quarta-feira, 17 de junho de 2009

Opções na cabeça





O atrito gerado na Gávea pela briga entre Adriano e Cuca é uma coisa comum no atual futebol brasileiro. Mas o número de pessoas que podem ser afetadas com o desfecho da situação do Flamengo é maior e mais inusitada do que numa habitual troca de técnicos.

Depois da goleada por 5 a 0 sofrida para o Coritiba no domingo, na capital paranaense, o vice de futebol Kléber Leite afirmou que Cuca prosseguirá no comando. No entanto, o presidente em exercício rubro-negro Delair Dumbrosck disse ontem em telefonema à reportagem do GloboEsporte.com que queria substituir o atual treinador do Flamengo. O primeiro nome cogitado foi o de Geninho (demitido recentemente do Atlético Paranaense), e a segunda opção seria Sérgio Guedes, atual treinador do Santo André.

Só que a equipe rubro-negra está com os olhos voltados também para a África do Sul. Mas não está meramente para assistir à disputa entre seleções na Copa das Confederações. É que a seleção do país-sede do torneio (e da próxima Copa do Mundo) é treinada por Joel Santana, que no ano passado saiu daqui do time carioca coroado. Ele dirigiu a equipe na "arrancada" da zona de rebaixamento até o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2007 e deu o título do Campeonato Estadual de 2008.

Joel saiu do Flamengo por causa da proposta sul-africana, mas agora não vem trazendo bons resultados para a seleção de lá. Tanto que, após o empate em 0 a 0 da África do Sul com o Iraque na estreia da Copa das Confederações, o principal jornal sul-africano (The Star) expôs a seguinte manchete: “Cabeças vão rolar se a África do Sul não chegar às semifinais”.

A possibilidade de queda pode não ser tão desastrosa diante dos maus sinais no comando rubro-negro. Como declarou Lédio Carmona em seu blogue, os dois caminhos podem se cruzar e "Johannesburgo e Gávea, tudo a ver".

Resta saber se, depois de conseguir armar um bom time para o Campeonato Estadual (a ponto de ser declarado como um dos favoritos para o Campeonato Brasileiro), o Flamengo conseguirá encontrar algum treinador que tenha tudo a ver com esta equipe. Pelo jeito, cabeças não faltam.

*****

BOLA PRO MATO

19h30, Nacional (do Uruguai) e Palmeiras na Taça Libertadores da América. 21h50, Grêmio e Caracas também na Libertadores e Corínthians e Internacional na final da Copa do Brasil. Bem, até que os horários estranhos de quarta-feira trouxeram boas opções de futebol para o público brasileiro nestes momentos decisivos para as equipes daqui...

Nenhum comentário: