quinta-feira, 11 de junho de 2009

Certezas do Arruda



A vitória sobre o Paraguai por 2 a 1 deixou praticamente certa a classificação brasileira para a Copa do Mundo de 2010 (basta ao Brasil conquistar um ponto em algum dos próximos quatro jogos pelas Eliminatórias), mas deu algumas certezas à torcida e ao técnico Dunga. Certezas que devem servir para o time nos próximos jogos e também na disputa do torneio mais importante do mundo no ano que vem.

A primeira delas é a de que o Brasil demora muito a conseguir ter um bom padrão de jogo diante de uma seleção que joga recuada. No primeiro tempo, a história dos jogos contra Bolívia e Colômbia parecia que ia se repetir - e até a ganhar traços mais dramáticos, depois da cobrança de falta de Cabañas que desviou em Elano e enganou o goleiro Júlio César.

A Seleção Brasileira pouco chutava a gol, e seus chutes chegavam sem força, facilmente defendidos pelo goleiro Villar. Mas, a cinco minutos do fim do primeiro tempo, veio outra certeza brasileira no Arruda. Se Dunga estava em dúvida entre Maicon e Daniel Alves para a lateral-direita, certamente ela se dissipou no cruzamento de Daniel para a pequena área. Robinho soube aproveitar e, quase sem ângulo, empatou o jogo.

Com Luís Fabiano suspenso, o treinador também tinha dúvida em quem seria o titular para o jogo contra o Paraguai. As certezas e incertezas pairaram nos primeiros 45 minutos, mas aos cinco da segunda etapa Nilmar respondeu a Dunga. Numa boa jogada na grande área, o camisa 9 apareceu e, mesmo prensado por um zagueiro, colocou a bola no fundo das redes.

A 15 minutos do fim, Alexandre Pato (a outra opção para a posição) entrou no jogo no lugar de Nilmar. Ele pareceu disperso, se limitando a tentativas - frustradas - de tabelas. Pato talvez rendesse melhor se jogasse no meio-de-campo, ao lado de Kaká, seu companheiro no Milan.

Segunda-feira o Brasil começa sua trajetória na Copa das Confederações, diante do Egito. Espera-se que, ao final do torneio, Dunga traga novas certezas de bom futebol para a Seleção Brasileira.

Nenhum comentário: