quinta-feira, 23 de abril de 2009

Maicon classifica o Fluminense depois de 135 minutos de sufoco



O reserva Maicon saiu do banco para dar ao Fluminense a classificação diante do Águia de Marabá, do Pará. Depois de um pífio desempenho tricolor no primeiro tempo, na segunda etapa o atacante marcou dois gols e deu o passe para Eduardo Ratinho fechar a vitória por 3 a 0 da equipe das Laranjeiras sobre o Azulão do Pará no Maracanã. Agora, o time enfrentará o Goiás (que passou pelo Brasiliense) nas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Vindo de uma derrota por 2 a 1 no primeiro jogo, em Belém, o tricolor carioca jogava a "salvação" do primeiro semestre do time, depois da decepcionante eliminação diante do Flamengo na semifinal da Taça Rio. Desfalcado de Conca, contundido, e de Thiago Neves, expulso no jogo anterior por atirar uma bola num gandula paraense, o Fluminense recorria aos jovens Marquinho e Tartá para fazerem a bola chegar à dupla de ataque, formada por Éverton Santos e Fred. Este último, responsável pelo gol no fim do primeiro jogo contra o Águia (que dava ao time a "vantagem" de se classificar com uma vitória pela diferença mínima no Maracanã), afirmou que seria "inaceitável" a eliminação logo na segunda fase.

Após um susto numa cobrança de escanteio do Águia aos 45 segundos, o Fluminense começou a acuar o time paraense aos dois minutos. Em dois ataques, o time teve três escanteios consecutivos - o último, conquistado depois que o chute de Edcarlos resvalou na zaga. Aos quatro, veio a primeira chance clara do time carioca. João Paulo tentou jogada na esquerda, a bola sobrou para Éverton Santos na pequena área, mas o chute saiu fraco, para fácil defesa de Ângelo.

Dois minutos depois, Eduardo Ratinho tentou cruzamento para a área, mas novamente o camisa 1 do Águia evitou o gol. Aos nove, o Azulão paraenese quase surpreendeu ao aproveitar um buraco na zaga tricolor. Aleílson chegou livre na intermediária e obrigou Fernando Henrique a sair da área e chutar para a lateral. O Fluminense insistia em cruzamentos, mas em todos eles, os zagueiros do time do Pará conseguiam se safar, como no passe de Éverton Santos que procurava Fred, mas o zagueiro Darlan conseguiu cortar, aos 12.

Quatro minutos depois, Tartá iniciou boa jogada na esquerda, mas Éverton Santos e Fred não conseguiram alcançar a ponto de tentar acertar o fundo das redes. O camisa 7 atrapalharia uma chance tricolor aos 19. Após uma cobrança de falta, Luiz Alberto cabeceou para o outro lado tentando achar Edcarlos, mas Éverton Santos entrou na frente e cabeceou mal. Um minuto depois, Tartá fez jogada individual, mas na hora de concluir, a bola passou por cima do gol.

Aos 22, uma cobrança de falta quase surpreendeu o Fluminense. Flamel cobrou falta na esquerda e Felipe Mamão desviou para a defesa de Fernando Henrique, mas o lance já havia sido anulado por impedimento. Aos 25, em mais uma cobrança de escanteio, Fred arriscou uma bicicleta na área e por pouco o goleiro Ângelo não comprometeu a partida para o Águia de Marabá. Um minuto depois, o camisa 9 recebeu uma bola, passou pelo zagueiro, mas adiantou demais e perdeu a bola para Charles. Aos 29, Éverton Santos deu um chute rasteiro de fora da área que o camisa 1 do Águia espalmou para escanteio.

A 15 minutos do fim, quase o grito de gol veio do lado da equipe paraense. Flamel apareceu na direita e tocou para a área. A bola passou por Aleílson, e depois Felipe Mamão chutou para fora. O Águia ainda teve outra tentativa aos 33, quando Aleílson cruzou para a área e Luiz Alberto rechaçou para escanteio.

Nos minutos seguintes, duas grandes chances desperdiçadas para cada lado. Do lado tricolor, aos 34, num chute de sem-pulo de Fred, e aos 36, com Éverton Santos de fora da área, ambas paradas por defesas de Ângelo. Pelo Águia de Marabá, aos 35 Aleílson entrou livre na área, mas demorou a chutar e foi travado por Wellington Monteiro. Na jogada seguinte, Felipe Mamão entrou livre na área e chutou na barriga de Fernando Henrique.

O tricolor carioca continuava dando espaços, e aos 38, mais uma vez o time de Marabá perdeu a chance de abrir o placar no Maracanã. Flamel driblou Edcarlos na direita e cruzou para a área. Felipe Mamão desviou de cabeça e a bola sobrou para Sinésio chutar por cima do gol de Fernando Henrique. Com o 0 a 0 caminhando para o intervalo, a torcida do Fluminense começava a vaiar o time. Aos 45, o Águia teve mais uma chance em chute de Sinésio que passou à esquerda de Fernando Henrique.

Um minuto depois, João Paulo arriscou de fora da área, mas pegou muito embaixo da bola e ela foi para fora. O lateral-esquerdo foi aplaudido por sua tentativa, mas o tricolor carioca foi para o intervalo sem escapar do grito de "vergonha, time sem vergonha".

Tentando substituir as vaias por comemoração para a torcida do Fluminense, Carlos Alberto Parreira fez uma troca no ataque: Éverton Santos saiu para a entrada de Maicon. E foi através dele que começou a primeira jogada tricolor, aos 42 segundos: um lançamento para Fred tirado pela zaga. Na sobra, João Paulo levantou na área, a bola resvalou em Marquinho e sobrou para Fred mas, na marca do pênalti, o camisa 9 isolou.

Fred teve duas claras oportunidades de marcar. A primeira, com um minuto e meio, mas o chute saiu fraco. Na segunda, aos três, ele ajeitou, mas na hora de chutar encheu o pé e a bola saiu à esquerda de Ângelo. Aos seis, numa cobrança de falta do Fluminense a zaga do Águia se atrapalhou e, no rebote, Tartá cruzou para Fred, que tentou uma jogada, mas teve uma trombada com Felipe Mamão - mesmo com a reclamação do camisa 9, o árbitro Cláudio Mercante Júnior não deu pênalti. Um minuto depois, Maurício arriscou de fora da área, mas a zaga desviou o chute e Ângelo conseguiu defender.

Aos nove, novamente brilhou a estrela de Ângelo. Numa cobrança de falta, Eduardo Ratinho ajeitou para Fred chutar rasteiro, e o camisa 1 caiu e conseguiu segurar. Dois minutos depois, João Paulo cruzou da esquerda e Maicon chutou para fora.

Mas aos 12, o reserva conseguiria acertar seu chute. Maicon recebeu a bola na direita, puxou para o meio e, de perna esquerda, acertou uma bomba no canto esquerdo de Ângelo. Fluminense 1 a 0.

Passada a pressão em abrir o placar no Maracanã, o Fluminense começou a conseguir suas jogadas com mais facilidade. Aos 15, Tartá chutou pela esquerda, mas Ângelo evitou o segundo gol tricolor. Fred arriscou logo em seguida, mas a zaga conseguiu travar.

Consciente de que a derrota causaria sua eliminação na Copa do Brasil, o Águia de Marabá começou a se arriscar no ataque. Flamel entrou na direita e cruzou, mas a zaga do Fluminense conseguiu evitar que a bola chegasse a Felipe Mamão, aos 18. Um minuto depois, Flamel tentou novo chute, mas Fernando Henrique conseguiu defender.

Aos 20, Maicon iniciou contra-ataque e caiu diante de Analdo. O árbitro deu falta e aplicou o primeiro cartão amarelo do jogo para o jogador do time de Marabá. O meia Marabá foi reclamar e também recebeu cartão do árbitro Cláudio Mercante.

Com 22 minutos de partida, mais uma vez a estrela de Maicon brilhou no Maracanã. Depois de começar uma tabela no ataque, ele recebeu ótima bola de Fred e passou pelo zagueiro para tocar por baixo do goleiro Ângelo. 2 a 0 Fluminense.

Cinco minutos depois, o tricolor perdeu a oportunidade de ampliar sua vantagem. Eduardo Ratinho cruzou da direita e Marquinho, de frente para o gol, isolou a bola. Na tentativa de, pelo menos, levar a decisão da vaga para os pênaltis, o técnico João Galvão deixou o Águia mais ofensivo, tirando o zagueiro Darlan para a entrada do meia Luis Fernando, aos 28.

A 15 minutos do fim, Carlos Alberto Parreira fez sua segunda alteração no Maracanã, numa alteração defensiva: o volante Maurício deu lugar a outro volante, Romeu. E aos 32, veio o gol para sacramentar de vez a classificação do Fluminense. Em mais uma boa jogada de Maicon, o atacante entregou na direita para Eduardo Ratinho chutar rasteiro e a bola tocar na trave antes de entrar nas redes para decretar 3 a 0 para o Fluminense.

Com 38 minutos de jogo, o autor do terceiro gol tricolor saiu contundido, e foi substituído por Mariano. O técnico João Galvão ainda tentou colocar o Águia para frente (se conseguisse fazer dois gols, tomaria a vaga do Fluminense), colocando Brunno Rangel no lugar de Sinésio. O time do Pará ainda tentou em duas cobranças de falta, mas o lance que levou mais perigo veio do lado do Fluminense. A três minutos do fim, Mariano recebeu livre na direita, mas ao chutar, pegou mal na bola.

Nada que comprometesse a classificação do Fluminense no Maracanã. Depois de 135 minutos de sufoco (os 90 minutos da derrota por 2 a 1 para o Águia de Marabá no Estádio Mangueirão na quarta passada e os primeiros 45 minutos na partida de ontem), o tricolor carioca conseguiu se manter na Copa do Brasil e, graças ao grande segundo tempo de Maicon, o torneio nacional não acabou mais cedo para o time das Laranjeiras.
*****

FLUMINENSE 3x0 ÁGUIA DE MARABÁ (PA)

Estádio: Maracanã (no Rio de Janeiro).

Árbitro: Cláudio Mercante Júnior (de Pernambuco).

Gols: Maicon, aos 12 e aos 22 e Eduardo Ratinho, aos 32 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Analdo e Marabá (Águia de Marabá).

FLUMINENSE - Fernando Henrique, Eduardo Ratinho (Mariano), Luiz Alberto, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro, Maurício (Romeu), Marquinho e Tartá; Éverton Santos (Maicon) e Fred. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

ÁGUIA DE MARABÁ - Ângelo, Edickléber, Darlan (Luis Fernando) e Charles; Sinésio (Brunno Rangel), Magrão, Analdo, Flamel e Marcondes; Felipe Mamão e Aleilson. Técnico: João Galvão.

*****

BOLA PRO MATO

A discutível conduta de poupar titulares em partidas "mais fáceis" ou que valham menos foi crucial para o Santos. Preocupado com a final diante do Corínthians, o técnico Vágner Mancini decidiu poupar titulares na partida de volta contra o CSA, de Alagoas. A atitude do treinador custou a eliminação santista no torneio, com uma derrota por 1 a 0 em plena Vila Belmiro. Desclassificado da Copa do Brasil, agora o alvinegro praiano precisa fazer um bom Campeonato Brasileiro para tentar uma vaga na Taça Libertadores de 2010.

Considerado um dos melhores da "nova geração de técnicos brasileiros", Mancini cometeu uma sucessão de erros nesta partida entre Santos e CSA. Por mais que o time santista tenha uma pedreira diante do Corínthians no domingo, o título da Copa do Brasil vale (financeiramente e, principalmente, no status do futebol brasileiro) muito mais do que um Campeonato Estadual. Além disto, para que poupar jogadores no jogo anterior à primeira partida da final? Caso o resultado fosse negativo no primeiro confronto, o time poderia recuperar na finalíssima - e é bem provável que além da disputa, ainda tivesse assegurada sua vaga para o encontro com o Coritiba nas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

*****

BOLA NA ARQUIBANCADA

São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Sport garantiam suas vagas para a próxima fase da Taça Libertadores da América. O Palmeiras ainda precisa de uma vitória sobre o Colo-Colo no Chile para conseguir prosseguir no campeonato sul-americano. É o Brasil indo bem na busca de apresentar seu bom futebol à América do Sul.

4 comentários:

Fernando " Vettel " Quaresma disse...

Pois é amigo Vinicius , ótima matéria sua . Ótimos comentários tambem . A vitória do Fluminense foi sofrida mas foi merecida , graças ao talento do jovem Maicon que jogou com muita raça e tambem a inteligencia e visão de jogo do grande técnico Carlos Alberto Parreira , mexeu bem e colocou no momento certo esse fantástico menino .
Vitória da superação de um plantel limitado deixado pelo Sr. Rene Simões , que sem dúvida é um técnico bom mas para times de menor expressão ou seleções sem grandes feitos , ele não têm condições REAIS de comandar um grande clube como o Fluminense .
Bom , espero do fundo do meu coração sendo um torcedor fanático e uma depto ativo dos jogos do Flu , que o clube possa investir melhor em jogadores e dar mais ouvidos ao grande técnico Carlos Alberto Parreira .
Fica aqui a minha admiração por esse Blog maravilhoso e muito bem informado com noticias em tempo real e descrita de uma forma "Light" e objetiva . Parabens Vinicius

Marcos Fontelles de Lima disse...

Olá Fernando e Vinicius,

Eu discordo sobre o Rene Simões. Acho que ele é um cara sério... Mas tbm não tenho muitos parametros para elogiar ou criticar... Fernando ou Vinicius, podem falar mais sobre a opiniao de vcs sobre o R. Simões??

Sobre o Mancini... Lembrei do Celso Roth, no Gremio... será que o Mancini ficou receoso?

Segunda-feira, vou acordar cedo e correr pro cpu, pra ver os comentários sobre a vitória do Flamengo!! Que marra heimn!!

Vinícius Faustini disse...

Marcos,

o Renê Simões fez um bom trabalho quando o Fluminense precisou escapar do rebaixamento, trouxe a motivação que o time não teve com o Renato Gaúcho depois da história de "brincar". Mas quando foi montar uma equipe pra este ano, deixou bastante a desejar. Aí agora sobrou pro Parreira... Ah, como treinador da Jamaica e da seleção feminina, não discuto, ele fez muito bem.

Sobre o Mancini - acredito que sim, que ele ficou receoso de perder algum jogador pra final contra o Corínthians. Mas acabou subestimando o adversário, e o pior: o primeiro jogo tinha sido 0 a 0, mesmo que o Santos tivesse conseguido o empate contra o CSA, ainda assim estaria eliminado. Achei um grande erro dele.

Abraços,

Vinícius Faustini

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта otempoeoplacar.blogspot.com