sexta-feira, 26 de junho de 2009

As estrelas na África do Sul



No jogo truncado ao qual a África do Sul submeteu a Seleção Brasileira durante toda a partida, duas estrelas foram decisivas para que a zebra não passasse mais uma vez pela Copa das Confederações. O técnico Dunga, que fez uma substituição decisiva a dois minutos do tempo regulamentar, e o lateral Daniel Alves, que saiu da reserva para fazer o gol da vitória por 1 a 0.

Mais uma vez, o Brasil esbarrou no seu defeito mais preocupante: não saber lidar com seleções bem armadas defensivamente. O time de Joel Santana se postou na defesa, marcando muito bem o camisa 10, Kaká, e contando com a sorte de Ramires e Robinho estarem em um péssimo dia. O fato de Luís Fabiano ter chutado a gol pela primeira vez no jogo somente aos 17 minutos do segundo tempo demonstra como a Seleção Brasileira não conseguia chegar à frente da área sul-africana.

Os laterais Maicon e André Santos também penaram nesta semifinal, em especial este último, que por muitas vezes tropeçou na bola e perdeu chances de contra-ataque. O jogo caminhava para o empate sem gols e Dunga não olhava para o banco de reservas em nenhum momento. Somente aos 38 minutos do segundo tempo é que ele decidiu trocar um de seus jogadores.

E, certamente, a troca de André Santos por Daniel Alves seria muito hostilizada pelos torcedores se a partida acontecesse em algum gramado brasileiro. Improvisar um lateral-direita na esquerda é o suficiente para chamar um técnico de "burro". Mas o acaso do futebol decidiu brilhar no futuro palco da Copa do Mundo de 2010.

Em sua única boa jogada em toda a partida, o meia Ramires foi derrubado perto da área. Daniel Alves partiu para a cobrança e fez a bola entrar no canto direito. Mesmo com o favoritismo, o 1 a 0 naquele momento soou como injusto, diante do que fizeram em campo Brasil e África do Sul.

Mais uma vez, Dunga fez valer sua estrela, contando com o brilho do chutaço de seu lateral-direita. A torcida brasileira faz votos de que esta estrela não se torne cadente até a final da Copa das Confederações (domingo, contra a surpreendente seleção dos Estados Unidos) e, quem sabe, conduza o Brasil a acrescentar mais uma estrela em sua camisa - a de vencedor da Copa do Mundo no ano que vem.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

D.Alves , é um jogador que vem chamando a atenção por suas atuações maravilhosas . O Brasil , está voltando a ter laterais descentes . Só para provar , que a tática 4-4-2 jamais morrrerá