segunda-feira, 1 de junho de 2009

A rodada do desencanto



A quarta rodada do Campeonato Brasileiro deveria ter seus holofotes exclusivos para a reestreia de Adriano. Afinal, depois de nove anos longe da Gávea, o atacante voltava a vestir a camisa do clube no qual começou a carreira (e também seu time de coração, como já gritou aos quatro ventos). No Maracanã em festa, o "Imperador" estreou sua nova fase em gramados brasileiros com um gol marcado na vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Atlético Paranaense.

A partida do rubro-negro carioca mostrou como provavelmente será a postura do time nos próximos jogos da temporada. Os jogadores ficarão em função de Adriano, e sempre darão um jeito de buscar o faro de gol do atacante. São "as regalias do Imperador", como apontou a crônica deste que vos escreve, publicada hoje na seção de esportes do Almanaque Virtual. Segue o link:

http://almanaquevirtual.uol.com.br/ler.php?id=19099&AS+REGALIAS+DO+IMPERADOR



Mas, além de Adriano, outros atletas "desencantaram", voltando a balançar as redes depois de algum tempo. O palco dos Aflitos foi o cenário do reencontro do artilheiro Fred com os gols. Alçado a grande reforço do futebol brasileiro (ao lado de Ronaldo, no Corínthians, e recentemente do "Imperador"), há algum tempo ele padecia do jejum de gols com a camisa do Fluminense. Até o primeiro tempo da partida, quando, em uma linda jogada, balançou as redes do Náutico no empate em 1 a 1. O alvirrubro de Recife continua entre os primeiros, ostentando a quarta posição.



Só que o jejum de gols mais esperado da rodada veio da Arena de Barueri. Cinco meses depois de balançar as redes pela última vez (ainda com a camisa do Flamengo), Obina se reencontrou com o gol em seu novo time - o Palmeiras. Ele marcou um dos gols do alviverde paulista, em seu segundo jogo com a camisa do clube. Não foi necessário muito tempo para que Vanderlei Luxemburgo conseguisse apresentar o primeiro milagre com Obina. Agora vem a tarefa mais árdua: dar ao jogador uma sequência boa de jogos e de gols. Infelizmente, o gol do jogador não foi suficiente para levar o Palmeiras à vitória: Keirrison fez o segundo da equipe, mas o modesto Barueri conseguiu chegar ao empate por 2 a 2.



E o desencanto não ficou restrito aos atacantes. A rodada de ontem no Campeonato Brasileiro fez um time encontrar novamente o caminho das vitórias. O São Paulo venceu pela primeira vez no campeonato, e uma vitória maiúscula, por 3 a 0, sobre o Cruzeiro, numa prévia do que será o segundo jogo das quartas-de-final da Taça Libertadores da América.

Na parte de baixo da tabela, Botafogo e Sport viram com ar de desencantamento o empate em 2 a 2 no Engenhão sábado - e o sabor ficou ainda mais amargo para os pernambucanos, que chegaram a abrir dois gols de vantagem no jogo. O Coritiba também não conseguiu se livrar da "maldição" dos paranaenses, e permaneceu em último lugar com a derrota por 3 a 1 para o Goiás (o "Coxa" e o "Furacão" do Paraná são, respectivamente, o último e o penúltimo do Campeonato Brasileiro). O Atlético Mineiro viu o sonho de chegar ao segundo lugar esbarrar em suas limitações, ao empatar em 0 a 0 com o Santo André em pleno Mineirão.

A segunda posição está com o Vitória, da Bahia, que no finzinho conseguiu derrotar o Grêmio. Mas, por sua aparente falta de tradição em campeonatos nacionais, o time baiano segue o mesmo parâmetro do Náutico: é visto como "cavalo paraguaio", e pode não ter fôlego para manter a boa colocação num Campeonato Brasileiro tão extenso.

Os semifinalistas da Copa do Brasil entraram em campo com seus reservas e tiveram resultados diferentes. O Corínthians perdeu por 3 a 1 seu primeiro clássico paulista no torneio, justamente para o Santos (adversário que ele derrubou na final do Campeonato Paulista). Os santistas estão em terceiro lugar na classificação. Enquanto isto, o colorado mostrou mais uma vez a força de sua equipe. Nem mesmo o fato de estar com apenas dois titulares em campo impediu que o Internacional saísse com uma vitória por 2 a 1 sobre o catarinense Avaí.

O Inter continua mostrando seu encanto aos torcedores brasileiros, e os colorados esperam que em nenhum momento o "encanto" se quebre. Afinal, os jogadores sabem que a magia do futebol brasileiro tem como característica aparecer nos gramados em todos os sentidos do dicionário.

*****

O tempo e o placar... apresenta o melhor e o pior desta quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

Desta vez, o "chutaço" foi literalmente um chutaço. O belíssimo gol de Leandro Domingues, que fez o Vitória derrotar o Grêmio por 1 a 0 no Barradão. Depois de um primeiro semestre hesitante no Fluminense, o lateral parece estar rechaçando a má fase de uma vez.

A FURADA

Inadmissível que um jogador cometa duas infantilidades no mesmo lance, como fez Maicon na partida entre Fluminense e Náutico. Além de não dominar uma bola fácil, o jogador se viu obrigado a cometer um pênalti (bobo) em Ânderson Lessa. E os três pontos preciosos para o tricolor das Laranjeiras - que vencia o Náutico por 1 a 0 nos Aflitos - escaparam aos 50 minutos do segundo tempo, em pênalti cobrado por Gilmar. A semana anterior já tinha sido ruim para o clube, e os reflexos parecem ter sido sentidos no gramado neste início de semana.

*****

Com o texto de hoje, O tempo e o placar... chega a seu post de número 100. Este que vos escreve agradece a todos os que apoiaram, leram, comentaram e ajudaram a fazer um modesto panorama do futebol brasileiro nestes primeiros meses de 2009. Muito obrigado, e parabéns a todos nós!

Nenhum comentário: