domingo, 14 de junho de 2009

O ônus da tradição



No Brinco de Ouro da Princesa, as coincidências das três recentes partidas do Vasco na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro continuaram. Novamente, o time de São Januário não venceu (nos outros dois jogos houve uma derrota e um empate). Assim como na rodada anterior, o Vasco saiu de campo novamente com um empate em 0 a 0 - e também contra uma equipe paulista.

Pela terceira vez seguida, o time teve uma expulsão ao final do primeiro tempo, que obrigou o Vasco a se fechar em sua defesa (afinal, também tem suas muitas limitações, ainda mais com um jogador a menos). E, pela enésima vez, o meia Carlos Alberto levou cartão amarelo. Aliás, acabou levando dois. O primeiro, numa reclamação infantil, injustificável para qualquer jogador, em especial quando se trata de alguém que tem a braçadeira de capitão de um time. O segundo, em consequência da fama de ser um jogador que vai com muita sede às divididas. Mesmo tendo sofrido uma cotovelada, o camisa 19 acabou expulso, atrapalhando mais uma busca do Vasco pelos três pontos na Série B do Campeonato Brasileiro.

Sim, Carlos Alberto faz por onde ter esta fama de indisciplinado. Mas, como disse Lédio Carmona em seu blogue, as arbitragens parecem usar a punição a ele como lugar-comum. As marcações dos árbitros vêm parecendo mais rigorosas com o Vasco (assim como ontem aconteceu com Carlos Alberto, no jogo contra o Guarani, na derrota dos reservas vascaínos diante do Paraná na quarta rodada, a expulsão de Enrico foi considerada exagerada pelos comentaristas de arbitragem). E a justificativa - se é que existe - não é tão difícil: quando há um clube de maior expressão jogando a Segunda Divisão, é provável que os árbitros queiram "mostrar serviço", comprovando à plateia que eles apitam todas as infrações, independente de ser um Vasco ou um Duque de Caxias.

São diferenciais no apito que tornam a Série B um campeonato ainda mais delicado. Não basta jogar em campos de qualidade duvidosa ou enfrentar times ansiosos por vencerem um "grande" na Segunda Divisão. A Segunda Divisão já deu mostras de que o Vasco ainda terá de arcar com o ônus de sua tradição.

Nenhum comentário: