quarta-feira, 15 de abril de 2009

Time de tradição?



Num cenário futebolístico no qual, antes de partidas decisivas, as equipes pregam o respeito ao adversário, uma declaração que soe como provocativa pode trazer estragos para o provocador. Dirigentes, treinadores e jogadores deixam as provocações para a arquibancada, na intenção de que o futebol se restrinja ao campo.

No entanto, duas declarações depreciativas ao Flamengo tiveram ecos na parte de futebol da equipe. A primeira, às vésperas da semifinal da Taça Rio, quando o presidente do Fluminense afirmou que o rubro-negro "treme em Fla-Flu". Com a vitória flamenguista por 1 a 0 no domingo, a declaração de Roberto Horcades foi considerada uma das culpadas pela prematura eliminação tricolor, e quem defendeu esta tese foi o camisa 10 da equipe, Thiago Neves, causando um princípio de mal estar nas Laranjeiras. Horcades, por sinal, mostrou com esta provocação que não só é aliado político de Eurico Miranda como também segue o estilo do ex-ditador vascaíno - conhecido por frases bombásticas destinadas ao Flamengo ("prefiro ganhar do Flamengo a ter um orgasmo" ou "já comprei o chope pra comemorar"). Frases que seriam abafadas em campo pelo adversário.

A outra declaração veio de dentro da Gávea. Na final da Taça Guanabara, entre Botafogo e Resende, a torcida do time de General Severiano gritou "vice é o Cuca", em alusão ao fato de, quando ele dirigiu a equipe, o Botafogo foi vice-campeão do Estadual em dois anos consecutivos (2007 e 2008), ambos para o Flamengo. Agora, com ele à frente do comando flamenguista, o "estigma" de vice passaria para o outro lado. Uma provocação das arquibancadas, mas que o estilo temperamental de Cuca fez com que ela ganhasse uma dimensão maior do que merecia.

Nesta semana, o técnico falou em entrevista que estava muito sentido com a torcida botafoguense, e aproveitou para enaltecer a "nação" rubro-negra. Novamente, com o intuito de mexer com os brios da torcida e fazer com que a vontade de derrotar o rival chegue ainda mais forte aos jogadores que estarão em campo no próximo dia 19.

Mas, como apontou bem hoje Fernando Calazans no jornal O Globo, pressupõe-se que o triunfo do Flamengo sobre o Fluminense não ocorreu somente em função das declarações antes do jogo. Futebol se ganha em campo, e não através de uma ou outra fala, em especial antes da partida.

Cantado por sua torcida como "time de tradição", o rubro-negro carioca teria, então, trunfos em campo para vencer um campeonato. A afirmação de Thiago Neves e a incitação criada por Cuca somente desmerecem o Flamengo, e fazem a torcida brasileira desconfiar se a tradição flamenguista é somente movida por um orgulho ferido diante de provocações adversárias.

*****

BOLA PRO MATO

Por que cargas d'água ainda dão trela para declarações de Eurico Miranda sobre qualquer coisa que aconteça ao Vasco? Por acaso ele criou a profissão de ex-presidente e comentarista oficial de gestões atuais de clubes? Se esta moda pega...

3 comentários:

Douglas Nunes disse...

bom na verdade, usar as palavras do adversario como motivaçao nao é sinonimo de falta de tradiçao, Luxemburgo por exemplo é mestre em fazer isso e no entanto acho que no Brasil ele é um dos treinadores de maior tradiçao.

com certeza isso nao foi o motivo para o fla vencer, mas obvio que o motivou, isso com certeza ajuda, e o fla nao vai ser o primeiro e nem o ultimo a fazer isso.

Encerrando o assunto de tradiçao: Flamengo tem 1 Mundial, 1 Libertadores, 5 Brasileiros ( ou pra quem tiver a mente fechada 4), 2 copas do Brasil e 30 estaduais, no rio por exemplo ninguem tem numeros a mais em nenhuma competiçao. se fosse pra ser campeao apenas por outros falarem teriam que existir muitos Euricos, Horcades e etc

Vinícius Faustini disse...

Douglas, é neste ponto que você citou mesmo que eu quis abordar. Uma coisa é motivar os jogadores, outra coisa é dizer que a provocação adversária "decidiu" uma partida, fez com que um outro time ganhasse.

Ainda acho que o Cuca supervalorizou demais esta provocação da torcida do Botafogo, deveria deixar a história do "vice" para a arquibancada mesmo. A não ser que ele não confie em sua própria equipe ou duvide da tradição do clube...

Abraços, e obrigado pelo comentário. Apareça sempre!

Vinícius Faustini

Marcos Fontelles de Lima disse...

Douglas,

O Flu agora tem um titulo carioca a mais, pois sagrou-se campeão carioca de 2001 (ou 2002?).

O Cuca num primeiro momento, esqueceu que era um profissional, mas a assessoria deve ter lembrado o cara, evitando que ele perca "a cuca"

"Há braços"