domingo, 29 de agosto de 2010

Doses de realismo



Análise de jogo: Guarani 2 x 1 Flamengo (Brinco de Ouro da Princesa, 16h)

Poucos minutos separaram o Flamengo dos três pontos e da falsa impressão de que os erros da equipe foram embora apenas com a demissão de Rogério Lourenço. Mas, aos 46 e aos 48 minutos, o rubro-negro (sob o comando do treinador interino Toninho Barroso) sofreu os gols que selaram a derrota por 2 a 1 para o Guarani, no jogo do Brinco de Ouro da Princesa.

Não há dúvidas de que o time demonstrou alguma melhora em relação às partidas anteriores, em especial porque Correia ficou quase que exclusivamente na marcação, deixando Renato Abreu e Petkovic livres para avançar. Só que esta melhora no esquema ficou em evidência de fato por outro motivo: a chegada de Diego. O atacante, que veio do Olimpyacos da Grécia, deu um novo poder ofensivo ao Flamengo, tanto na armação de jogadas quanto em finalizações. A mais perigosa foi aos 11 minutos, um chute rasteiro que Emerson jogou para escanteio. No entanto, aos 30 minutos do primeiro tempo, o jogador sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e saiu de campo. Em seu lugar, entrou o volante Toró.

Tendo apenas Val Baiano para compor o ataque, os rubro-negros voltaram a confirmar que seu poder incisivo traz muitas limitações - em especial porque Petkovic não tem mais tanto fôlego e Renato Abreu ainda ressente de uma boa forma, depois de seu retorno do Qatar. Todas as bolas acabavam passando pelos pés de Léo Moura, como forma de desafogar o meio-de-campo do Flamengo. Com isto, o Guarani aos poucos foi se ajeitando ofensivamente, apostando na correria do meia Mário Lúcio, no oportunismo do atacante Rômulo e no talento do atacante Mazola. Entretanto, a qualidade de Mazola algumas vezes era derrotada por um preciosismo, no qual saía arriscando dribles e acabava desarmado.

Após tantas pressões fracassadas pela incapacidade do Bugre ultrapassar a defesa flamenguista, aos 34 minutos veio o grande momento de Mazola. Numa bola perdida por Williams, Baiano lançou o camisa 11. Mazola dominou, foi em direção à área, driblou Marcelo Lomba e foi derrubado na linha da grande área. O juiz Arilson Bispo da Anunciação marcou falta fora da área e deu cartão amarelo ao goleiro flamenguista (interpretando de maneira duvidosa que ele não era o último homem no lance). Na cobrança, Baiano desperdiçou a oportunidade, chutando por cima do gol.

O Guarani foi driblado pelo nervosismo, e aos poucos permitiu a chegada do Flamengo ao redor de seu gol. Chutes de Williams, Renato Abreu e Petkovic passaram com perigo perto de Emerson. E a equipe conseguiu balançar a rede. Mas ainda não foi desta vez que um jogador do ataque voltou a marcar pelo rubro-negro. Petkovic cobrou escanteio, o zagueiro Jean subiu entre a zaga bugrina e desviou de cabeça para o gol. 1 a 0 Flamengo, aos 47 minutos.

A instabilidade emocional do Guarani voltou depois do intervalo, mesmo com a saída do meia Mário Lúcio para a entrada do atacante Reinaldo. O time treinado por Vágner Mancini parecia entregue, em especial porque seu melhor jogador, Mazola, continuava bem marcado. O Flamengo seguiu pressionando com tranquilidade, através de Petkovic e Léo Moura, e esteve bem perto do segundo gol. Que viria, se não fosse a má pontaria de Val Baiano, mais uma vez perdendo chance clara de cabeça, ao completar cruzamento do lateral Juan.

Toninho Barroso precisou mexer novamente por questões físicas - Léo Moura, debilitado por uma gripe e sobrecarregado na parte ofensiva, foi substituído por Rafael Galhardo. O time flamenguista perdeu seu poder ofensivo, mas ainda assim esta deficiência não doía aos olhos da torcida, porque era amenizada pela inoperância do Guarani. Apesar de Mancini colocar em campo mais dois atacantes - Geovane e Ricardo Xavier nos lugares do meia Baiano e do atacante Rômulo, respectivamente - os atletas bugrinos se perdiam em seus erros.

Num raro momento de perigo perto da zaga rubro-negra, o Guarani recebeu uma torta compensação, que só revelou o despreparo do árbitro Arílson Bispo da Anunciação. Confirmado o erro no lance do pênalti que virou cobrança de falta no primeiro, o juiz não hesitou em transformar em pênalti um lance no qual o bugrino Ricardo Xavier tinha feito falta em Rafael Galhardo. O próprio Ricardo Xavier cobrou rasteiro, mal, no meio do gol, e Marcelo Lomba defendeu com os pés. Aos 33 minutos, a partida prosseguia com vantagem flamenguista.

Cinco minutos depois, novamente o Flamengo esteve perto do segundo gol. Mas a proximidade se diluiu em fracasso, novamente devido à má pontaria de Val Baiano, que perdeu diante de Emerson. O camisa 18 recebeu passe sensacional de Petkovic, mas chutou por cima das traves do goleiro do Guarani. No minuto seguinte, Toninho Barroso tirou o jogador, para colocar o veloz Diego Maurício.

O time campineiro se debandou para o ataque, até conseguir um escanteio. Na cobrança de Geovane, Jean permitiu que Ailson desse uma cabeçada no meio da área, fora do alcance de Marcelo Lomba. 1 a 1, aos 46 minutos. Dois minutos depois, uma bola espirrada sobrou para Reinaldo, que chutou. A bola resvalou em Jean antes de chegar ao fundo da rede do camisa 29 do Flamengo. 2 a 1 Guarani.

Na tarde quente de Campinas, o Flamengo passou por 90 minutos latentes do sonho de que sua equipe se ajeitaria apenas com a saída de Rogério Lourenço. Sob os olhos de seu novo treinador, Silas (que no Campeonato Brasileiro de 2009 fez uma excelente campanha com o Avaí e neste ano foi mal com o Grêmio), a equipe passou a partida inteira com o placar de 1 a 0 tapando problemas crônicos - Léo Moura e Petkovic estarem sobrecarregados e a esperança momentânea do ataque ser Diogo, um recém-contratado sem ritmo de jogo. Em dois minutos, caíram sobre os ombros do novo técnico as evidências de que ele terá muito trabalho à frente do rubro-negro.

*****

GUARANI 2 x 1 FLAMENGO

Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa (em Campinas).

Árbitro: Arílson Bispo da Anunciação (BA) / Auxiliares: Alessandro Matos (FIFA-BA) e Erich Bandeira (FIFA-PE).

Gols: Jean, aos 47 minutos do primeiro tempo, Ailson aos 46 e Reinaldo aos 48 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Marcelo Lomba, Toró, Galhardo (Flamengo), Baiano, Mazola (Guarani)

GUARANI - Emerson, Rodrigo Heffner, Rodrigão, Ailson e Márcio Careca; Maycon, Paulo Roberto, Baiano (Geovane) e Mário Lúcio (Reinaldo); Mazola e Rômulo (Ricardo Xavier). Técnico: Vágner Mancini.

FLAMENGO - Marcelo Lomba, Léo Moura (Rafael Galhardo), Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Corrêa, Renato Abreu e Petkovic; Diogo (Toró) e Val Baiano (Diego Maurício). Técnico: Toninho Barroso.

*****

Resultados da rodada

Sábado (28)

18h30

Vasco 1 x 1 Cruzeiro (São Januário)
Santos 2 x 0 Goiás (Pacaembu)
Ceará 2 x 2 Grêmio Prudente (Castelão)
Internacional 2 x 0 Botafogo (Beira-Rio)

Domingo (29)

16h

Atlético Mineiro 1 x 2 Palmeiras (Ipatingão)
Corínthians 2 x 1 Vitória da Bahia (Pacaembu)
Guarani 2 x 1 Flamengo (Brinco de Ouro da Princesa)

18h30

Fluminense 2 x 2 São Paulo (Maracanã)
Atlético Goianiense 2 x 2 Avaí (Ressacada)
Atlético Paranaense 1 x 1 Grêmio (Arena da Baixada)

*****

O tempo e o placar...
elege o que houve de melhor e de pior na rodada:

O CHUTAÇO

Com três vitórias consecutivas, o SANTOS, que estava questionado depois das saídas de Robinho, André e André, e da contusão de Paulo Henrique Ganso, mostrou que pode ser um dos melhores do Brasil. Alheio ao título da Copa do Brasil (que credenciou a equipe à vaga na Libertadores de 2011), o time santista ainda tem forças para tentar a Tríplice Coroa neste ano.

A FURADA

O ATLÉTICO MINEIRO segue sem conseguir desempenho à altura de seu elenco para o Campeonato Brasileiro. Onde foi parar o bom futebol e a tradição de Vanderlei Luxemburgo para montar boas equipes em competições nacionais?

*****

Com este post, O tempo e o placar... completa 400 POSTAGENS. Muito obrigado a todos os que leram, escreveram, comentaram e estiveram aqui, construindo este espaço dedicado ao futebol brasileiro.

Nenhum comentário: