segunda-feira, 15 de junho de 2009

Passos da redenção



O Campeonato Brasileiro mesclou repetições e novidades nesta sexta rodada. De novo, mudanças consideráveis nas classificações e nos resultados. Mas o torneio ainda esbarra em pensamentos que podem atrapalhar os clubes num campeonato de pontos corridos: a insistência em colocar times reservas. Este foi o principal motivo de um dos finalistas da Copa do Brasil, o Internacional, ter sua liderança colocada a prova pela primeira vez. O empate sem gols diante do Vitória no Beira-Rio não só fez escapar dois pontos em território gaúcho, como alavancou o Atlético Mineiro ao primeiro lugar. O time de Minas venceu o Náutico por 3 a 0, em mais uma grande partida da dupla Éder Luís e Diego Tardelli no Mineirão.

O Corínthians, adversário do Inter na quarta-feira, precisou de mais uma grande atuação do goleiro Felipe para se livrar do Goiás. Nem mesmo os "reforços" de titulares como Cristian, Dentinho e Ronaldo foram suficientes para eles tentarem um resultado melhor do que o empate em 0 a 0.



Desta vez poupando time para a Taça Libertadores da América, o time misto do Cruzeiro saiu de campo com uma derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, em um jogo marcado por um erro de arbitragem. No gol de empate palmeirense, a cabeçada de Marcão bateu na trave e quicou em cima da linha, mas o árbitro gaúcho Leandro Vuaden enxergou que a bola tinha entrado. Pela segunda vez, o alviverde paulista foi favorecido no Palestra Itália neste Campeonato Brasileiro - na partida contra o Vitória, os baianos tiveram um gol legítimo quando o goleiro Marcos tirou uma bola de dentro do gol. Não chega a ser favorecimento proposital, mas traz algo ainda pior neste torneio: mais um erro primário de arbitragem. Em campo, o Palmeiras trouxe uma volta fundamental para o bom futebol nacional: o artilheiro Keirrison parece estar voltando aos bons momentos, como nos dois gols marcados ontem.

O adversário cruzeirense na quinta, o São Paulo, é que ainda padece neste início de Campeonato Brasileiro. Pela quarta vez em seis jogos, o tricolor paulista não conseguiu mais do que um empate - desta vez, um 1 a 1 diante do modesto Santo André, em pleno Morumbi. Também empatado ficou o Fluminense e Grêmio no Maracanã. Apesar da perda de dois pontos, o resultado de 0 a 0 foi um alívio para os cariocas, pelos buracos deixados na zaga do time das Laranjeiras (em falhas principalmente de Edcarlos) e por Diguinho, que entrou em campo no decorrer da partida, conseguir responder no campo à perseguição covarde que sofreu dos baderneiros tricolores.

Mas a sexta rodada do Campeonato Brasileiro ficou marcada pela "primeira vez" de praticamente todos os times que estavam na parte de baixo da tabela. Dos seis times que ainda não tinham vencido em 2009, somente o Avaí não ganhou nesta rodada - perdeu por 3 a 1 para o Barueri, que chegou à sua primeira vitória na história da Série A do Brasileirão.

O Botafogo penou com a ausência de pontaria de sua equipe, mas, enfim, conseguiu fazer com que a bola entrasse no Engenhão. A vitória por 2 a 0 sobre o Santos mostrou um time bem armado defensivamente e, graças aos estreantes Baptista e Laio, o alvinegro carioca saiu momentaneamente da zona de rebaixamento. Mesmo ainda entre os quatro últimos, o Atlético Paranaense ganhou um pouco de força ao surpreender e vencer o Sport por 1 a 0 na Ilha do Retiro.



Mas dentre os primeiros passos da redenção, quem deu pisadas mais largas foi o Coritiba. Nem mesmo o pisão desleal de Airton em Ariel fez o "Coxa Branca" pisar em ovos na partida do Couto Pereira. O time saiu com uma goleada sonora de 5 a 0, com direito a "olé" nos minutos finais. Ao Flamengo, restou uma crise que pode afetar alguns jogadores e chegar ao comando de Cuca. Outros detalhes sobre o jogo estão no texto Batata quente, análise que este que vos escreve fez para o Almanaque Virtual:

http://almanaquevirtual.uol.com.br/ler.php?id=19322&BATATA+QUENTE

Troca de liderança, estreia nas vitórias de quase todas as equipes que ainda estavam com o número de vitórias zerado... O Campeonato Brasileiro pode não ser tão previsível quanto as cinco rodadas anteriores indicavam.

*****

O tempo e o placar... elege o que aconteceu de melhor e pior na sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

O Atlético Mineiro apresenta sinais de que a traumática derrota para o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro é coisa do passado. Com um bom futebol a cada rodada, o alvinegro de Minas chegou ao posto de candidato real a desbancar o favoritismo do Internacional.

A FURADA

Nove gols sofridos em duas partidas torna a zaga do Flamengo (outrora grande trunfo da equipe) um setor preocupante. A vulnerabilidade do trio de zaga rubro-negro ficou simbolizada pela falta duríssima de Airton, merecidamente expulso. Os cinco gols do Coritiba foram proporcionados por deslizes dos zagueiros - e tiveram a colaboração do goleiro Bruno, que ontem falhou em pelo menos três deles. A crise iniciada no mal-estar entre Cuca e Adriano pode ganhar proporções maiores depois do jogo de ontem.

Um comentário:

Willon Trotte Fragoso disse...

Bom resumo da rodada do final de semana!
só descordo a respeito do Atlético-MG nao creio que será ele que desbancará o título de favorito do Internacional.
Mas acredito que esse Brasileirão terá uma das tabelas mais movimentadas dos últimos anos.