quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pega na mentira...?



Não, O tempo e o placar... não aposentará o assunto futebol para destinar este espaço a falar de música. Este blogue somente pediu auxílio a dois craques da Música Popular Brasileira que, em letra e música, fizeram uma tabelinha para brincar com o dia de hoje.

Como é de hábito no calendário universal, o primeiro dia do mês de abril é considerado o "Dia da Mentira". Desde que o monarca francês Carlos IX, em 1564, estipulou que a virada do ano passasse a ser oficialmente no primeiro dia de janeiro (e não em primeiro de abril), convencionou-se dedicar este dia a fazer brincadeiras, dar anúncios estapafúrdios e, ao final, gritar-se a frase "primeiro de abril".

Valendo-se desta brincadeira, Erasmo Carlos dedicou uma das faixas de seu LP Mulher, de 1981, a enumerar mentiras para, ao final de cada estrofe, entoar o refrão "pega na mentira...". A canção, feita em parceria com Roberto Carlos, dedicou seu primeiro verso a falar de uma mentira ligada ao futebol.

"Zico tá no Vasco, com Pelé", dizia a letra dos compositores vascaínos. Uma mentira que eles jamais imaginariam que ia acontecer, em especial porque ambos os jogadores viveram numa época na qual não era corriqueiro um jogador trocar de clube. No entanto, as "mentiras" aconteceram, em dois momentos diferentes da história do futebol brasileiro.



Em 1993, o "Galinho de Quintino" ZICO, o melhor jogador que vestiu a camisa do Flamengo, deixou de lado a grande rivalidade entre flamenguistas e vascaínos para vestir a camisa do Vasco numa ocasião muito especial. Em fevereiro daquele ano, ocorreu a despedida dos gramados de outro craque contemporâneo dele - Roberto Dinamite. Zico esteve presente na festa, e durante 45 minutos vestiu a camisa cruzmaltina, na partida entre Vasco e La Coruña. O jogo terminou com vitória do clube espanhol por 2 a 0, no Maracanã.



Um ano antes de sua consagração na Copa do Mundo de 1958, Pelé atuou com a camisa de seu clube de coração, o Vasco, em três ocasiões. Como o calendário era um pouco mais espaçado naquela época, era comum ser formado um "combinado" (escalação mesclando jogadores de duas equipes) para a realização de partidas amistosas. Foi o que aconteceu em 1957, quando Santos e Vasco se reuniram para jogar quatro partidas.

Em terras cariocas, o "Combinado Santos-Vasco" utilizou a camisa vascaína, e venceu o Belenenses, de Portugal, por 6 a 1 (com três gols de Pelé),e empatou em 1 a 1 contra o Zagreb, da Iugoslávia, e contra o Flamengo (em ambas, o gol do "combinado" foi marcado por Pelé). Ainda ocorreu um jogo em São Paulo, desta vez com os jogadores vestindo a camisa do Santos - um empate em 1 a 1 com o São Paulo, e o gol do "combinado" novamente marcado por Pelé.

Deixo vocês com a letra de Pega na mentira, canção feita na década de 1980, mas que traz muitas verdades das situações do país. Afinal, Roberto e Erasmo também sabem da graça que é pegar alguém na mentira.

PEGA NA MENTIRA - Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Zico tá no Vasco, com Pelé
Minas importou do Rio a maré
Beijei o Beijoqueiro na televisão
Acabou-se a inflação
Barato é o marido da barata
A Amazônia preza sua mata-ta-ta


Pega na mentira, pega na mentira...
Corta o rabo dela
Pisa em cima, bate nela
Pega na mentira...

Já gravei um disco voador
Disse a Castro Alves seu valor
Em Copacabana não tem argentino
Sou mais moço que o menino
Vi Papai Noel numa favela
O Brasil não gosta de novela...


Pega na mentira, pega na mentira...
Corta o rabo dela
Pisa em cima, bate nela
Pega na mentira...

Sônia Braga é feia, não é boa
Já não morre peixe na lagoa
Passa todo mundo no vestibular
O amor vai se acabar
Carnaval agora é um dia só
Sem censura e guaraná em pó, pó, pó...

Pega na mentira, pega na mentira...
Corta o rabo dela
Pisa em cima, bate nela
Pega na mentira...

*****

BOLA PRO MATO


Não foi primeiro de abril. A partida entre Macaé e Vasco (com vitória vascaína por 1 a 0), marcada para uma terça-feira, às 21h50, levou o público de 5 mil pessoas ao Maracanã. Uma brincadeira de mau gosto da Federação do Estado do Rio de Janeiro.

*****

BOLA NA ARQUIBANCADA

Qual mentira absurda os leitores de O tempo e placar... gostariam que acontecesse de verdade no futebol brasileiro? Comentários abaixo!

Um comentário:

Marcos Fontelles de Lima disse...

hahahaha

Conseguiste juntar duas paixões em um post só!!!

rolou um troca-troca entre Flamengo e Fluminense: O Flu cedeu o Fred e o Flamengo cedeu Obina. Esta é a mentira que eu quero ver...

Sérgio Noronha é paraense... me disseram, não sei se é verdade... mas como se diz na minha terra: "ele é açai de 1 real, fraquinho, fraquinho..."

"Há braços"