terça-feira, 2 de junho de 2009

Os 12 Brasís



E eis que a Copa do Mundo de 2014 já sabe quais serão as 12 cidades brasileiras que abrigarão os jogos da competição mais importante do futebol mundial. Anteontem, em Nassau, a FIFA apresentou suas escolhas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Natal, Manaus, Salvador, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e a capital Brasília. Às candidatas que foram excluídas (Goiânia, Florianópolis, Rio Branco, Belém e Campo Grande), o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deixou o recado de que elas podem fazer parte da organização da Copa do Mundo, abrindo sua hotelaria para turistas e até algumas seleções que estejam participando da competição.

Não houve muita surpresa nas "cidades-sede". Além de recorrer aos pólos urbanos do país, a prioridade foi para lugares que tinham estádios com boa capacidade e um bom espaço para turismo. Até mesmo cidades sem tradição de futebol, como Manaus, Natal e Cuiabá foram selecionadas, por suas belezas naturais e por uma tendência da Confederação Brasileira de Futebol à democracia.

Entretanto, a tentativa de agradar a todas as regiões pode ser prejudicial ao Brasil. Em algumas cidades precisam ser erguidos estádios, e nos grandes centros esportivos ainda são necessárias muitas melhorias para que os torcedores possam assistir às partidas com calma. Atualmente, para um ingresso ser adquirido no Maracanã ou no Pacaembu, vem sendo um custo para os torcedores, que enfrentam filas quilométricas e até pancadarias por um lugar. O Brasil conseguirá resolver isto a tempo?

A violência é outro fator que, infelizmente, faz parte do cotidiano brasileiro, e, numa competição de caráter internacional, qualquer incidente pode ganhar dimensões negativas aos olhos dos outros países. Sediar a Copa do Mundo em 2014 será bem diferente da primeira vez que o Brasil foi o país-sede - no ano de 1950.

Definidos os "12 Brasís", a torcida brasileira espera que nos próximos cinco anos a realização do torneio contribua não só nos aspectos associados ao futebol (estádios, locais para as seleções participantes ficarem...), como também proporcione uma melhoria em questões como transportes coletivos, hotelaria e a falta de vagas para estacionamento. A Copa do Mundo é só em 2014, mas a competição já começou no país, e pode trazer uma grande vitória nas infraestruturas do Brasil.

Nenhum comentário: