sábado, 21 de agosto de 2010

Eterna promessa


Análise de jogo: Botafogo 1 x 0 Avaí (18h30, Engenhão)

Não são apenas os jogadores de futebol que prometem ter futuro brilhante, mas sofrem uma carreira inteira com o fardo da expectativa ter se tornado mal-sucedida aos olhos dos torcedores. Algumas partidas têm todos os motivos para prometer um bom duelo no gramado, mas se perdem em maus tratos constantes à bola. Foi assim com Botafogo e Avaí. O jogo seria entre o quarto e o terceiro colocados no Campeonato Brasileiro, respectivamente, e os dois melhores ataques até o início da partida (25 gols para cada lado). Mas, ao final, os mais de 35 mil presentes saíram do Engenhão, depois de assistir a 90 minutos de fraco nível técnico e com o gol da vitória alvinegra marcado por um zagueiro.

No camarote do estádio, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, somente teve como confirmação que a justiça foi feita aos convocados de ambas as equipes. De relevante no primeiro tempo, apenas os goleiros - Jefferson, do Botafogo, e Renan, do Avaí -tiveram destaque, pela segurança com a qual atuaram debaixo das traves.

Na primeira etapa, o destaque foi Renan, com uma boa defesa em cobrança de falta de Renato Cajá e com a segurança com a qual saiu do gol para evitar as jogadas aéreas do Botafogo. O time catarinense sentia a consequência de um elenco cercado de limitações. Desfalcado do volante Rudnei e dos meias David e Caio, suspensos, o Avaí ainda teve alguns jogadores poupados pelo desgaste da partida da Copa Sul-Americana, quarta-feira contra o Santos. Antônio Lopes, que se desdobrara para escalar uma equipe ao menos convincente, não via nem rascunho de time, em especial porque Vandinho, promessa de gols, estava apagado em campo.

O apagão acontecia também do lado adversário. O setor ofensivo do Botafogo não conseguia armar boas jogadas com Renato Cajá e Maicosuel, e a bola pouco chegava a Herrera e Jobson. Mas o insucesso de Maicosuel com a bola rolando foi todo ofuscado por um decisivo momento de bola parada. O Mago cobrou uma falta para a área e, entre os defensores adversários, Fábio Ferreira deu uma cabeçada certeira, deixando o goleiro imóvel enquanto a bola ia para o fundo da rede. 1 a 0 Botafogo, aos 31 minutos.

Os últimos minutos trouxeram um pouco mais de emoção à partida. Neste momento, o outro goleiro de Seleção Brasileira teve destaque aos olhos de Mano Menezes. Jefferson defendeu bola espirrada na dividida entre Cristian e Antônio Carlos e que chegou ao seu gol com perigo. A vitória parcial do alvinegro carioca ia para o intervalo.

O técnico Antônio Lopes decidiu dar um pouco mais de experiência ao remendado Avaí, na volta para o segundo tempo. Leandro Bonfim deu lugar ao veterano Sávio, para que o time conseguisse apresentar um pouco mais de qualidade no seu passe. Entretanto, os jogadores do time catarinense não conseguiam driblar a lentidão da partida, que nos primeiros 15 minutos só teve certa emoção novamente em cobrança de falta de Renato Cajá que passou perto do gol.

A melhor chance do Avaí também surgiu através de um lance de bola parada. Gabriel aproveitou cobrança de escanteio certeira de Sávio e deu uma cabeçada. Jefferson defendeu parcialmente, e antes de a bola chegar à rede, Fábio Ferreira salvou em cima da linha. E só. Nem mesmo a troca de atacantes - Cristian por Válber e Vandinho por Leonardo - deu novo ânimo ao ataque da equipe de Santa Catarina.

Foi necessária a intervenção de Joel Santana para dar sangue quente ao Botafogo no restante do jogo.O treinador colocou o atacante Caio e o meia-atacante Edno nos lugares do meia Renato Cajá e do atacante Herrera, respectivamente, e o time botafoguense levou perigo ao gol de Renan por duas vezes. Em chute de Somália que passou rente à trave, e em conclusão de Jobson que foi desarmada por Diego Orlando.

A poucos minutos do final, Maicosuel (depois de atuação aquém do esperado), deu lugar a Loco Abreu, mas o uruguaio não conseguiu nenhuma conclusão ao gol. As tentativas do Botafogo se resumiram a um cruzamento mal-sucedido de Marcelo Cordeiro e a dois chutes distantes das traves do Avaí - um de Marcelo Mattos e outro de Caio.

Quando o árbitro Nielson Nogueira Dias decretou o encerramento da partida, a vitória por 1 a 0 sacramentou que o Botafogo fica por mais uma rodada na zona de classificação para a Libertadores. Uma excelente compensação a uma torcida que compareceu em peso para assistir a um jogo cercado de gols e de emoções. Mas voltou para casa com o dissabor do futebol que ficou somente na promessa.

*****

BOTAFOGO 1 x 0 AVAÍ

Estádio: Engenhão (Rio de Janeiro)

Árbitro: Nielson Nogueira Dias / Auxiliares: Jossemmar Jose Diniz Moutinho (PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)

Renda: R$ 821.830 / Público: 30.664 pagantes (35.518 presentes).

Gol: Fábio Ferreira, aos 31 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Leandro Bonfim, Emerson, Bruno Silva (Avaí), Marcelo Mattos e Jobson (Botafogo).

BOTAFOGO - Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Somália, Marcelo Mattos, Renato Cajá (Caio), Maicosuel (Abreu) e Marcelo Cordeiro; Jobson e Herrera (Edno). Técnico: Joel Santana.

AVAÍ - Renan; Marcos, Gabriel, Emerson e Pará; Diogo Orlando, Bruno, Batista e Leandro Bonfim (Sávio); Cristian (Valber) e Vandinho (Leonardo). Técnico: Antônio Lopes.

Nenhum comentário: