sexta-feira, 17 de abril de 2009

O desafio de manter um sonho



O primeiro sonho que o Botafogo construía neste mês de abril acabou ontem nas penalidades máximas. O alvinegro conseguiu aos 47 minutos do segundo tempo fazer 2 a 1 sobre o Americano e levar a busca pela vaga na Copa do Brasil para as cobranças de pênaltis. E lá, o herói do segundo gol e disparado o melhor atleta alvinegro se tornou o responsável pela saída do time na Copa do Brasil, desperdiçando o primeiro pênalti botafoguense. Ao final, o time de Campos venceu a disputa por 5 a 4 e causou a desclassificação prematura da equipe de General Severiano na Copa do Brasil.

Com a simultaneidade de competições, coincidiu de o Botafogo ter pela frente quatro jogos importantíssimos num curto espaço de tempo. Na semana passada, a equipe foi mal no meio de semana, mas encontrou um ótimo resultado no sábado. No primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil, o time perdeu, de virada, para o Americano, por 2 a 1. O resultado negativo na competição nacional mexeu com os brios botafoguenses, que entraram com empenho na semifinal do Campeonato Estadual e venceram o Vasco por 4 a 0, no Maracanã.

A boa partida do fim de semana animou a torcida para ir ontem ao Engenhão. O gol de Juninho na primeira etapa (após uma bela jogada na qual o zagueiro apareceu como "elemento surpresa") foi um início promissor. No entanto, a defesa apresentou sucessivas falhas (em especial através de Fahel, disparado o pior do Botafogo ontem) e cedeu o empate ao Americano - conseguido através dos pés de Kieza. No desespero de gols perdidos, Maicosuel encontrou uma excelente jogada individual e levou o jogo para os pênaltis.

Sim, é verdade que a máxima "pênalti é loteria" é válida. No entanto, não é válido que o camisa 10 alvinegro faça uma paradinha tão esquisita quanto a da primeira cobrança após o tempo normal. O Botafogo acabou pagando caro, com a cobrança de Maicosuel acertando a trave e, mesmo convertendo as demais cobranças, o time foi superado nos pênaltis.

Este sonho alvinegro de abril acabou graças a uma trave. Agora, resta a Ney Franco tentar motivar seus comandados com a ideia de que ainda não acabou, e o Botafogo pode ainda neste mês realizar o feito de voltar a ser campeão carioca. Para isto, basta o título da Taça Rio, a ser disputado no domingo diante do Flamengo.

Aliás, há uma diferença considerável em relação à Copa do Brasil: caso o time deixe escapar o segundo turno, ainda há chance de o título vir no início de maio. Só que os jogadores do Botafogo sabem que a torcida alvinegra deseja o mais cedo possível que este sonho se torne realidade.

Para explicar situações esdrúxulas envolvendo a equipe de General Severiano, o escritor Stanislaw Ponte Preta criou a máxima "tem coisas que só acontecem ao Botafogo". Uma delas aconteceu, de maneira negativa, contra o Americano na Copa do Brasil. Os botafoguenses esperam que a próxima "coisa" seja a conquista do título do Campeonato Estadual.

*****

BOLA PRO MATO

O destempero de Thiago Neves ao acertar a bola no gandula ontem no estádio Mangueirão refletiu o quanto o Fluminense está nervoso. O gol de Fred a cinco minutos do fim diminuiu a diferença para uma derrota por 2 a 1 diante do Águia de Marabá. Quem sabe com a necessidade de vencer os paraenses pela diferença mínima no jogo de volta faça com que os ânimos fiquem menos exaltados nas quatro linhas tricolores.

Um comentário:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Salve Vinicius!!

Seu Blog é excelente de ler, mas complicado de comentar, pois vc fala tudo!! veja isto como elogio!!

mas...

Sim, é verdade que a máxima "pênalti é loteria" é válida. No entanto, não é válido que o camisa 10 alvinegro faça uma paradinha tão esquisita quanto a da primeira cobrança após o tempo normal. <- Foi a melhor narrativa do penalty cobrado. Aliás, acho que penalty não mais é loteria... Hj já é treinamento e a parte psicológica tbm é treinada. Ou seja pode perder o menos preparado psicologicamente, ou o que menos treinou cobranças... Loteria no futebol por enquanto somente o cara e coroa disputado no início de jogo, para definir quem começa com a bola e quem escolhe o campo.

Sobre o Flu... O que eu acho lamentável é narrador acabar de falar que o jogo está 2 a zero pro Águia de Marabá (cidade onde nasceu minha esposa e que é quente pra burro), o Flu com um a menos, mas o narrador fica falando que pro Flu eliminar o jogo de volta tinha que fzr 4 gols... Quase que o Águia mete é mais...

Ah! Gerson, o canhota de ouro, foi infeliz hj no programa que é apresentador... vc viu??

"Há braços"