quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O poder da recuperação



O futebol brasileiro enumera algumas histórias de jogadores outrora limitados que encontram um instante de destaque - seja por uma partida bem-sucedida ou por um gol decisivo. Mas alguns atletas conseguem encontrar regularidade bem superior à que seu futebol prometia, quando iniciaram suas respectivas carreiras.

O exemplo mais recente vem do Fluminense. Em 2009, Mariano chegou ao tricolor das Laranjeiras, depois de ter certo destaque com a camisa do Atlético Mineiro. No entanto, em suas primeiras apresentações o lateral foi muito aquém do esperado, e passou a ser execrado pela torcida a cada jogo.

Mas, aos poucos, Mariano foi se destacando em meio ao "time de guerreiros" que evitou o rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado, e hoje é considerado uma das peças mais importantes do elenco tricolor. Desde a chegada de Muricy Ramalho e da ascensão do time das Laranjeiras no Brasileirão, o lateral-direita até se tornou cotado pela imprensa para ser convocado à Seleção Brasileira.

A possibilidade de uma convocação ainda soa como questionável, mas por motivos alheios ao bom momento do camisa 2 no Fluminense. A Seleção Brasileira vem de uma frustração na Copa do Mundo, passa por uma fase de renovação sob o comando de Mano Menezes e, principalmente, vê uma carência em algumas posições. Entretanto, se um dos argumentos para convocar um jogador é o momento dele em seu clube, Mariano já poderia estar em uma eventual lista do Brasil.

A única certeza dos caminhos que levaram à recuperação do seu futebol é que eles vieram das mãos de Muricy Ramalho. Uma opção para desvendar o mistério seria o fato de ele ser um jogador bem disciplinado taticamente, e que cresceu também graças ao bom momento dos bons jogadores que vestem a camisa do Fluminense. A outra que surge é do técnico perceber o talento do lateral e fazer um esquema tático no qual o camisa 2 também consegue se destacar.

Resta saber se o poder de recuperação de Mariano será efêmero ou não com a camisa do tricolor carioca. Mas, sem dúvida, o lateral do Fluminense já se consagrou como um dos muitos jogadores que conheceram os extremos, da hostilidade ao aplauso, num clube de grande expressão.

Nenhum comentário: