segunda-feira, 8 de junho de 2009

Páreo duro



Um campeonato de pontos corridos sempre traz a discussão sobre quais são os times verdadeiramente preparados para a briga pelo título e os que figuram como meros "cavalos paraguaios". No entanto, já na quinta rodada do Campeonato Brasileiro um outro páreo apresenta uma disputa bem dura: com os times que se arrastam nas últimas colocações e parecem que vão brigar o tempo todo para fugir da Segunda Divisão de 2010.

Cinco clubes ainda não venceram neste Campeonato Brasileiro e, diante do futebol mostrado na rodada, não inspiram aos seus torcedores a confiança de que podem achar o caminho da vitória. Avaí, Botafogo, Barueri e os paranaenses Atlético e Coritiba prometem seguir a duras penas o trajeto do Brasileirão.



Nesta rodada, o Barueri foi o time mais próximo de conquistar três pontos. Conseguia heroica vitória sobre o Goiás no Serra Dourada, mas, ao final cedeu o empate em 2 a 2 para o clube goiano. Seu companheiro de ascensão à Primeira Divisão, o Avaí, conseguiu um empate sem gols diante do São Paulo, e deve ao goleiro Eduardo Martini o ponto conquistado na Ressacada.



Em jogo de nível técnico baixíssimo, o lampejo de craque fez a diferença no "Clássico Vovô". Fluminense e Botafogo caminhavam para um modorrento 0 a 0 quando Fred deu um chapéu no goleiro Renan e deu números finais à partida a um minuto e meio do final. O Maracanã merecia um espetáculo melhor, e a torcida botafoguense merece consideração dos dirigentes, porque, com este time, a queda é iminente.

E a dupla paranaense segue o seu calvário nas duas últimas colocações do Campeonato Brasileiro. O Coritiba se tornou o adversário ideal para catapultar Souza e Douglas, jogadores que eram questionados no Corínthians mas conseguiram voltar a balançar as redes no sábado, na vitória por 2 a 0 em São Paulo.

Enquanto isto, o rubro-negro do Paraná segue seu período vexatório. Mais uma vez a Arena da Baixada foi palco de uma goleada. Adversária. No confronto dos dois Atléticos, o time de Minas saiu de campo com uma goleada por 4 a 0 e a vice-liderança no Campeonato Brasileiro. A quarta derrota no torneio fez o técnico Geninho ser demitido do Atlético Paranaense. Uma atitude imediata, mas que não parece garantir a volta de bons resultados. A equipe mineira foi beneficiada pelo tropeço do Vitória, da Bahia, que chegou a estar vencendo por 1 a 0 mas permitiu a virada por 2 a 1 do Palmeiras.



Mas a maior frustração acontecida no domingo veio na Ilha do Retiro. No duelo de rubro-negros, o Flamengo (que estava de branco) abriu 2 a 0 nos primeiros minutos e permitiu, ainda no primeiro tempo, que o Sport virasse a partida para 4 a 2. Em nove minutos, a zaga rubro-negra desfez uma vitória que caminhava para uma goleada, e o time de Cuca segue sua sina de desperdiçar pontos em partidas que não são tão difíceis. A equipe pernambucana conseguiu seus primeiros três pontos e, momentaneamente, escapou das quatro últimas posições.

A liderança permanece com o Internacional, que ontem jogou pela primeira vez com sua equipe titular (sem Kléber e Nilmar, que estão na Seleção Brasileira) e arrancou um empate em 1 a 1 com o Cruzeiro no Mineirão. Este jogo também se tornou frustrante, pois o bom futebol escorreu em lambanças das quatro linhas.

Aos poucos, os clubes vão se afastando uns dos outros na tabela, demonstrando qual papel cada um deles irá representar no Campeonato Brasileiro de 2009. O torcedor pode começar a ver em qual páreo terá de acompanhar seu time de coração.

*****

O tempo e o placar... elege o melhor e o pior da quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

O atacante Weldon marcou três gols na vitória por 4 a 2 de seu Sport diante do Flamengo. Além de ser o primeiro jogador a conseguir esta proeza no Campeonato Brasileiro, ele deu um chutaço que pode espantar a crise no time da Ilha do Retiro.

A FURADA

Lamentável um jogo como Cruzeiro e Internacional acabar numa partida sem lei. O primeiro embate entre dois dos melhores times do Brasil foi maculado pela ausência de autoridade do árbitro Antônio Hora Filho, por uma série de jogadas ríspidas de atletas dos dois lados e pelo deprimente atrito entre o atacante cruzeirense Kléber e o goleiro Lauro. Nem mesmo o cartão vermelho para os dois jogadores fez com que o futebol retornasse ao Mineirão. Este que vos escreve falou detalhadamente sobre Cruzeiro e Inter na crônica Jogo sem lei, para a página eletrônica Almanaque Virtual. Segue o link:

http://almanaquevirtual.uol.com.br/ler.php?id=19217&JOGO+SEM+LEI

Nenhum comentário: