terça-feira, 14 de abril de 2009

Aqui se comemora, aqui se julga



Conforme o amigo e praticamente coautor de O tempo e o placar... Marcos Fontelles apontou em um dos comentários do post passado, o herói corintiano da virada sobre o São Paulo (no jogo de anteontem pela semifinal do Campeonato Paulista) apresentou um jeito controverso de comemorar seu gol. Ao garantir a vitória por 2 a 1 do Timão, o jogador fez gestos obscenos na direção da torcida são-paulina.

Além de ganhar a hostilidade do São Paulo, Christian pode ser suspenso por até 10 partidas, mesmo com o árbitro não relatando na súmula de sua atitude. Atualmente, muitos jogadores são julgados e condenados por lances ocorridos fora do alcance do olhar de juiz e bandeirinhas.

Este tipo de gesto não é tão novo no cenário do futebol brasileiro. Nos últimos tempos, as provocações das torcidas passaram a ser transmitidas para os jogadores. Em vez de comemorarem com torcedores do clube que eles defendem, eles decidem se dirigir ao torcedor adversário, para fazer um tipo de provocação ofensiva, que semeia ainda mais a rixa futebolística. Caso do Créu, funk que poluiu as rádios do país e cuja coreografia foi reproduzida em campo na comemoração de jogadores como Thiago Neves (do Fluminense) e Souza (na época no Flamengo) no Estadual do Rio de Janeiro no ano passado.



No entanto, algumas vezes esta maneira desagradável de ir em direção à torcida ocorre em outros lances que não a comemoração de um gol. Foi assim em 1995. Formando o "ataque dos sonhos" do Flamengo ao lado de Romário e Sávio, o atacante Edmundo retribuiu uma provocação de torcedores do Vasco de uma forma bem baixa (mostrada na foto ao lado).


A torcida vascaína também foi alvo de uma ofensa gestual de outro atacante de destaque nos anos 90. E com um dado curioso: desta vez, quando ele vestia a camisa cruzmaltina. No ano de 2002, ao final de um jogo no qual o Vasco venceu o Bangu por 5 a 1, Romário respondeu aos gritos hostis da Força Jovem com o mesmo gesto que, domingo, Christian fez para a torcida do São Paulo.




Por acasos do atual futebol (que traz um constante troca-troca de jogadores entre os clubes), Edmundo e Romário acabaram voltando a jogar no Vasco - recebendo o carinho da torcida e trazendo títulos importantes para o time de São Januário. Com Edmundo, o Vasco ganhou seu terceiro título Brasileiro, em 1997, que credenciou a equipe a disputar a Taça Libertadores no ano do centenário (torneio do qual o Vasco seria campeão, mas sem Edmundo no elenco). Ele tornaria a vestir a camisa cruzmaltina em outras oportunidades - 1999, 2003 e 2008 - mas sem o mesmo sucesso. Com Romário, vieram para o Vasco os títulos das Copas Mercosul e João Havelange. Através da camisa 11 vascaína, Romário recebeu alguns prêmios de artilheiro, e o milésimo gol na carreira aconteceu com a camisa do clube pelo qual iniciou sua trajetória, e em São Januário.

Com as tantas idas e vindas do futebol brasileiro, Christian deveria tomar cuidado. Quem sabe se amanhã ele não se torna um jogador do tricolor paulista? A torcida do São Paulo irá apagar a "comemoração" dele na vitória do Corínthians por 2 a 1? No Brasil, todas as torcidas trazem uma grande certeza: aqui se comemora, aqui se julga.

*****

Obrigado, Marcos, por mais uma coautoria. O tempo e o placar... agradece.

4 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Vinícius, ainda não li a post, e antes de eu ler e comentar, passo a palavra, ops o teclado para minha esposa, fzr um comentário sobre a contusão do Rogério Ceni:

"Achei cômico a descrição da Glenda (apresentadora do Globo Esporte)em relação à radiografia do tornozelo do Rogério Ceni: mostrou o que todo mundo (até cego) poderia perceber....os pinos e a placa de titânio..mas o principal não está em foco: como um atleta pode fraturar a fíbula sozinho, ou seja, sem dividida de bola, por exemplo??? Provavelmente, esse trauma foi decorrente de lesões repetitivas do osso, geralmente relacionadas ao mau preparo físico....Que tal rever tantas outras lesões devido a este fator? Foram acometidos tantos jogadores, até o Fenômeno...."

Marcos Fontelles de Lima disse...

Vinicius,

Eu iria comentar JUSTAMENTE (como dizia o Juvenal Antena) o fato de o goleador ser negociado pro São Paulo... Como vc mesmo disse... nos casos de Romário e Edmundo, a torcida perdoou (eu não perdoaria) pq eles fizeram por onde... e se o Cristhian for negociado e decepcionar? na hora a imprensa e a torcida vão lembrar este fato ocorrido nas semifinais de 2009 do Paulistão.

Na minha opinião, a pior das piores foi uma que ocorreu numa cidade beeem distante do Rio de Janeiro, em Belém, quando um jogador literalmente expos a genitália em direção a torcida rival... Vc viu esse lance? lembra dele? Qq coisa procuro no youtube...

"Há braços"

Marcos Fontelles!!

Viu como criar polêmica é um dom aqui de casa hahahaha. Minha esposa não queria que eu citasse este fato ocorrido em Belém do Pará...

Vinícius Faustini disse...

Marcos,

primeiramente, acalme sua esposa. Não vou achar que Belém é terra de pessoas que andam mostrando cotocos e genitálias por aí...hahaahah.

Em seguida, quero agradecê-la E MUITO por colocar aqui neste espaço uma opinião médica sobre a fratura do Rogério Ceni. Só que o que me chama ainda mais atenção é o fato disto acontecer quando ele não está no gol, e sim num treino recreativo. Emerson já foi cortado de uma Copa do Mundo porque estava brincando de goleiro num treino. Agora, o Ceni se machuca "sozinho" (ou não, como disse a sra. Fontelles de Lima) sem estar na posição que joga.

Concordo sobre o Christian. E imagina se amanhã ele vai embora do Corínthians? Podem aparecer muitos clubes ou nenhum. E, quem sabe, se o São Paulo seria um time interessado no passe dele SE NÃO FOSSE AQUELE LANCE.

Abraços,

Vinícius Faustini

Marcos Fontelles de Lima disse...

Na verdade ele estava na posição de goleiro sim... mas foi sair na bola numa espécie de carrinho...

Lorena, como jah te disse, foi atleta de voley e principalmente basquete. Logo ela adora esportes!! Ela esta trabalhando com esporte inclusive, pois ela é da equipe de saúde dos atletas da Marinha do Brasil. Acompanha diversos esportes... logo, ela lê sempre que pode o seu blog!!

a MB está com nomes importantes do cenário nacional, representando-os em diversos esportes...