quarta-feira, 13 de maio de 2009

As mãos santas



Sim, quando um time sucumbe nos pênaltis, os comentaristas sempre caem no clichê de que "pênalti é loteria". Mas se o goleiro do time vencedor após a cobrança de penalidades máximas atende pelo nome de Marcos, o placar da disputa vai muito além de sorte do goleiro ou falta de sorte de quem bateu o pênalti. Somam-se à disputa a palavra eficiência e, alguns dizem, até milagre.

Mesmo diante de uma Ilha do Retiro tomada pelo vermelho e preto e em êxtase depois de, a nove minutos do fim, o Sport conseguir o gol que dava sobrevida ao time nas oitavas-de-final da Taça Libertadores da América, as mãos santas de Marcos continuavam firmes na tentativa de não deixar a vaga do Palmeiras escorrer pelos dedos. E a atuação do camisa 12 palmeirense não ficou restrita aos minutos finais da partida, pois a equipe de Recife pressionou do início ao fim, principalmente com seu líder nato, o experiente Paulo Baier. Ex-companheiro de Marcos no Palmeiras entre 2006 e 2007, o meia viu nada menos que três chances pararem em defesas de seu agora adversário.

Mas, apesar da superioridade do rubro-negro, o Palmeiras fez valer o gol "cacheado" de Ortigoza na partida de ida em São Paulo para que o gol de Wilson fosse insuficiente na classificação direta do Sport. O tira-teima entre a sensação da Libertadores e a equipe que passou de fase aos trancos e barrancos merecia ir para a imprevisível disputa de pênaltis, pelo bem do futebol brasileiro.

E o raio caiu mais uma vez no mesmo lugar. Ou melhor, foi lançado mais uma vez, pelo mesmo milagreiro. Na série de cobranças, Marcos defendeu os pênaltis de Luciano Henrique, Fumagalli e Dutra, e o Palmeiras saiu de campo com uma vitória por 3 a 1 no pós-jogo. Uma classificação com todos os méritos, diante de um rival que atuou bem e valorizou ainda mais a conquista da vaga às quartas-de-final.

Conforme declarou o jornalista Lédio Carmona em seu blogue (o link está dentre os favoritos de O tempo e o placar...), "Marcos é uma espécie de santo com poderes de super-herói. Quando ele resolve entrar em cena, a história sempre tem o mesmo fim". A torcida espera que no final dos próximos capítulos, os desfechos sejam felizes para o Palmeiras no caminho da Taça Libertadores da América.

*****

BOLA PRO MATO

Em São Paulo, Ronaldo enfrenta Fred no Corínthians e Fluminense. No Rio, o Flamengo coloca à prova o favoritismo do Internacional neste início de 2009. As quartas-de-final da Copa do Brasil começam bem interessantes nesta quarta-feira.

Nenhum comentário: