terça-feira, 9 de junho de 2009

Os caminhos da experiência



A expulsão de Luís Fabiano contra o Uruguai acabou levantando uma dúvida na escalação da Seleção Brasileira para o jogo de amanhã. O técnico Dunga faz mistério para decidir quem será o companheiro de Robinho no ataque - Nilmar ou Alexandre Pato. Mas o critério de desempate pode vir da experiência. Resta saber qual tipo de experiente Dunga valorizará dentre seus titulares no jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra o Paraguai.

Nilmar é o mais velho dos dois - em julho fará 25 anos - e já vestiu a camisa de três clubes. O atacante despontou no Internacional e logo foi contratado pelo Lyon, da França. No entanto, teve uma fraca passagem no clube francês e acabou retornando ao Brasil para defender o Corínthians, onde foi campeão brasileiro em 2005. No ano seguinte, uma contusão no joelho e um atrito com a diretoria corintiana o afastaram do clube.

O retorno ao Inter em 2007 fez com que o atacante voltasse a ter não só boas atuações como também voltasse a encontrar o caminho dos gols. Um destes caminhos, feito de maneira fantástica na vitória do colorado contra seu ex-clube em jogo pelo Campeonato Brasileiro de 2009, foi o fator decisivo para que Dunga o convocasse - numa rara convocação na qual o treinador priorizou quem estava vivendo um bom momento em gramados brasileiros.

Alexandre Pato também começou no Internacional e ajudou a equipe gaúcha a chegar à sua segunda Taça Libertadores da América e ao primeiro título do Mundial de Clubes em 2006. No ano seguinte, já estava vendido ao Milan, onde conseguiu ser vice-artilheiro da temporada 2007/2008, mesmo com o esquema retranqueiro do ex-técnico da equipe italiana, Carlo Ancelotti.

Apesar de ter somente 20 anos, Pato tem maior carisma da torcida e já foi convocado muitas vezes por Dunga. Neste caso, a "experiência relativa" (de, mesmo com pouca idade, já ter vestido a camisa da Seleção Brasileira e fazer parte do plantel de Dunga) faria com que ele estivesse em vantagem na briga pela titularidade no Brasil.

Com possibilidades de experiência diferentes em seus atacantes, o técnico Dunga agora quer experimentar mais uma vitória para o Brasil no torneio - ainda mais porque um resultado positivo no Recife praticamente selará a ida da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A torcida brasileira tem até amanhã à noite para descobrir qual será o caminho da experiência que Dunga priorizará no jogo contra o Paraguai.

Nenhum comentário: