terça-feira, 26 de maio de 2009

O novo trabalho de Luxemburgo




Responsável por formar excelentes times desde o início da década de 1990 (como o Bragantino, campeão paulista de 1990, o Guarani que seria vice-campeão brasileiro de 1991 e o Palmeiras que foi o melhor do Brasil nos anos de 1993 e 1994), o técnico Vanderlei Luxemburgo vem se caracterizando nos últimos anos também por transformar jogadores questionados pela torcida e pela imprensa a nomes de destaque no cenário do futebol brasileiro. Os casos mais recentes foram os do volante Rodrigo Souto e do meia Léo Lima.

Caracterizado por suas limitações em campo (e, em trocadilho com seu nome, apelidado de "Rodrigo Preso") desde seu início no Vasco, Rodrigo Souto veio do Figueirense e se destacou no Santos que foi campeão paulista de 2007. Ele esteve em destaque enquanto Luxemburgo comandava a equipe santista, e estava prestes a ser negociado quando foi flagrado num exame antidoping e pegou dois anos de suspensão.

No ano seguinte, Vanderlei fez outra "recuperação" de um atleta, desta vez no Palmeiras. O alviverde contratou Léo Lima, que vinha de uma péssima fase no Flamengo. O meia não só se recuperou como também se tornou um dos destaques do Campeonato Brasileiro do ano passado.

E neste 2009, Vanderlei Luxemburgo encontrou um novo desafio como treinador. Ontem, o Palmeiras anunciou a contratação do atacante Obina, ex-xodó do Flamengo e que passava por maus bocados este ano na Gávea. São cinco meses (17 partidas) sem fazer gol, além de duas cobranças de pênalti desperdiçadas. A idolatria (que chegava a ser folclórica por parte da torcida) se transformou em vaias e ofensas, como as mostradas no confronto com o Santo André, no domingo.

A aposta em Obina feita pela diretoria palmeirense também é bastante contestada. Para a posição, a equipe já tem o atacante Keirrison, outro que vive um mau momento mas tem um futebol superior. Alguns creem que o ex-flamenguista chegou para suprir o ataque numa possível venda do K9 - afinal, com a "janela" e a sedução do futebol europeu, as revelações estão saindo do Brasil cada vez mais cedo.

Pelo momento que vive, Obina não parece a solução mais indicada para nenhum dos clubes brasileiros - pela qualidade duvidosa e pela má fase que atravessa. No entanto, com Vanderlei Luxemburgo sendo seu "professor", a torcida palmeirense pode esperar uma agradável surpresa nas quatro linhas. A resposta para a nova incógnita e para a nova tentativa de "milagre" de Luxemburgo será dita somente nas próximas partidas do Palmeiras.

Nenhum comentário: