terça-feira, 21 de abril de 2009

Colorado com sobras



Enquanto a torcida do Rio de Janeiro adiou para o início de maio o momento de conhecer seu novo campeão estadual, outros estados já apresentam seus vencedores de 2009. Um deles veio do Sul do Brasil. Desde domingo, o Rio Grande do Sul tem coloridas as tintas coloradas do Internacional, que venceu com sobras o Campeonato Gaúcho - em 11 jogos, foram oito vitórias e três empates. A equipe também fez o artilheiro e o vice-artilheiro do torneio - respectivamente, Taison (com 15 gols) e Nilmar (com 13).

Sem dúvida, um belo começo para as comemorações do centenário do Internacional. A soberania do colorado gaúcho ficou em evidência no resultado da final do Campeonato Gaúcho. Assim como no ano passado, o Inter sagrou-se campeão com uma goleada por 8 a 1, desta vez sobre o Caxias, com direito a sair do primeiro tempo já com a vantagem de 7 a 0 no placar.

No entanto, a conquista do Internacional ainda é discutível por muitos jornalistas esportivas. Fernando Calazans, no jornal O Globo, diz que é cedo para colocar o Inter dentre os melhores do país, pois o adversário do jogo decisivo está atualmente disputando a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. Em seu blogue pessoal (um dos endereços favoritos de O tempo e o placar...), o comentarista Lédio Carmona apontou que, por mais que os estaduais tragam a possibilidade dos "grandes" do país se esbaldarem, nenhum time chegou perto do aproveitamento que o Internacional apresentou.

Alguns tentam desmerecer o Estadual do colorado alegando que ele aconteceu porque o Grêmio se deu mal ao priorizar a Taça Libertadores da América - a má campanha no Gauchão antecipou a realização do Gre-Nal para as quartas-de-final do campeonato. Só que o tricolor gaúcho foi derrotado em todos os encontros diante de seu rival no ano de 2009, nas quais ambos os times jogaram com suas equipes titulares.

São dados como estes que sinalizam que o time treinado por Tite ainda pode ser motivo de muitas alegrias nos 100 anos do Internacional. Resta agora saber se o futebol dos colorados continuará vencendo com sobras em dimensões maiores que as do Sul do Brasil.

*****

BOLA PRO MATO

As duas partidas das semifinais do Campeonato Paulista chamaram atenção de maneiras diferentes. A de domingo pelo jogo em si, e a de sábado pelo antijogo.

No Palmeiras e Santos de sábado, infelizmente o bom futebol santista foi ofuscado pela maneira estranha como o zagueiro Domingos provocou o meia palmeirense Diego Souza - o que, naturalmente, não justifica o descontrole do jogador e menos ainda a rasteira que ele deu no santista. É lamentável que ainda haja a catimba de um jogador entrar em campo só para forçar a expulsão de um dos destaques da outra equipe (ainda mais com o Santos em vantagem no placar em pleno Parque Antarctica, em ótima partida de Madson).

No duelo entre São Paulo e Corínthians, mais uma vez Ronaldo driblou as dúvidas em relação à recuperação de seu futebol (inclusive a deste pretenso cronista esportivo que vos escreve), marcando o segundo gol da vitória corintiana por 2 a 0. Mesmo acima do peso, o atacante venceu na corrida os zagueiros são-paulinos e facilmente tirou do goleiro Bosco a chance de defesa. O camisa 9 respondeu em campo à provocação de um dirigente do São Paulo que o chamou de "ex-jogador". Agora, o estado de São Paulo fica na espera para ver qual alvinegro será o melhor de terras paulistas neste ano.

Nenhum comentário: