sábado, 6 de junho de 2009

Grande pátria desimportante



A Seleção Brasileira tem hoje um desafio para suas pretensões na Copa do Mundo. O Brasil entra em campo às 16h (horário de Brasília) no Estádio Centenário, em Montevidéu, para enfrentar o Uruguai. Partida difícil, pois os uruguaios sempre são "pedreiras" quando jogam em casa, e o resultado pode comprometer a classificação brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo. No entanto, a cada jogo a torcida vê com descaso os jogos do Brasil, e por alguns motivos.

O primeiro deles vem da lista de convocados. A maioria dos jogadores designados para servir à Seleção Brasileira joga no exterior, e os que estão no Brasil são atletas prestes a sair, na primeira brecha que conseguirem. Não há mais a identificação, que fazia com que o torcedor preferisse determinado jogador somente porque estava vestindo as cores do seu clube. Mesmo porque, com as constantes idas e vindas do futebol brasileiro, amanhã ele pode vestir a camisa do adversário.

Em seguida, vem o calendário do futebol nacional. O sistema de pontos corridos e em 38 rodadas acarreta na necessidade de ter jogos todo final de semana (e às vezes no meio de semana também). Com isto, as rodadas se espremem em até três dias - quando os jogo da Seleção Brasileira são no domingo e na quarta, as partidas são distribuidas em terça, quinta e sábado. O torcedor que quer acompanhar o Campeonato Brasileiro precisa dar uma pausa psicológica no meio da semana. A sensação é de uma overdose de futebol, que desmerece o evento que deveria ser mais importante - o "jogo do Brasil".

O outro motivo vem da autoconfiança da torcida brasileira. Por mais que o futebol da América do Sul esteja nivelado, os torcedores tendem a achar que não é necessário ansiar na frente da televisão pelos 90 minutos de cada jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo. Afinal, "o Brasil sempre se classifica no fim". Muitas pessoas costumam acompanhar mesmo a Seleção Brasileira somente na Copa do Mundo - desprestigiando até torneios que têm suas devidas importâncias, como a Copa América e a Copa das Confederações (também disputada neste mês de junho).

A Seleção Brasileira enfrenta hoje o Uruguai e outros empecilhos que fizeram a torcida desmerecer a "pátria em chuteiras". Diante de tantas adversidades, a vitória contra os uruguaios no Centenário parece até mais fácil do que a torcida voltar a achar importante acompanhar um jogo do Brasil.

Nenhum comentário: