segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gol contra empata a decisão carioca



Pela segunda vez em duas semanas, o zagueiro Emerson prejudicou o Botafogo com a infelicidade de um gol contra. Superior durante todo o jogo, o alvinegro vencia por 2 a 1 até os 39 minutos da segunda etapa - quando um desvio dele empatou a partida. O placar de 2 a 2 faz com que a disputa entre Flamengo e Botafogo continue em igualdade na partida decisiva. O Botafogo é que pode sair desfavorecido, se o meia Maicosuel e o atacante Reinaldo não se recuperarem a tempo das contusões que os tiraram da partida de ontem.

Depois da catimba entre os times, que se recusavam a mostrar a escalação antes do adversário, Botafogo e Flamengo entraram em campo ao mesmo tempo. Cuca e Ney Franco, então, mostraram suas "novidades" para suprir os desfalques. Sem Airton, vetado por contusão, o treinador rubro-negro escalou Wellinton. No lugar de Thiaguinho, expulso na final da Taça Rio, Ney Franco decidiu iniciar a partida com Eduardo (em seu primeiro jogo na temporada).

No primeiro minuto, Kléberson deu o primeiro chute do clássico, mas a bola saiu fraca, à direita do gol de Renan. Dois minutos depois, o Botafogo respondeu. Em jogada iniciada por Eduardo, Victor Simões arriscou também de fora da área, à direita do gol de Bruno. Na jogada seguinte, Maicosuel chegou com perigo na direita botafoguense e Williams o parou com falta. O próprio camisa 10 fez um cruzamento para a área e obrigou Bruno a espalmar para frente. Juan tentou aproveitar o ataque, mas a zaga do Botafogo neutralizou.

Aos sete, nova tentativa de fora da área do Botafogo. Ao pegar um rebote de uma jogada, Alessandro encheu o pé, mas a bola passou por cima. O bombardeio alvinegro continuou aos nove, com uma bola de Leandro Guerreiro salva por Ronaldo Angelim e, em seguida, com um chute rasteiro de Reinaldo que Bruno foi obrigado a espalmar.

Aos 13, Bruno mais uma vez salvou o Flamengo, ao cortar um cruzamento de Maicosuel na direita. Um minuto depois, o time rubro-negro respondeu com um chute de Kléberson que Renan encaixou com dificuldade. Aos 15, Léo Moura cobrou falta que Maicosuel fez em Ibson, a bola passou por Ronaldo Angelim e Juan emendou de fora da área, por cima do travessão.

Aos 19, Williams foi desarmado por Reinaldo mas a bola sobrou para Emerson. O atacante passou por um zagueiro e encontrou Juan na área. O lateral dominou a bola mas foi derrubado por Alessandro dentro da área. Pênalti. O próprio Juan cobrou rasteiro, no canto direito de Renan. Flamengo 1 a 0.

Três minutos depois, o rubro-negro perdeu chance de ampliar sua vantagem. Léo Moura cobrou falta na esquerda e Fábio Luciano chutou, mas a bola foi para fora. O Botafogo tentou responder em chute de Eduardo, mas a bola explodiu em Fábio Luciano. Na volta, Leandro Guerreiro tentou jogada na esquerda, a jogada sobrou para Maicosuel, que entrou na área e, após passar por Juan caiu, mas o árbitro Rodrigo Nunes de Sá mandou seguir, aos 24.

O time de General Severiano partia para o ataque, deixando a zaga exposta para os contra-ataques rubro-negros. Por duas vezes, o goleiro Renan salvou o segundo gol do Flamengo. Primeiro, aos 27 em chute de Léo Moura que explodiu no goleiro, e em seguida, em chute de Ibson, aos 28 que ele encaixou. Dois minutos depois, o Botafogo chegou perto do empate em chute de fora da área de Maicosuel que passou por cima do travessão.

Após mais uma cobrança de escanteio do camisa 10 alvinegro, Bruno espalmou e a bola foi para o pé de Juan. O camisa 6 iniciou jogada pela esquerda e depois de tentar com Ibson e Emerson, a bola sobrou para Léo Moura, que chutou para fora, aos 33. Na jogada seguinte, Williams tentou na esquerda, mas ao dar o passe, a zaga botafoguense neutralizou.

O Botafogo partiu para o ataque e através do seu melhor jogador deu início à busca pelo empate. Maicosuel partiu para a área e foi derrubado na meia-lua. Na cobrança, ele deixou a cobrança para Juninho. O chute do zagueiro saiu rasteiro, no meio das pernas da barreira, e entrou no canto oposto em que Bruno estava. Era o gol do 1 a 1, aos 35.

O empate animou o alvinegro, que teve uma boa chance em jogada individual de Maicosuel, que abusou do preciosismo e perdeu a chance de um bom chute aos 37. No minuto seguinte, Eduardo lançou Victor Simões na área, mas Ronaldo Angelim conseguiu combater. A cinco minutos do fim, Maicosuel achou Fahel livre na direita, mas o meia chutou mal na hora de concluir.

Quando o primeiro tempo estava prestes a terminar, mais uma vez a estrela de Maicosuel conduziu o Botafogo a um gol. O camisa 10 cobrou falta na esquerda e Reinaldo se antecipou a Ibson para colocar a bola no fundo das redes de Bruno. Botafogo 2 a 1, aos 43. Sem acréscimos, o jogo foi para o intervalo com vantagem botafoguense.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com uma substituição no ataque. Zé Roberto, apagado na primeira etapa, foi sacado para a entrada de Josiel. Mas foi do lado botafoguense que vieram as primeiras jogadas da etapa final. Antes do primeiro minuto, Maicosuel lançou Victor Simões na esquerda e foi derrubado, mas o árbitro deu falta do atacante. Com um minuto e 40 segundos, Leandro Guerreiro iniciou jogada no meio, mas prendeu demais a bola e desperdiçou uma oportunidade. Aos quatro, Fahel chegou na esquerda e tocou para Victor Simões. Ele entregou para Reinaldo, mas o chute do camisa 7 saiu mascado, para fácil defesa de Bruno.

Com o ataque bem marcado, o Flamengo tentou o empate através de cobrança de bola parada. Juan lançou para a área e o goleiro Renan quase se complicou na hora de defender. No minuto seguinte, Ney Franco fez sua primeira alteração: o lateral-esquerda Eduardo foi trocado por Gabriel.

Aos oito, Maicosuel fez uma boa jogada no lado direito e foi parado por Juan com falta. Enquanto ele estava caído, o lateral ameaçou o adversário e houve um princípio de confusão. No rebote depois da cobrança de falta, Alessandro emendou de fora da área e a bola quicou antes de Bruno espalmar para escanteio, aos nove.

Aos 16, uma alteração para cada lado. No Botafogo, Maicosuel, com uma forte contusão, deu lugar a Renato. Do lado rubro-negro, Cuca colocou em campo Éverton Silva no lugar de Léo Moura, que saiu sob vaias. Três minutos depois, Ney Franco foi obrigado a fazer sua última alteração. Com dores no tornozelo, Reinaldo saiu para a entrada de Jean Carioca.

Sem dois importantes jogadores, o Botafogo passou a ser pressionado pelo Flamengo - com uma chute de Fábio Luciano que bateu na zaga aos 21 e o cruzamento de Éverton Silva que Ibson tentou cabecear mas se chocou com Renan e, aos 23, o lance foi paralisado. Sabendo que o rival estava num momento de adaptação às adversidades, Cuca decidiu ousar: aos 25, o zagueiro Wellinton deu lugar ao atacante Erick Flores.

Dois minutos depois, um recuo tranquilo quase complicou o Flamengo. Bruno entregou a bola para Williams, que driblou para o lado errado e permitiu roubada de bola de Jean Carioca. O atacante arriscou na esquerda, mas Bruno conseguiu espalmar para escanteio.

O rubro-negro partia para o ataque, e acabava conseguindo direito a cobranças de falta perto da área. Juan tentou por duas vezes, mas a zaga botafoguense rechaçou. Mas aos 31 novamente a parte defensiva do time quase comprometeu. Numa bola que parecia morta, Victor Simões conseguiu recuperar e cruzou para a área, mas Jean Carioca não alcançou a cabeçada. Nos dois minutos seguintes, o Flamengo teve três chances de empatar, primeiro com tentativa de cabeceio de Josiel que foi cortado pela zaga, em chute de Juan que desviou no atacante Emerson e quase atrapalhou e depois em novo cruzamento da área, que Fábio Luciano cabeceou por cima.

A 10 minutos do fim, Emerson recebeu bola na área, passou por dois jogadores botafoguenses, mas na hora de concluir dividiu com Renan. No minuto seguinte, Fahel arriscou de fora da área para defesa de Bruno.

De tanto pressionar, o Flamengo conseguiu o empate. E mais uma vez com a ajuda da zaga do Botafogo. Depois de dividida de Williams com Renato, o jogador flamenguista chutou para o meio da área, e a bola desviou no braço de Emerson, enganando Renan. 2 a 2, aos 39.

Com o poder de fogo comprometido pelas saídas de Maicosuel e Reinaldo, o Botafogo se resumia a tentativas de Victor Simões. Uma aos 43, onde ele tentou colocar no ângulo mas foi para fora, e outra a um minuto do fim, em chute que Bruno espalmou para escanteio.

Mas não foi desta vez que o Botafogo conseguiu quebrar o tabu de um ano sem ganhar do Flamengo. Com o 2 a 2, as duas equipes voltam ao Maracanã na semana que vem em busca da vitória. Falta saber qual dos dois times escreverá o capítulo do triunfo final no Campeonato Carioca de 2009.

*****

BOTAFOGO 2x2 FLAMENGO


Estádio: Maracanã (no Rio de Janeiro).

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (do Rio de Janeiro).

Gols: Juan, aos 19, Juninho, aos 35 e Reinaldo, aos 43 minutos do primeiro tempo, Emerson (contra), aos 39 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Juninho, Alessandro, Eduardo (Botafogo), Fábio Luciano, Juan e Erick Flores (Flamengo).

BOTAFOGO - Renan, Emerson, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel (Renato) e Eduardo (Gabriel); Reinaldo (Jean Carioca) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

FLAMENGO - Bruno, Welinton (Erick Flores), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura (Éverton Silva), Willians, Ibson, Kléberson e Juan; Zé Roberto (Josiel) e Emerson. Técnico: Cuca.

5 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

o raio caiu duas vezes no mesmo Maraca!!

Flávio de Sá, a comunicação está no ar. disse...

Primeiramente afirmo que o Botafogo não foi superior durante todo jogo. Antes do empate só dava Flamengo que perdeu uma chance clara de gol com Leo Moura. E depois das contusões de Reinaldo e Maicosuel, praticamente só deu Flamengo. Com isso o tempo somado dá bem mais de 45 minutos. Mas agora a perda da titularidade de Zé Roberto, tornou-se clara, assim como Leo Moura, de ala, está rendendo muito menos que o jovem Everton Silva. Leo precisa voltar a jogar no meio-campo. Flamengo é favorito, apenas pela contusão do Maicosuel, mas acredito o Botafogo encontrá forças para equilibrar a partida. Já na parte de cima a torcida do Flamengo continuará levando ampla vantagem.

Vinícius Faustini disse...

Flávio,

não achei tanta superioridade, até o primeiro gol o jogo estava equilibradíssimo (com leve vantagem do Botafogo, que "chegava" mais). Depois do gol de pênalti de Juan, o Flamengo teve uma superioridade de uns 10 minutos, mas logo depois o Botafogo estava no jogo, principalmente porque estava muito bem armado. Encontrou o gol na cobrança do Juninho e ainda teve chance clara também com Fahel. Se não fosse o Bruno, o alvinegro teria mais feito gols através de chutes de Alessandro e Victor Simões.

Sem Maicosuel eu acho que o Botafogo perde muito, em especial porque não há um bom reserva no meio para ao menos chegar perto do nível técnico que ele tem. Ficou claro isto depois que ele saiu de campo machucado (em falta de Wellinton que o árbitro fez vista grossa), o time da Estrela Solitária ficou perdido.

Só não entendo uma coisa: por que o Cuca insiste em Zé Roberto?

Abraços, e obrigado pela participação. Apareça sempre!

Vinícius Faustini

Marcos Fontelles de Lima disse...

inicio do primeiro tempo + fim do segundo tempo = 45 minutos?

Anônimo disse...

Vamos com calma . O Flamengo em nenhum momento foi superior ao Botafogo . O Flamengo soube aproveitar a chance quando estava melhor , mas como já citaram foram em dois momentos : o inicio do 1º tempo e o final do 2º .

Não acredito que o Flamengo seja superior . Clássico é clássico . É uma loteria , logo , não existem favoritos . Ambos os times têm que saber melhor aproveitas as chances que surgirão neste próximo jogo .

Outra coisa que gostaria de comentar , é o penalty que , para mim , não existiu batido pelo Juan . E o próprio Juan fez uma falta grosseira em Maicoseul e ainda falou palavrões ao jogador do Botafogo quee stava caido contudido . Isso é lance para cartão vermelho .

De resto , espero um próximo jogo cheio de emoções , com as duas torcidas festejando no maracanã , sem brigas e sem bagunças