segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mais uma vez... Flamengo



A defesa de Bruno em pênalti cobrado por Leandro Guerreiro fez a história se repetir no Campeonato Estadual. O Flamengo, pela 31ª vez, ganha o troféu de melhor do Rio de Janeiro no ano de 2009 (ultrapassando o Fluminense no título de maior vencedor do estado). Pela quinta vez em sua história, o time conseguiu chegar a um tricampeonato estadual consecutivo. E, repetindo o feito do tri de 1999/2000/2001, conquistou todos os títulos sobre o mesmo adversário (no triênio anterior, o adversário era o Vasco), o Botafogo.

Após o empate em 2 a 2 no tempo normal - mesmo placar do jogo anterior - o Flamengo se sobressaiu nos pênaltis com uma vitória por 4 a 2. O título ficou ainda mais valorizado pela equipe da Gávea pois o time abriu uma vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo. No início do segundo, o time alvinegro teve sua primeira oportunidade na marca de cal - e o pênalti de Victor Simões parou nas mãos de Bruno. Alguns minutos depois, veio o empate alvinegro, dando emoção a um jogo que, depois dos primeiros 45 minutos, prometia ser mera formalidade, tamanha a superioridade psicológica na qual se encontrava o rubro-negro.

Flamengo e Botafogo apresentaram equipes com mudanças em relação ao 2 a 2 do domingo anterior. Enquanto o técnico Cuca reforçou o ataque rubro-negro (inoperante nos últimos jogos) com o jovem Erick Flores entrando em lugar de Zé Roberto, Ney Franco cercou seu time no esquema 3-6-1, congestionando o meio-de-campo e deixando somente Victor Simões no ataque. Era a forma do técnico botafoguense amenizar a ausência ofensiva do meia Maicosuel e do atacante Reinaldo, ambos contundidos.

Com 12 minutos de atraso, a bola rolou no Maracanã para o terceiro ano consecutivo de final de Estadual entre os dois times. Os primeiros lances apresentaram um constante perde e ganha no meio, com poucas chegadas de perigo na área adversária. Só aos três minutos veio uma chance do Botafogo. Victor Simões recebeu bola na entrada da área e cabeceou para Léo Silva. O meia arriscou e chutou bem longe do gol de Bruno. No minuto seguinte, o flamenguista Emerson tentou lançamento para a área botafoguense, mas Juninho conseguiu neutralizar.

A "arapuca" tática de Ney Franco deixou Leandro Guerreiro livre na direita. O zagueiro correu até a intermediária e arriscou, mas Fábio Luciano conseguiu desviar a tempo, aos seis. Três minutos depois, o Botafogo errou na saída de bola e obrigou Alessandro a fazer falta em Juan para impedir a jogada. O time rubro-negro teve duas chances de chutar para o gol, mas em ambas a zaga botafoguense conseguiu neutralizar.

Nos primeiros 15 minutos, a partida permanecia truncada, e os chutes mais próximo do gol foram tentativas do meio da rua do zagueiro Juninho. O primeiro chegou facilmente às mãos de Bruno e o segundo passou à esquerda do gol. Aos 17, o Flamengo teve uma boa tentativa de jogada com Emerson, que encontrou Erick Flores livre do outro lado, mas o garoto não conseguiu alcançar a bola.

Mas dois minutos depois um jogador do Flamengo conseguiria alcançar a bola. E para colocá-la dentro do gol. Juan lançou para a área, Kléberson acertou uma cabeçada indefensável. A bola ia entrando quando Ronaldo Angelim, de carrinho, empurrou para as redes - mas o árbitro deu gol para Kléberson. Flamengo 1 a 0.

Aos 23, Túlio Souza tentou empurrar o Botafogo para o ataque. Ele entrou na área e reclamou de um pênalti, mas o juiz mandou seguir. Com o esquema extremamente defensivo, o alvinegro tinha dificuldades para chegar à área adversária. E quando chegava, Victor Simões precisava se arriscar sozinho, como ocorreu aos 28 minutos. O atacante teve uma boa oportunidade, mas ao tentar passar por Fábio Luciano, o zagueiro levou a melhor.

Aos 30 minutos, o Botafogo conseguiu chegar muito perto do gol. Em cobrança de falta próxima da lateral, Túlio Souza arriscou o ângulo de Bruno, mas a bola acertou o travessão. Dois minutos depois, Leandro Guerreiro chegou livre na esquerda e tentou encobrir o camisa 1 rubro-negro, mas a bola passou por cima da trave.

A 10 minutos do fim, o Flamengo perdeu excelente oportunidade de fazer seu segundo gol. Juan cobrou falta no meio-de-campo. Emerson tentou desviar, mas Renan conseguiu espalmar para fora. Um minuto depois, Léo Silva lançou Túlio Souza para a área, e a zaga conseguiu tirar.

O esquema defensivo de Ney Franco foi definitivamente derrubado graças a uma bola parada. Em cobrança de falta, Juan rolou para Kléberson. O camisa 15 acertou um belíssimo chute que desviou em Alessandro e saiu do alcance de Renan. 2 a 0 Flamengo.

O time botafoguense começou a se lançar no ataque, e teve duas chances - um chute de Victor Simões que passou à direita do gol aos 39 e uma tentativa de gol olímpico de Túlio Souza que raspou a trave a quatro minutos do fim. O alvinegro teve nova chance de bola parada aos 42, em chute de Juninho que Bruno defendeu, e uma tentativa com Thiaguinho no último minuto, na qual ele adiantou muito a bola ao tentar chutar. Péricles Bassols terminou o primeiro tempo sem acréscimos.

Tentando pelo menos levar a decisão para os pênaltis, o técnico Ney Franco trocou o zagueiro Emerson pelo atacante Jean Carioca. Victor Simões não ficaria mais isolado no ataque. Aos 23 segundos, Leandro Guerreiro cruzou para a área e Fábio Luciano conseguiu desviar. Na jogada seguinte, Alessandro recebeu bola na direita e na hora de chutar, Juan desviou com o braço. Pênalti. Victor Simões cobrou e Bruno defendeu, aos dois minutos. Quatro minutos depois, Victor Simões teve uma nova chance. Ao receber bola de Alessandro, o jogador matou no peito, mas na hora de chutar, pegou muito embaixo.

Alessandro quase entregou o terceiro gol rubro-negro. O lateral tentou recuar para Renan, mas deixou o goleiro na fogueira, fazendo com que o camisa 1 tirasse no limite a tentativa de Emerson, aos oito. Um minuto depois, Victor Simões teve boa tentativa na esquerda, mas a bola parou nas mãos de Bruno. Aos 11, Cuca lançou mão do xodó da torcida rubro-negra: Obina entrou em campo no lugar de Erick Flores.

Em rebote de cobrança de falta na área flamenguista, Alessandro arriscou na direita, mas a bola resvalou em Fábio Luciano, aos 12. No lance seguinte, a bola sobrou para Emerson, livre, o que obrigou Renan a ir para a intermediária jogar a bola pela lateral.

O Flamengo mantinha sua superioridade em campo e no placar, até que a sua vantagem se diluiu em dois minutos. Aos 16, Juninho cobrou falta da intermediária e acertou o ângulo de Bruno. 2 a 1 Flamengo. Dois minutos depois, Leandro Guerreiro lançou Túlio Souza, que ganhou na corrida dos zagueiros rubro-negros e tocou na saída de Bruno. 2 a 2, e o Maracanã definitivamente voltou a se incendiar.

Com o placar em igualdade, o Flamengo partiu para o ataque. Aos 22, Juan desceu na esquerda e serviu Ibson. O meia chutou e obrigou Renan a uma grande defesa. No minuto seguinte, Kléberson tentou de fora da área, mas o chute saiu fraco. O time rubro-negro cercava o Botafogo, que ficava cada vez mais fechado em sua defesa.

A 15 minutos do fim, Ney Franco pôs em campo dois jogadores: Gabriel e Rodrigo Dantas, nos lugares de Thiaguinho e Túlio Souza, respectivamente. Aos 32, Emerson buscou jogada na direita, passou por Juninho, mas na hora do passe, Obina não o acompanhou. Dois minutos depois, Emerson conseguiu passar por Leandro Guerreiro e lançou Obina, mas o camisa 18 furou na hora de concluir. O camisa 11 flamenguista saiu de campo aos 35, reclamando de uma contusão. Em seu lugar Cuca mandou para o jogo o atacante Josiel.

Aos 38 minutos, Juan cobrou falta para a área, mas ela foi muito longa e encontrou as mãos do goleiro Renan. A quatro minutos do fim, Kléberson iniciou jogada na direita e cruzou para Josiel, mas novamente o camisa 1 botafoguense conseguiu garantir a defesa.

Assim como no início da partida, o Flamengo tomava as iniciativas de ataque, e o Botafogo se fechava por inteiro na sua área. Aos 44, Ibson recebeu passe de Léo Moura e deu um chute forte e rasteiro, que saiu à esquerda do gol de Renan. No último minuto do tempo regulamentar, Josiel passou por Alessandro e lançou para o meio da área, mas a zaga evitou gol de Obina. No rebote, Kléberson deu um chutaço da intermediária, que parou novamente nos zagueiros.

Aos 46, Juan cobrou falta para a área e Renan espalmou para escanteio. Na cobrança do camisa 6 rubro-negro, Fábio Luciano cometeu a infantilidade de desviar a bola com a mão. Como já tinha recebido cartão amarelo, o zagueiro foi expulso, nesta que pode ser sua última partida como atleta - o jogador anunciou que iria encerrar a carreira após o final do Campeonato Estadual.

Aos 50 minutos, Péricles Bassols terminou a partida e sacramentou que o Campeonato Estadual de 2009 seria decidido nos pênaltis. Kléberson converteu a primeira para o Flamengo. Léo Silva empatou a disputa para o Botafogo. Juan deixou o rubro-negro novamente em vantagem. Juninho cobrou no meio e Bruno defendeu com os pés. Airton bateu na esquerda e deslocou Renan, deixando o Flamengo em grande vantagem. Gabriel diminuiu para o time botafoguense. Léo Moura manteve a distância rubro-negra nas cobranças. Leandro Guerreiro cobrou seu pênalti no canto, à meia altura, e Bruno novamente fez uma defesa.

A história repetiu também a trajetória do título de 2007, quando, após dois empates em 2 a 2, o rubro-negro foi campeão com uma vitória nos pênaltis por 4 a 2. No "tira-teima" entre o estigma de vice ficar para o lado do técnico Cuca ou para o time do Botafogo, o alvinegro carioca ficou com o segundo lugar.

Para designar a falta de sorte do time de General Severiano, o jornalista Stanislaw Ponte Preta criou a frase "tem coisas que só acontecem ao Botafogo". Para a sorte do Flamengo, aconteceram novamente no Maracanã ontem. E com mais um título carioca para a sala de troféus rubro-negra.



*****

FLAMENGO 2 (4) x 2 (2) BOTAFOGO

Estádio: Maracanã (no Rio de Janeiro).

Árbitro: Péricles Bassols (do Rio de Janeiro).

Gols: Ronaldo Angelim, aos 19, e Kléberson, aos 38 minutos do primeiro tempo. Juninho, aos 16 e Túlio Souza aos 18 minutos do segundo tempo.

Nos pênaltis: Kléberson, Juan, Airton e Léo Moura (Flamengo), Léo Silva e Gabriel (Botafogo). Juninho e Leandro Guerreiro, ambos do Botafogo, desperdiçaram suas penalidades máximas.

Cartões amarelos: Emerson, Leandro Guerreiro, Túlio Souza, Victor Simões (Botafogo), Ibson, Airton, Fábio Luciano (Flamengo).

Expulsão: Fábio Luciano (Flamengo).

FLAMENGO - Bruno, Airton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Williams, Ibson, Kléberson e Juan; Erick Flores (Obina) e Émerson (Josiel). Técnico: Cuca.

BOTAFOGO - Renan, Emerson (Jean Carioca), Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Léo Silva, Fahel, Eduardo, Túlio Souza (Rodrigo Dantas) e Thiaguinho (Gabriel); Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

*****

Os demais campeões estaduais pelo país - Cruzeiro em Minas, Corínthians em São Paulo, Atlético Parananese no Paraná e todos os outros, serão tema durante a semana de O tempo e o placar..., com as devidas honras.

3 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Vinicius,

Após uma temporada em concentração, volto ao Blog... e desta vez como PENTATRI!!!

Quero agradecer aos dirigentes do Vasco que escalaram o Jeffersom, e ao azar de Emersom nos seus gols decisivos nas finais... Sem vcs nosso título seria impossível de ser conquistado!!

Vinicius, qual o time mais vice do Rio? Vasco ou Botafogo? deveria ter um jogo entre eles, e quem perdesse seria o legítimo VICE. Ou será que o Vasco tentou inovar e foi o vice do vice este ano?

Brincadeiras a parte, o jogo foi emocionante!! Acho que não tenho mas nada a contribuir sobre o jogo de ontem, qq comentário seria especular sobre o óbvio, como o que passou na cuca do treinador Flamenguista em tirar o Erick Flores e por o Obina? tentar dar a glória pro xodó n final? em final não se brinca meu camarada...

A nota triste, foi o fato de ter levado minha esposa pro Maraca, mas ela não ter tido a chance de ver o jogo. Motivo: a população brasileira não sabe a utilidade das cadeiras... e trocaram os glúteos pelos pés... E assim senhoras, crianças, idosos e pessoas civilizadas pagaram ingresso, mas viram pelo telão... A B S U R D O. Olimpiadas 2016, no Brasil? não obrigado, não temos cultura para isso...

Marcos Fontelles

Vinícius Faustini disse...

Marcos,

curiosamente, o time mais vice do Rio de Janeiro em todos os tempos é o FLAMENGO. Veja a lista dos que mais chegaram em segundo lugar nas classificações do Brasil:

1 - América/RN - 45 vezes

2 - Atlético / MG - 35 vezes

3 - FLAMENGO - 33 vezes

4 - Cruzeiro - 33 vezes

5 - Paysandu - 32 vezes

6 - Remo - 32 vezes

7 - Santa Cruz - 31 vezes

8 - Náutico - 29 vezes

9 - ABC / RN - 27 vezes

10 - Vasco - 27 vezes

Naturalmente, esta pesquisa (publicada na coluna de Joaquim Ferreira dos Santos, em "O Globo") vai até 2008. Bem, agora vamos às demais partes que você citou.

Eu acredito que a intenção do Cuca, realmente, era dar mais uma chance para o Obina. Com a fama que ele tem em fazer gols decisivos, quem sabe ele não repetisse mais uma história para o rubro-negro? Bom, agora foi ótimo para a torcida do Flamengo e para Cuca notarem que o Obina está num momento deplorável em campo.

Já vi alguns jogos na cadeira do Maracanã, de fato, por mais que o estádio recomende que as pessoas fiquem sentadas, todos permanecem de pé. Em especial, alguns ficam de pé sobre as cadeiras. Fica a discussão: será que o Maracanã precisará colocar segurança para ordenar que todos fiquem sentados?

Fica a indagação no ar.

Abraços, e parabéns aos rubro-negros,

Vinícius Faustini

Anônimo disse...

Vinicius ,

vi que o amigo acima citou que pessoas ficavam em pé nas cadeiras 1? São por essas e outras que não vou mais aos jogos , pagar e ser desrespeitado por eses vandalos não dá . Muito obrigado , prefiro ver pelo PFC . Depois querem fazer copa do mundo aqui e olimpiadas ... Meu Deus , vai ser TENSO !

Sobre o Urubu , eles conseguiram passar o meu time em titulos estaduais mas~tenho orgulho de dizer que todos foram conquistados na raça , até usamos a barriga em 1995 para vencermos um estadual . Não precisamos de forças exteriores como a Globo mandando e desmandando no futebol . O flamengo tem 30 titulos como o Fluminense . Esse título de 2009 quem levou foia Globo !