terça-feira, 23 de junho de 2009

Altos e baixos na Bolsa de Valores nacional



A sétima rodada do Campeonato Brasileiro trouxe um panorama digno de Bolsa de Valores. Alguns clubes tiveram suas crises atenuadas, outros conheceram uma crise e alguns se viram ainda mais mergulhados em problemas dentro de campo.

O Flamengo rechaçou seus problemas internos e aproveitou a inconsequente ideia de o Internacional poupar meio time para derrubar um dos líderes do campeonato. O atrito entre Adriano e Cuca, a duvidosa atitude de alguns jogadores pagarem o salário do atleta Alex Cruz e o rumor de que o técnico rubro-negro teria ligado para o São Paulo com o interesse de pedir um emprego (pairado na imprensa por Muricy Ramalho) foram deixados de fora do gramado. Em campo, a equipe goleou o Inter por 4 a 0, com três gols de Adriano e um de Emerson.

A liderança segue com o Atlético Mineiro, que chegou à sua quinta vitória num conturbado jogo contra o Santos na Vila Belmiro. Uma pena que o placar de 3 a 2 e belos gols de Diego Tardelli, Carlos Alberto e Neymar foram ofuscados por mais uma furada da arbitragem (que será detalhada na seção A FURADA).

Os demais times cariocas também protagonizaram momentos envolvendo situações de crise. O Fluminense conseguia um heroico empate em 2 a 2 após chegar à desvantagem de dois gols na partida mas, já nos acréscimos, deixou que o Avaí conseguisse sua primeira vitória em um chute lindo de Léo Gago. O Leão de Santa Catarina deixou a lanterna do campeonato com o 3 a 2, amenizando a crise que rondava a Ressacada. No Barradão, o Botafogo sofreu uma derrota para sua própria covardia. Ao conseguir o empate contra o Vitória em pleno Barradão, o time se fechou na defesa, como se a igualdade no placar fosse suficiente para uma melhora significativa no torneio. O castigo também veio nos acréscimos, em falha clamorosa de Renan, que saiu mal e deixou o gol aberto para Apodi decretar o 4 a 3 da equipe baiana.



Os botafoguenses agora estão na zona de rebaixamento, fazendo companhia ao Avaí, ao Sport (que perdeu por 2 a 1 para o Santo André) e ao último colocado Atlético Paranaense, que cedeu empate em 2 a 2 nos descontos. O resultado com o rubro-negro do Paraná levou o Palmeiras à zona de classificação da Taça Libertadores da América.

O conterrâneo Coritiba começou a semana distante da faixa de rebaixamento, com a boa vitória diante do Náutico nos Aflitos. O Goiás também conseguiu um bom resultado fora de seus domínios, no 2 a 2 com o Grêmio no Olímpico. No entanto, o sabor mais sentido foi o de derrota, porque os três pontos escaparam aos 47 minutos do segundo tempo, em gol de Máxi López. O tricolor gaúcho tentou amenizar a perda de dois pontos em seu território com o fato de Paulo Autuori escalar um time misto.



A decisão por poupar jogadores não foi seguida pelo adversário do Grêmio nas semifinais da Libertadores. O Cruzeiro escalou sua equipe titular e sofreu uma derrota por 4 a 2 do Barueri. O time do interior de São Paulo tinha conquistado sua primeira vitória na rodada anterior e, no domingo, protagonizou seu primeiro momento de "zebra", ao sair de campo no Mineirão com três pontos que levaram o time ao sexto lugar (empatado com Flamengo e Santo André).



Time mais cotado no início do pregão do Campeonato Brasileiro de 2009, o São Paulo vem perdendo sua cotação a cada rodada. O tricolor paulista já havia perdido boa parte de sua credibilidade na sexta-feira à noite, quando Muricy Ramalho entregou seu cargo de técnico. E a derrota por 3 a 1 para o Corínthians no Pacaembu deixou a situação ainda mais preocupante para o conquistador das últimas três edições do Brasileirão. À beira da zona de rebaixamento e agora investindo num treinador com pouco destaque - Ricardo Gomes -, o time é uma aposta de risco para o restante do torneio. Melhor para o alvinegro paulista, que ganhou um pouco mais de autoconfiança para a final da Copa do Brasil contra o Internacional em primeiro de julho. Sim, não era necessária tanta autoconfiança a ponto de Mano Menezes debochar de Milton Cruz por ele ser treinador interino, mas vitória num clássico sempre eleva o ambiente de uma equipe.

Num campeonato embolado como este, as boas apostas de outrora podem ficar em queda livre em uma ou duas rodadas. Resta ao torcedor acompanhar com atenção cada lance, e ver quais valores merecem o aplauso de 2009.

*****

O tempo e o placar... traz o que houve de melhor e de pior na sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

Três gols e uma noite inspiradíssima de Adriano no Maracanã, justamente contra o Internacional (então líder do campeonato e carrasco da equipe nas quartas-de-final da Copa do Brasil). Será que o Imperador voltou de vez?

A FURADA

Simplesmente lamentável a atuação de Djalma José Beltrami na partida entre Santos e Atlético Mineiro, pelo conjunto da obra. Primeiro, pelo deslize de encerrar a partida dois minutos antes do acréscimo que ele mesmo especulou. Segundo, mandar que o jogo voltasse a acontecer com o time atleticano já no vestiário. Terceiro, não ter peito suficiente para validar o gol de Molina que decretaria o empate santista nos polêmicos descontos. A que tipo de arbitragem os clubes brasileiros estão expostos...

Nenhum comentário: