terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Risco-Flu



Líder do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder e a 11 pontos do primeiro time fora da zona de classificação que, a princípio, credencia para a Taça Libertadores da América de 2011. Time muito bem armado, com treinador com experiência vitoriosa em pontos corridos. No elenco, jogadores de destaque como Conca, Fred, Emerson, Washington, Belletti. E ainda veio a contratação de Deco, brasileiro naturalizado português, consagrado meia da seleção de Portugal, do Barcelona e do Chelsea. Há espaço para a torcida tricolor pensar em "risco" diante de um panorama tão promissor?

À exceção de eventuais peripécias que fazem o futebol ser imprevisível, pouquíssimos clubes parecem fazer frente ao que o Fluminense tem hoje. Entretanto, o risco que o tricolor corre é em relação à falta de pensamento a longo prazo que a patrocinadora Unimed impõe ao clube.

A ficha dos recém-contratados tricolores chama atenção. Deco, 32 anos (fará 33 em 27 de agosto). Belletti, 34 anos. Washington, 35 anos. A ideia de ter jogadores experientes - em especial quando eles têm um nome consagrado no futebol brasileiro e no exterior - é interessantíssima. Quando dá certo, apresenta resultados como o atual primeiro turno do Fluminense. No entanto, no mesmo ano em que foi montada esta nova Máquina Tricolor, foram embora jovens jogadores, como Maicon e Alan, além de Wellington Silva, que já tem sua venda sacramentada para o Arsenal, da Inglaterra.



Se a base do Fluminense em Xerém é um reduto de jogadores promissores (da qual saíram nomes como os laterais Marcelo, do Real Madrid, e Rafael, do Manchester United, ou o meia Carlos Alberto, que hoje veste a camisa do Vasco), por que não tentar conciliar os atletas formados no clube com os medalhões que a Unimed ajuda a trazer? É bem verdade que os empresários e até a ambição dos próprios jogadores contribuem para a saída tão prematura deles. Mas um elenco repleto de celebridades com a bola no pé ajuda a querer ficar no time no qual todos foram revelados?

Sim, o Fluminense parece ter o ano de 2010 muito bem encaminhado. Não dá ainda para dizer que o título está garantido, mas a vaga na competição mais importante do futebol sul-americano parece bem próxima, de acordo com o que o time vem jogando em campo. Entretanto, apesar do tricolor das Laranjeiras ser a equipe da moda, o futuro ainda soa incerto. Haverá geração talentosa para substituir o time de Conca, Fred, Emerson e Cia. com o mesmo talento? São respostas que não virão em 90 minutos.

Nenhum comentário: