quinta-feira, 9 de abril de 2009

Flamengo elimina Remo em jogo de um tempo só




O Flamengo não encontrou muitas dificuldades para sair do Mangueirão com um placar suficiente para eliminar o "jogo de volta" da segunda fase da Copa do Brasil. Com gols de Williams e Emerson no segundo tempo, a equipe rubro-negra venceu o Remo pelo placar de 2 a 0, resultado justo diante da superioridade do time no segundo tempo.

Nem mesmo o fato de o rubro-negro entrar em campo sem cinco titulares (poupados para o clássico de domingo contra o Fluminense, válido pela semifinal da Taça Rio) afastou a torcida de Belém, do Pará. 45 mil torcedores compareceram ao Estádio do Mangueirão, para assistir àquela que poderia ser a última partida do ano esportivo do Remo em nível nacional. Caso a equipe fosse desclassificada, o time paraense não teria mais compromissos oficiais (pois ainda não está nem na recém-criada Série D do Campeonato Brasileiro).

E o jogo teve um início promissor para a torcida. Logo aos 45 segundos, o Flamengo teve sua primeira oportunidade. Numa cobrança de falta, Kleberson jogou a bola para a área e quase o zagueiro Sam marcou contra. O Remo respondeu a um minuto e meio de partida. Jaime driblou um zagueiro e arriscou de fora da área, assustando o goleiro Bruno. Aos quatro, Juan recebeu passe de Kléberson, mas na hora de chutar pegou mal na bola. No minuto seguinte, Helinho entrou livre na área flamenguista e tocou para Marcelo Maciel, mas o atacante errou sua conclusão.

Aos 11, Kléberson arrancou na direita e chutou, da entrada da área, mas a zaga do Remo desviou para escanteio. O Flamengo insistiu em outros dois escanteios, sem sucesso. Depois de arriscar uma tentativa de equilíbrio nos primeiros minutos, aos poucos a equipe paraense passou a jogar nos contra-ataques. E, embora estivesse aparecendo mais em torno da área adversária, a equipe carioca pouco assustava o goleiro Adriano. A primeira atuação do camisa 1 foi evitar que o atacante Erick Flores dominasse uma bola lançada por Ibson. Nesta altura, a partida já parecia entrar num ritmo mais cadenciado, muito embolado nas intermediárias.

Aos 20, o Remo teve uma grande chance de surpreender o Flamengo. Jaime dominou a bola na intermediária e encontrou Marcelo Maciel livre. O atacante tentou cruzar para a área e acabou isolando a bola. Logo em seguida, Jaime tentou nova jogada, desta vez com Toninho, mas o passe saiu errado. Aos 24 minutos, Everton Silva fez falta em Edinaldo e levou o primeiro cartão do Flamengo na partida (o primeiro do jogo foi para o lateral Ramón, do Remo). Na cobrança, Jaime acertou a barreira. Dois minutos depois, Ibson tentou jogada na meia-lua mas adiantou demais a jogada. No lance seguinte, o Flamengo recuperou a bola, que sobrou para Emerson na direita. O atacante deu um ótimo chute que acertou a trave de Adriano.

O Remo teve nova chance de abrir o placar com Beto, mas seu chute passou por cima do travessão. Embora tivesse uma leve superioridade, o Flamengo não conseguia boas jogadas de área, e acabava recorrendo a tentativas de longe para abrir o placar no Mangueirão. Uma delas foi ao 37, com Kléberson, mas a bola caiu facilmente nas mãos de Adriano. A partida passou a ter um número maior de faltas nos últimos cinco minutos, e as poucas chances vieram em decorrência dela. Como a falta que Jaime lançou para área aos 43 minutos e foi neutralizada pela zaga rubro-negra. O empate em 0 a 0 foi reflexo da atuação dos goleiros Bruno, do Flamengo, e Adriano, do Remo, que somente apareceram em reposição de bola e cobranças de tiro de meta.

O Flamengo voltou no segundo tempo com uma alteração no ataque: saiu Erick Flores para a entrada de Fierro. Com um minuto, já veio a primeira chance rubro-negra: Kléberson cruzou para a área, mas Emerson não alcançou a bola. No lance seguinte, Juan sofreu falta de Ramón na esquerda da área. Kléberson cobrou-a num chute que passou por cima do travessão. Aos cinco, Emerson recebeu uma bola em cima da linha da grande área e deu um chute perigosíssimo, que passou perto da trave de Adriano. Aos 10, o treinador Artur Oliveira fez sua primeira substituição: Levy entrou no lugar de Ramón, provavelmente porque o lateral-direita já estava com cartão amarelo.

O domínio rubro-negro no início do segundo tempo se transformou em superioridade no placar aos oito minutos. Depois da cobrança de escanteio, Emerson chutou em direção ao gol. A bola bateu em Ibson, mas Williams aproveitou para colocar no fundo das redes. Flamengo 1 a 0.

Três minutos depois, o time da Gávea teve a chance de ampliar desperdiçada no preciosismo de seus jogadores. Emerson, Ibson e Toró tentaram chutar na direção do gol de Adriano, mas em todas a demora em chutar permitiu a recuperação da zaga do time paraense. Na última tentativa, Juan chutou uma bola na trave.

Aos 13, por pouco o Remo não empata em uma cobrança de falta. Jaime chutou fraco, mas a bola quicou e atrapalhou Bruno a defender. Marcelo Maciel ainda tentou, mas o goleiro rubro-negro conseguiu recuperar a tempo de jogar a bola para escanteio. O atacante saiu de campo aos 15, para dar lugar a Bebeto. Era a tentativa de um novo fôlego no ataque paraense.

Mas, um minuto depois, o Flamengo chegou ao seu segundo gol. Fierro aproveitou escanteio mal cobrado pelo Remo e lançou Emerson na direita. Desmarcado, o camisa 11 entrou na área e, com tranquilidade, desviou de Adriano para marcar seu segundo gol em dois jogos pelo rubro-negro. O domínio da equipe era tanto que aos 20 minutos a torcida já se dava ao luxo de gritar "olé".

O Remo fez sua terceira substituição, retirando Jaime para a entrada de Gegê. Aos 23 minutos, Gegê tocou para Toninho, que pegou muito embaixo na bola e a colocou para longe do gol. No minuto seguinte, Airton, com cãimbras, saiu de campo para a entrada de Thiago Salles.

Tentando diminuir a diferença de dois gols - para forçar uma segunda partida no Rio de Janeiro - o Remo começou a sair mais para o jogo. Numa de suas tentativas, a equipe paraense teve uma cobrança de falta. Bebeto arriscou, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora do gol de Bruno, aos 27.

O Flamengo passou a atuar em ritmo de treino, se preocupando somente em administrar o resultado. O time só voltou ao ataque aos 35, quando Kléberson recebeu bola de Juan, mas finalizou para fora. Um minuto depois, o Remo levou perigo ao gol rubro-negro, numa cabeçada de Bebeto que acertou o travessão de Bruno.

Aos 38, Williams, contundido, deu lugar a Lenon. O Remo parecia nervoso e tentava, a todo custo, cavar faltas (inclusive Helinho tentou cavar um pênalti, aos 41). Nos últimos minutos, o Flamengo se limitou à troca de passes, enquanto a torcida paraense ia ao delírio gritando "olé" a cada acerto dos jogadores.

Com a vitória por 2 a 0, o Flamengo passa para a terceira fase da Copa do Brasil, na qual enfrentará o vencedor do confronto entre Fortaleza e Paraná. E, agora, volta suas atenções para o segundo turno do Campeonato Estadual, esperando que sua equipe titular tenha um bom resultado no domingo.
*****

REMO 0x2 FLAMENGO

Estádio: Mangueirão, no Pará.

Árbitro: José Henrique de Carvalho (de São Paulo).

Gols: Willams aos oito e Emerson aos 16 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Ramón, Rogério Corrêa, Beto (Remo), Everton Silva, Wellinton, Airton e Williams (Flamengo).

REMO - Adriano, Ramón (Levy), Sam, Rogério Corrêa e Edinaldo; Beto, Marlon, Toninho e Jaime (Gegê); Marcelo Maciel e Helinho. Técnico: Artur Oliveira.

FLAMENGO - Bruno, Everton Silva, Airton (Thiago Sales), Wellinton e Juan; Williams (Lenon), Toró, Ibson e Kléberson; Erick Flores (Fierro) e Emerson. Técnico: Cuca.

2 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Bom dia Vinicius,

Minha esposa ficou muito triste com a derrota do leão azul diante do Urubu!!! Azar nos jogos, sorte no amor!! hahahaha

Eu queria uma vitória do Flamengo por apenas 1x0, pois queria logo "pagar" a punição com um jogo em Volta Redonda, contra uma equipe fraca.

Houve um equivovo de sua parte, logo no segundo parágrafo, pois o remo ainda tem compromisso oficiais este ano: domingo enfrenta o rival Paysandu, pelo campeonato paraense e aí sim, em caso de derrota da equipe azulina, são eliminados e TALVEZ dão adeus para a temporada 2009, visto que depende de algumas situações para disputar a recém-criada série D do campeonato brasileiro de futebol.

Alguns jogadores do remo, no qual eu já bati bola: Sam, Helinho, Marcelo Maciel, Artur Oliveira e Bebeto. No caso o Artur Olveira é o treinador e que já jogou futebol pelo Botafogo.

Entre todos os citados, o Bebeto é o que tenho mais amizade. Ah! O Bebeto, quando era do Paysandu, veio passar 3 meses no Rio de Janeiro, treinando e jogando jogos sem expressão, numa especie de acordo e "intercambio" criado pelas duas equipes: Flamengo e Paysandu. Na época ele era muito novinho...

Ah! Ele é sobrinho de um ex-ídolo do futebol paraense, o andarilho Edil, conhecido em Belém, como Bradock (quando atuava pelo remo) ou por Highlinder (quando atuava pelo Paysandu).

Eita, já falei demais... hahahaha foi mal!

"Há braços"

Marcos!

Vinícius Faustini disse...

Oi, Marcos,

mais uma vez eu me expressei mal. Sobre o Remo não ter mais compromissos este ano, eu estava me referindo em nível nacional, pegando justamente o fato de ele talvez não estar na Série D do Campeonato Brasileiro. Mas vou corrigir lá agora.

Abraços,

Vinícius Faustini