sábado, 25 de abril de 2009

Saga alvinegra no Paulistão



Em compasso de espera para o fim da saga de mais um estadual, o Campeonato Paulista chega ao seu penúltimo capítulo amanhã. Depois de 25 anos da última decisão entre eles, Corínthians e Santos se enfrentarão na corrida para decidir quem é o melhor alvinegro de São Paulo.

Ambos foram muito bem sucedidos nos confrontos das semifinais do torneio - duas vitórias nos dois jogos, e sobre times que, teoricamente, eram superiores aos dois. O Corínthians derrubou o favoritismo do afamado melhor time do país, o São Paulo, com vitórias por 2 a 1 e 2 a 0. Enquanto isto, o Santos eliminava o Palmeiras, até o momento melhor time do Paulistão, com duas vitórias por 2 a 1.

Embora clássicos não apontem favoritos, pelo retrospecto de anos anteriores os alvinegros surpreenderam ao chegarem na final. Recém-saído da Segunda Divisão do Brasileiro (foi campeão da Série B do ano passado), o alvinegro do Parque São Jorge conseguiu um bom passo na recuperação de sua autoestima, valorizando o bom trabalho que o técnico Mano Menezes iniciou no ano passado.

O time deu sorte em contratações como Cristian e Jorge Henrique e, principalmente, vem comprovando que a aposta no futebol de Ronaldo está bem sucedida. Entretanto, a dependência exclusiva do camisa 9 no domingo (em especial porque seu companheiro de ataque, Dentinho, está suspenso, e o reserva imediato, Souza, tem sido um fiasco vestindo a camisa corintiana) pode comprometer a primeira partida corintiana desta final do Campeonato Paulista.

Com um elenco bem modesto (em especial porque contratações de destaque como o meia Lúcio Flávio não deram certo), o Santos veio desacreditado no torneio, a ponto de ter se classificado somente nos últimos minutos da última rodada. Só que o técnico Vágner Mancini, aos poucos, foi armando bem sua equipe, achando o bom futebol de jogadores como o meia Paulo Henrique e o oportunista Kléber Pereira. Aliado a isto, o Peixe acertou ao investir no futebol de Madson (depois de ele ter se destacado mesmo na campanha do rebaixamento do Vasco no ano anterior) e no jovem talento do atacante Neymar.

No entanto, a final do Paulistão acabou ganhando uma dimensão maior para os lados da Vila Belmiro. Visando manter o time descansado para o primeiro jogo da decisão, o técnico Vágner Mancini escalou uma equipe mista na segunda partida contra o CSA, de Alagoas. Os santistas perderam por 1 a 0 e acabaram desclassificados prematuramente da Copa do Brasil. Agora, resta ao time provar aos torcedores que a medida do treinador valeu a pena - com a conquista do Estadual de São Paulo.

Do lado corintiano, a vontade de mostrar aos torcedores um bom resultado do trabalho de reestruturação do time após anos de abandono. Do lado santista, a ânsia por não desmotivar a torcida depois de um tropeço recente numa competição nacional. Ao que parece, os alvinegros têm muitos motivos para almejar a glória de ser o melhor de São Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nobre colega de trabalho ,

Suas matérias são maravilhosas , dá gosto de ler o que você escreve . Acaba saindo de uma forma clara e objetiva as suas palavras .

Sobre Santos x Corinthians , será um jogo emocionante durante os 180 minutos . Com certeza o Ronaldo irá entrar com muita vontade e posso até enxergar aquele Ronaldo da Copa de 2002 , que ninguem acreditava e deu o seu máximo contra a Alemanha e marcou dois gols que deram o penta campeonato a nossa seleção . Por outro lado , temos o menino Neumar . Ele já emosntrou que têm personalidade apesar da pouca idade ( 17 anos ) e será um trunfo para a equipe do litoral paulistano . Tambem não podemos esquecer do Kleber Pereira que é um atacante perigoso e a bola redondinha que o jogador Maddson vem jogando pelo clube santista .

Espero um grande jogo , com fortes emoções e peço muito a Deus que as duas torcidas possam se comportar e nãoe stragar esse grande espetáculo chamado futebol .

Abraços