass. Mas, três minutos depois, Enrico fez jogada na esquerda e encontrou o atacante Élton no meio da área para empatar a partida - com o gol vascaíno, o time baiano era obrigado a fazer mais cinco gols para conseguir sua vaga.

No jogo do Barradão, o 1 a 1 comprovou que quantidade não é sinônimo de qualidade dentro das quatro linhas. Paulo César Carpegiani escalou nada menos que quatro atacantes (um deles chegou a jogar improvisado na lateral), mas não conseguiu nada além do que expor o time que comandava, além de abdicar de gente do meio-de-campo que pudesse fazer a ligação com o ataque.

Este que vos escreve fez uma análise completa do jogo na página eletrônica Almanaque Virtual. Abaixo, segue o link:

http://almanaquevirtual.uol.com.br/ler.php?id=18880&VASCO+FAZ+O+DEVER+DE+FORA+DE+CASA



Único time do Rio a decidir a vaga na Copa do Brasil em terras cariocas, o Fluminense decepcionou sua torcida ao não passar pelo Corínthians. Em desvantagem após a derrota por 1 a 0 em São Paulo, o tricolor viu sua missão ficar mais difícil quando o zagueiro Chicão cobrou uma falta e a bola passou entre Edcarlos e Fred antes de entrar nas redes de Fernando Henrique. Ainda no primeiro tempo, o Flu confiou na "linha burra" de impedimento e deixou Jorge Henrique fazer um gol com a coxa.

Foi preciso o técnico Carlos Alberto Parreira lançar o atacante Alan na segunda etapa para o Fluminense acordar. Foi ele que diminuiu o placar, ao aproveitar um rebote de chute de Dario Conca. O argentino deu o passe para Thiago Neves empatar a partida. Mas ainda faltavam dois gols para o tricolor conseguir a classificação, e o desespero não permitiu que o placar fosse mudado novamente. Com o 2 a 2, o Corínthians representa o estado de São Paulo no clássico "interestadual" diante do Vasco.



Na outra semifinal, o Flamengo não se intimidou com a pressão colorada no Beira-Rio e por pouco não saiu de Porto Alegre como o outro representante carioca na competição. Mas o time esbarrou em seus próprios erros - o mais clamoroso foi o de Juan, que, ao tentar recuar uma bola, permitiu que Nilmar desse uma arrancada e, da linha de fundo, achasse Taison livre para fazer 1 a 0 para o Internacional. Na segunda etapa, a pressão rubro-negra deu certo e Emerson (que saiu do banco de reservas) conseguiu fazer o 1 a 1 que classificaria a equipe. Mas o técnico Cuca foi castigado por recuar demais o Flamengo. E o castigo veio do banco de reservas. Aos 43 minutos do segundo tempo, o ex-flamenguista Andrezinho cobrou linda falta que entrou no lado direito de Bruno.

O 2 a 1 colocou o Rio Grande do Sul na disputa da Copa do Brasil, para fazer uma semifinal sulista no torneio. Gaúchos enfrentam os paranaenses do Coritiba nas próximas duas semanas.

É a democracia da Copa do Brasil apresentando quatro estados diferentes em busca do título. A única certeza desta disputa é que, ao final, mais uma vez Sudeste e Sul do país colocarão à prova suas hegemonias em território nacional.

Nenhum comentário: