terça-feira, 3 de agosto de 2010

Recompensa a longo prazo



Na postagem de 12 de agosto de 2009, O tempo e o placar... dedicou as seguintes linhas sobre a Copa Sul-Americana (que, naquele dia, traria um Flamengo e Fluminense, válido pela primeira fase): "Pobre Copa Sul-Americana... Criada para se tornar mais uma chance de encontro de clubes da América do Sul, ela acaba sendo mal tratada de acordo com a conveniência do futebol brasileiro. Num ano, um time vibra com o ingresso à competição, e no outro, amaldiçoa a disputa e a esvazia, usando equipes reservas".

Pois bem. A Copa Sul-Americana subiu de valor a partir deste ano, após a Conmembol definir que o vencedor terá direito a uma vaga na Taça Libertadores da América. Um grande salto, essencial para dar ao torneio uma utilidade maior do que a melhora nas finanças de um clube. Entretanto, esta mudança brusca acabou limitando os melhores do Campeonato Brasileiro do ano anterior.

Quatro primeiros colocados do Brasileirão do ano passado, Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro terão neste ano apenas mais uma possibilidade de chegar à competição sul-americana no ano que vem - o Campeonato Brasileiro de 2010. Enquanto isto, equipes que em 2009 ficaram entre o 5º e o 13º lugar (o Corínthians, que ficou em 10º, estava na Libertadores por causa da conquista da Copa do Brasil) ganharam uma possibilidade a mais para chegar à glória de ser o maior time da América do Sul.

Palmeiras, Avaí, Atlético Mineiro, Goiás, Grêmio Prudente (antigo Grêmio Barueri), Santos e Vitória da Bahia se tornaram os primeiros clubes brasileiros a ter mais do que o consolo de entrar num torneio sul-americano outrora considerado de segundo escalão. Agora, a Copa Sul-Americana é uma competição com boa recompensa a longo prazo. Se a campanha no Brasileirão foi aquém do esperado num ano, ao menos fica a compensação de ter um caminho a mais para entrar na Taça Libertadores da América dois anos depois.

Na primeira edição que une as cifras financeiras à possibilidade de um status internacional, será que finalmente a Copa Sul-Americana vai ser digna de relevância aos olhos sul-americanos? Bom, pelo menos a esperança é de que os times brasileiros entrem com força máxima desde o início da competição. Finalmente.

*****

Partidas brasileiras na primeira fase da COPA SUL-AMERICANA

4/8 e 11/8 - Grêmio Prudente x Atlético Mineiro

5/8 e 12/8 - Goiás x Grêmio

11/8 e 19/8 - Vitória da Bahia x Palmeiras

12/8 e 18/8 - Santos x Avaí

Um comentário:

Leonardo Valejo disse...

Agora a Sul-americana se torna outro caminho para a Libertadores. Vai ser mais um campeonato levado a sério. Só quero ver se no final do brasileiro, vão poupar jogadores para esta competição.

Grande abraço
Leonardo Valejo