domingo, 5 de abril de 2009

Embate desnecessário



Os campeonatos estaduais chegam à reta final de suas respectivas fases classificatórias e mantêm a característica que a Confederação Brasileira de Futebol estipulou para a última rodada de qualquer torneio. Todos os jogos acontecerão no mesmo horário - 16h - para ninguém entrar em campo sabendo dos demais resultados.

No entanto, esta conduta no Campeonato Carioca parece discutível. Costuma-se evitar coincidência de dia ou de horário em jogos do Flamengo e do Vasco (duas torcidas consideradas como as mais violentas da cidade), mas o embate é inevitável na última rodada. Costumava-se, inclusive, colocar o Clássico dos Milhões como último compromisso das equipes na tabela do Estadual.



Neste 2009 a situação ficou diferente. Como a equipe cruzmaltina teve um pífio 2008, a Federação Estadual do Rio de Janeiro priorizou a realização de um confronto entre Flamengo e Fluminense na última rodada do torneio. Ao Vasco, entregaram como último compromisso da fase classificatória um encontro com o Bangu, em São Januário.

Só que, ao tomar esta atitude, a Federação se esqueceu de uma "lógica" para tentar amenizar a violência entre as torcidas adversárias. Em um jogo entre as duas equipes no Maracanã, a tendência seria as possibilidades de incidentes se concentrarem nas imediações do estádio - assim, a violêncida seria coibida pela polícia com menos dificuldade. Com a torcida rubro-negra indo rumo ao Maracanã e a vascaína partindo rumo a São Januário em horários simultâneos, a possibilidade de encontros durante o trajeto fica bem considerável.

Se o Estadual do Rio de Janeiro tem a tabela feita explicitamente para afagar o ego dos quatro grandes, por que não evidenciar isto na última rodada, como já faz o Estadual de São Paulo? Na última rodada do Paulistão (também hoje), não haverá nenhum clássico, e boa parte dos "grandes" estará em viagem rumo ao interior para cumprir a tabela.

Sensação de mera formalidade na tabela fica ainda mais clara no panorama do Flamengo e Fluminense de hoje. Ambas as equipes estarão recheadas de reservas, pois a dupla Fla-Flu já está classificada para a semifinal. Com isto, o resultado não terá impacto nem na Gávea nem nas Laranjeiras. Talvez fizesse mais diferença colocar o Clássico das Multidões no meio do campeonato, quando a conquista pelos três pontos fosse mais importante.

A algumas horas de começar a última rodada do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, a espera é que o embate entre as equipes tenha ao menos um pouco de emoção dentro das quatro linhas. E, principalmente, que fora das quatro linhas não tenha nenhuma daquelas emoções desagradáveis causadas pelo vandalismo de pretensos torcedores que maculam a imagem do futebol.

Nenhum comentário: