terça-feira, 30 de junho de 2009

Rodada de vitoriosos



A oitava rodada do Campeonato Brasileiro chamou atenção pela presença de vitoriosos em suas partidas. Dos dez jogos do fim de semana, somente dois terminaram empatados - e justamente os clássicos estaduais Palmeiras e Santos (1 a 1) e Flamengo e Fluminense (0 a 0).

O grande vitorioso da rodada foi o Barueri, que dentro da Arena Barueri se revelou o carrasco dos clubes mineiros, ao vencer o líder Atlético Mineiro por 4 a 2. Além da perda da invencibilidade, o alvinegro de Minas viu sua liderança ameaçada novamente pelo Internacional, que, mesmo com os reservas, passou com facilidade pelo Coritiba no Beira-Rio, com um 3 a 0 construído com três gols de Bolaños.



O terceiro lugar está com o Vitória, que, na Bahia, passou com facilidade pelo Santo André, por 4 a 1. Das equipes que iniciaram o torneio nas primeiras colocações do campeonato, o único que não manteve sua regularidade foi o Náutico - que, com a derrota para o São Paulo por 2 a 0 no Morumbi (na estreia de Ricardo Gomes), adentrou na zona de rebaixamento.



A briga pelas últimas colocações também continua acirradíssima. Ao lado de Náutico e Coritiba, o Avaí prossegue na degola, após perder por 1 a 0 para os reservas do Cruzeiro no Mineirão. Em situação mais delicada ainda está o Botafogo. Além de ser o último colocado, o alvinegro carioca não vê a menor perspectiva de melhora - como mostrou o jogo de sábado, no Engenhão, no qual levou 4 a 1 do Goiás. A situação ficou ainda pior pela falta de possibilidades de contratações: o time tentou acertar com os atacantes Otacílio Neto, Josiel, Zé Roberto, Marquinhos e Bill, mas todos eles esbarraram no acordo salarial.

O Atlético Parananese saiu momentaneamente das últimas posições aproveitando-se do fato do Corínthians estar com seu time reserva na Arena da Baixada (poupado para a finalíssima contra o Internacional, na quarta-feira) - a vitória suada veio com um belo gol de falta de Paulo Baier. Tentando juntar os cacos após a eliminação da Taça Libertadores da América, o Sport conseguiu um bom resultado ao ganhar do Grêmio na Ilha do Retiro, pelo placar de 3 a 1. O tricolor gaúcho até teve bons momentos na partida, só que seu time misto (poupado para o segundo jogo pelas semifinais da Taça Libertadores da América, diante do Cruzeiro) seguiu os passos da equipe titular, e os dois gols incríveis perdidos por Jonas evitaram que a equipe pudesse ficar mais perto dos primeiros lugares.

Assim como o Leão pernambucano, o Palmeiras é outro time a sentir sequelas da Libertadores. Depois do impasse da provável saída de Keirrison para o futebol espanhol, o time perdeu seu técnico Vanderlei Luxemburgo dias antes do clássico paulista contra o Santos. Dirigido pelo interino Jorginho, o time chegou a abrir o placar com Obina, mas perdeu os três pontos aos 36 minutos do segundo tempo, com um gol de Róbson.



No Maracanã, o único espetáculo veio na preliminar. O jornal Lance! realizou uma partida entre a "Máquina Tricolor" de 1975 e o Flamengo campeão mundial de 1981 para as pessoas que chegaram cedo ao estádio. Luizinho, Nunes e Júnior fizeram os gols da vitória rubro-negra, e Duílio abriu o placar para o tricolor das Laranjeiras. Já a partida principal apresentou um jogo de péssimo nível técnico, e o esperadíssimo duelo entre o flamenguista Adriano e o tricolor Fred não aconteceu. O placar em 0 a 0 foi justo tanto pelo nivelamento dos dois times quanto pelo domínio do Fluminense no primeiro tempo e pelo Flamengo na etapa final. Só que o resultado acabou sendo negativo para ambos, que perderam posições na classificação. O meia Thiago Neves fez em sua última partida nesta segunda passagem pelo tricolor o mesmo que nos cincos meses de 2009: nada.

Para conseguirem aspirar glórias no Campeonato Brasileiro, os times que não conseguiram três pontos na rodada precisam tomar cuidado nos próximos jogos. Caso contrário, a ansiedade pelas vitórias pode ficar ainda maior e, no campo, ver refletidas as consequências de suas derrotas no início da competição.

*****

O tempo e o placar... apresenta o que aconteceu de melhor e de pior na oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

Nenhum cronista esportivo imaginaria que em algum momento do Brasileirão o Barueri poderia figurar entre os primeiros do torneio. Após surpreender o time reserva do Cruzeiro em Minas na rodada anterior, o time do interior paulista não temeu o favoritismo do líder Atlético e novamente fez 4 a 2 num clube mineiro. Mesmo com a possibilidade do bom momento ser fugaz, estes resultados podem evitar que nas rodadas finais a equipe brigue para não cair.

A FURADA

Goleada sofrida no Engenhão para o Goiás, segundo jogo consecutivo com a defesa levando quatro gols em 90 minutos. O Botafogo parece seguir o mesmo lamentável caminho de 2002 - ainda mais com a falta de perspectiva na situação financeira do clube carioca. Se o campeonato acabasse hoje, no ano que vem o alvinegro faria um clássico regional com o Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: