domingo, 10 de maio de 2009

O matar ou morrer do Campeonato Brasileiro



Passada a pré-temporada de luxo dos Campeonatos Estaduais, agora começa, de fato, o ano do futebol brasileiro. Esta é a rodada de estreia do Campeonato Brasileiro, no qual 20 clubes se enfrentarão em 38 rodadas para, ao final, o país conhecer qual o grande vencedor do ano.

A princípio, são 19 times contra o São Paulo - afinal, o tricolor paulista vem de um fantástico tricampeonato consecutivo, que o tornou o maior vencedor do Brasileirão (desde que passou a ser jogado na fórmula como se mantém até os dias de hoje) - e os demais clubes não vão querer que ele se distancie ainda mais. Mas a tentativa de parar a hegemonia são-paulina é apenas um dos grandes ingredientes que o torneio promete.

O país voltará a ver jogadores consagrados em gramados europeus atuando em terras brasileiras - Ronaldo, no Corínthians, Fred, no Fluminense, e Adriano, no Flamengo. As equipes que tiveram bons inícios de ano nas competições estaduais terão suas provas de fogo, para comprovarem ao Brasil que não são somente equipes regionais - casos de Internacional e Cruzeiro, elevados ao posto de melhores times do início de 2009. Este ano também será uma temporada de desafios para o Corínthians: um ano depois de conseguir, em campo, a volta para a Série A, o alvinegro tem de mostrar que seu renascimento foi o suficiente para continuar figurando entre os 20 melhores do Brasil.

E dentre os que têm o direito de disputar a Primeira Divisão, o ano de 2009 apresenta novidades. Os paulistas Santo André e Barueri e o catarinense Avaí pela primeira vez fazem parte do seleto grupo intitulado "elite do futebol brasileiro". Os dois últimos estrearam ontem, e ambos com empates (o Barueri empatou em 1 a 1 com o Sport, em Pernambuco, e o Avaí, em Santa Catarina, chegou a estar vencendo o Atlético Mineiro por 2 a 0, mas ao final permitiu o 2 a 2 entre os dois times). Nesta temporada, eles enfrentarão o desafio de mostrar que a ascensão futebolística não foi mero acaso ou um lampejo de bom futebol.

Após discussões de fora de campo, o Campeonato Brasileiro se manteve no formato de dois turnos e disputa por pontos corridos. Além da briga pelo título, permanecem as brigas paralelas - quatro primeiros na Taça Libertadores da América, do quinto ao décimo-segundo se classificam para a Copa Sul-Americana, e os quatro últimos perdem o direito a, no ano seguinte, estar na Primeira Divisão. Atrativos um tanto quanto curiosos, aos quais o Brasil se acostumou nos últimos anos, quando se decidiu que o calendário iria abolir o sistema de "mata-mata".

Entretanto, o "mata-mata" continua. Com os 20 times sabendo que cada rodada do extenso Campeonato Brasileiro é um passo a mais para matar ou morrer, no caminho para a glória de ser o melhor do Brasil em 2009.

*****

BOLA PRO MATO

Diante de uma torcida em festa digna de final de campeonato, o Vasco estreou no Campeonato Brasileiro da Série B com uma vitória por 1 a 0 sobre o Brasiliense, em São Januário. A torcida vascaína terá se acostumar a resultados magros como o de ontem. Além da Segunda Divisão estar cada vez mais nivelada (provavelmente por baixo), a equipe vascaína demonstrou que está em campo com um time competitivo, deixando de lado o espetáculo do futebol e priorizando a conquista de três pontos a cada rodada.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Vinicius ,

O Fluminense mais uma vez mostrou que é fã de vencer o São Paulo . Só espero que os torcedores não vejam isso como um "Rumo ao título" , pois na minha concepção de um entendedor de futebol e torcedor do tricolor das laranjeiras , sei muito bem que o time precisa de organização . Precisa apagar aquela imagem ruim deixada no campeonato estadual e dedicar-se não só no campeonato como na copa do brasil tambem .

Falando um pouco em "Re-Patriar" jogador , isso é uma bela jogada de marketing dos cartolas nacionais . O futebol brasileiro , está por baixo . Os times , falidos . As torcidas desacreditadas e até uma seleção que era para nos dar uma alegria , nem o grande "Palhaço" que é o Dunga consegue mais movimentar essa paixão . Até porque segundo o próprio "consagrado" Dunga , para entrar em seu time precisa de curiculum . Não sabia que você tinha que estar em um grande clube para ser convocado . Pensei que os melhores eram convocados . Independente se for do Vasco , do Fluminense ou de times modéstios como Mogi Mirim , Avaí e Flamengo .

Mas esse não é o caso , o que eu penso mesmo foi o qu eu disse antes . Estão re-patriando para girar dinheiro por aqui , e claro levar de volta o jogador que saiu da Europa ruim e deixa-lo novinho . E um pensamento assim : Você vai em um ferro-velho na Europa e me compra uma BMW de 1977 toda arrebentada , que nada funciona , que aonde passa dá trabalho . Traz ao Brasil , coloca um motor novo , rodas novas , tudo novo . O carro volta e voa como um falcão caçando a sua presa . Daí , essa BMW bixada e acabada , volta para a Europa como se nada tivesse acontecido . E para piorar essas "BMW" da vida voltam OBESOS . Mire-se no Ronaldo e agora no decadente Adriano ...

Daqui a pouco vai ter time re-patriando Liedson , Ewerton , Jô ... ARGH ....

Só para finalizar o meu texto pouquissimo polêmico , sóq ueria dizer que o menino Mauricio fez um belo gol contra o são Paulo mas manda ele ir até o vestiario e trocara cueca que pelo amor de deus , ele nunca mais faz um gol assim .

Forte abraço Vinny

Marcos Fontelles de Lima disse...

O Flamengo não pode ser visto como time modesto... É o maior time do Rio de Janeiro, o único que nunca jogou a série B, ou a série C. É o que mais tem títulos nacionais e mundial. É um time que tem passado excelente, presente bom e um prognóstico favorável.

ronaldo estava obeso, até pq com os joelhos machucados, não poderia treinar... Adriano, me parece, que mais do que problema de peso ou qq outra anomalia fisica, seu maior problema será a cabeça, e espero que ele melhore.

Adriano pode até ir mal dentro das quatro linhas, mas espero que ele não decepcione fora delas...

Espero tbm que todos os times do RJ, tenham bom desempenho, tanto nas séries A, como nas B, C e D.

"Há braços"

Marcos

Anônimo disse...

Têm razão , o flamengo não pode ser comparado a um time modesto ... Até porque para ser modesto ele precisará melhorar e muito .

E títulos meu amigo se conquista nas quatro linhas , não com ajuda de emissora de TV ou até mesmo se recusam a jogar com o SPort uma final , ou até mesmo um time inglês que se recusa a jogar com o flamengo na final do mundial , pegou um Liverpool que nem estavam esperando jogar contra o Urubu .

Flamenguista adora abrir a boca e falar de titulos mas com apito amigo é mais fácil .

Há braços tambem

Marcos Fontelles de Lima disse...

Boa Noite Vinicius, Boa Noite Fernando.

O Flameng precisa melhorar muito para ser considerado modesto... Logo percebo que vc é São Paulino, e por isso mesmo reconheço que o São Paulo é o único clube acima do Mengão em relação a titulos...

Mas se vc torce para outro time, aí fica complicado dialogar sobre titulos...

o mundo do futebol, realmente é podre! vários times, em várias maracutaias... Mas dizer que o Livrpool poderia dar combate ao time do Galinho... hahaha vc é um brincalhão!!

Concordo que era o Mengão deveria ter jogado e goleado o Sport em 1987, até pq nós tínhamos um time excelente (Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo, Andrade, Aílton, ZICO, Zinho, Renato Gaúcho e Bebeto)comandados pelo técnico Carlinhos. Mas se o Márcio Braga decidiu não jogar paciencia... só tenho a lamentar!!

Há braços

Anônimo disse...

Boa Noite a todos ,

Flamenguista calado é um poeta ... hehehhehehehehehehehehhehehe

Não sou são Paulino , sou Fluminense e posso ter propriedade para discutir sim pois tenho orgulho de dizer que meu time JAMAIS ganhou qualquer título no tapetão como vocês . E não foi o Liverpool que se recusou a jogar contra o Flamengo , foi o Manchester United e na época reconheço que o Liverpool estava um LIXO e jogaram contra o flamengo que já vinha embalado .

E outra , pelo menos nós da torcida do Flu , não inventamos torcidas escrotas como Fla Madri , Fla Manchester , Fla Boca ... Aff cara , a torcida têm que ser criativa , quer torcer contra é válido . Agora colocar Fla Manchester é bisonho ... VÁ ME DECULPAR .

Pelos menos a minha torcida têm criatividade e não inventa torcidas ridiculas , apenas torcem contra

E parabens pelo 31º titulo que a Rede Globo quis dar a vocês ... TRISTE o futebol carioca

Abraços

Marcos Fontelles de Lima disse...

Fernando,

Sobre a torcida, nada a falar... Eu não sou torcedor da torcida... Até acho bonito o que todas fazem nos estádios, assim como acho horrível o que todas tbm fazem (brigas).

Sobre ser tricolor carioca, só acho estranho vc falar de tapetão... Não lembro direito como foi que o Fluminense saiu das 2º ou 3º divisões do campeonato brasileiro...

Normalmente é assim, muito brada quem tem teto de vidro...

Espero que o Flu não caia mais, mas se for pra cair que se levante sozinho!

Espero que o vasco suba, o mais depressa possível, e por conta própria, como o corinthians.

Espero que Botafogo não caia novamente) e estou confiante que o Flamengo deve brigar por uma vaga à Libertadores.

Uma pena a Globo, nunca mais ter nos dado um titulo nacional, o último foi em 1992... ironico não?!?!

Grande abraço!