quinta-feira, 16 de abril de 2009

Classificação em "campo minado"



Com dois gols de Rodrigo Pimpão e um de Alan Kardec, o Vasco derrotou o Central, de Caruaru, no Estádio Luiz José de Lacerda e eliminou a realização de uma segunda partida nesta fase da Copa do Brasil. A vitória por 3 a 0 em Pernambuco mostrou também a superação do time de Dorival Júnior, que além do Central teve de enfrentar um gramado que era um verdadeiro "campo minado", tal era a péssima condição do Lacerdão.

Depois de ser eliminado da semifinal da Taça Rio com uma goleada por 4 a 0 para o Botafogo, o Vasco entrou em campo com sua força máxima (com os desfalques do zagueiro Fernando e do meia Jéferson, ambos contundidos) e disposto a conseguir a classificação para a próxima fase na Copa do Brasil logo de cara. Nos primeiros minutos, a impressão era de que jogo acontecia no Rio de Janeiro, pois o time de Caruaru tendia a se recuar. O primeiro chute do jogo veio de Enrico, aos três. Um minuto depois, o goleiro Davi saiu mal e jogou a bola nos pés de Carlos Alberto, mas o camisa 19 não conseguiu aproveitar. Aos cinco e aos seis, o time de São Januário teve cobranças de falta a seu favor. Em uma, Paulo Sérgio acertou a barreira, e na outra, o cruzamento foi rechaçado pelo goleiro Davi.

O Central chegou perto da área somente aos oito minutos. Depois de escanteio cedido por Leonardo, Tiago evitou gol olímpico de Aílton. O meia teve uma segunda oportunidade em córner, mas o lance foi interrompido por causa de falta sobre o goleiro vascaíno. Aos nove, a equipe pernambucana teve nova tentativa no ataque quando Russo tentou achar Fábio Silva na área, mas Tiago se antecipou ao lance.

Embora tivesse maior posse de bola nos primeiros 15 minutos, o Vasco pouco chegava no gol de Davi. O segundo chute do time na partida, tentado por Nílton, passou longe. Enquanto isto, o Central tentava as jogadas principalmente no lado direito, com Russo - a marcação vascaína geralmente recorria às faltas para evitar a chegada do time de Caruaru na área.

Aos 20, veio a primeira grande defesa de Davi. Paulo Sérgio arriscou de fora da área e o goleiro espalmou para escanteio. Também de fora da área veio nova chance de Nilton, em uma cobrança de falta que foi para fora, aos 26. Talvez em virtude das más condições do Lacerdão, o jogo permanecia truncado no primeiro tempo.

Faltando 15 minutos para o fim, a má condição do gramado gerou uma confusão na disputa de bola perto da área do Vasco, que terminou em falta de Carlos Alberto em Danilo. Na cobrança, Aílton chutou à direita do gol de Tiago.

Na reta final do primeiro tempo, os vascaínos tiveram oportunidades de abrir o placar. A primeira chance veio aos 32, com Carlos Alberto. O camisa 19 entrou na área, se livrou de um marcador e, com o goleiro batido chutou por cima. A bola ia entrando, mas Russo tirou em cima da linha. Três minutos depois, Nilton chutou da meia-lua, à direita de Davi. Com 38 minutos, Paulo Sérgio levantou bola na área e Leonardo obrigou Davi a espalmar para escanteio. A cinco minutos do fim, Carlos Alberto passou para Rodrigo Pimpão, que entrou na área e chutou, da direita, para nova defesa de Davi.

E, aos 44 minutos, o Vasco chegou ao seu primeiro gol. Num contra-ataque, Rodrigo Pimpão recebeu na esquerda, foi com a bola até o meio e, de fora da área, chutou à direita de Davi, fazendo 1 a 0 para a equipe vascaína em Caruaru.

As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo, mas o Vasco mudou de postura em relação ao início de partida. Vieram tentativas de cruzamento para a área logo no primeiro minuto, e, com um minuto e meio Ramón acertou um ótimo chute de fora da área, que obrigou Ramón a espalmar para escanteio.

Aos três, Fábio Silva recebeu passe de Mácio na área e tocou para o fundo das redes. A torcida de Caruaru vibrou, mas o gol foi anulado corretamente por impedimento do atacante. No minuto seguinte, Paulo Sérgio deixou Carlos Alberto na frente do gol, mas se enrolou com a bola e perdeu a chance de marcar o segundo do Vasco na noite. Aos oito, Rodrigo Pimpão tentou dentro da área, mas pegou muito embaixo e isolou a bola. Em seguida, Carlos Alberto teve nova chance de marcar, mas esbarrou em seu preciosismo e desperdiçou a oportunidade.

Com nove minutos do segundo tempo, o técnico Roberto de Jesus fez sua primeira alteração no jogo. O meia Danilo saiu para a entrada de Buiú. O reserva disse que, com isto, Cláudio passaria a atuar no meio-de-campo.

Mas o gol acabou saindo do lado carioca. Carlos Alberto iniciou jogada no meio-de-campo e passou para Élton. O camisa 9 cruzou rasteiro na área e Rodrigo Pimpão se antecipou a Sidney para colocar a bola no fundo das redes. Vasco 2 a 0, aos 13.

Três minutos depois, foram realizadas duas substituições para cada lado. No Central, entraram Edu Xiquita e Ighor respectivamente nos lugares de César Baiano e Cláudio. Dorival Júnior colocou em campo Alan Kardec e Léo Lima e retirou Élton e Enrico, respectivamente.

Aos 21 minutos, Rodrigo Pimpão buscou jogada na esquerda e serviu Carlos Alberto. O camisa 19 deu um bom chute da intermediária, que mais uma vez parou nas mãos de Davi. Através dos pés do capitão vascaíno, Alan Kardec teve sua primeira chance no jogo, mas ao chutar, a bola saiu fraquinha. No lance seguinte, Buiú teve uma chance de diminuir para o Central, mas também concluiu mal.

E aos 25, o Vasco encontrou mais uma vez o caminho do gol no Lacerdão. Rodrigo Pimpão tentou jogada na linha de fundo e recuou para Paulo Sérgio. O lateral cruzou da direita para uma cabeçada certeira de Alan Kardec. 3 a 0 Vasco.

Aos 28 minutos, Dorival Júnior fez sua última substituição, com interesse de manter a vantagem. Carlos Alberto foi substituído pelo volante Mateus. Dois minutos depois, Edu Xiquita entrou livre na área, mas ao tentar concluir, a zaga do Vasco interceptou a jogada. Buiú teve outra chance de marcar para o Central, mas seu chute passou por cima do travessão. A esta altura, muitos jogadores do time pernambucano tinham ido embora do estádio, frustrados com o 3 a 0 que a "Patativa do Agreste" estava sofrendo.

O Vasco administrava o resultado, procurando prender a bola ao máximo - especialmente através dos pés de Léo Lima, que algumas vezes parecia que entrara em campo dispersivo em relação ao jogo. O Central vez ou outra investia em uma jogada, mas esbarrava em suas próprias limitações.

Aos 39, Paulo Sérgio cruzou na área para Alan Kardec, mas Davi dividiu com o atacante e conseguiu evitar o gol. No minuto seguinte, Tiago saiu mal da área e deixou o gol vazio para Fábio Silva. Mas, na hora do atacante finalizar, o goleiro conseguiu retornar a tempo de salvar o Vasco de levar o primeiro gol do Central.

A três minutos do fim, Mateus tocou para Rodrigo Pimpão próximo da área. O camisa 11 jogou para o meio e arriscou, mas a bola passou à esquerda. Aos 43, Pimpão deu passe para Alan Kardec, mas o atacante se atrapalhou com a bola na hora de concluir.

Nos acréscimos, Mácio deu um empurrão em Nílton, que saiu de campo machucado. O árbitro Arilson Bispo da Anunciação aproveitou o momento para encerrar a partida. Agora, o Vasco espera o vencedor do confronto entre Icasa, do Ceará, e Confiança, de Sergipe (o primeiro confronto terminou em 0 a 0, no Ceará), para saber qual o próximo "campo minado" que terá pela frente no caminho da Copa do Brasil.

*****

CENTRAL (PE) 0x3 VASCO

Estádio: Luiz José de Lacerda, o Lacerdão (em Pernambuco)

Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (da Bahia).

Público: 5.121 pagantes

Gols: Rodrigo Pimpão aos 44 minutos do primeiro tempo, Rodrigo Pimpão aos 13 e Alan Kardec aos 25 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: César Baiano, Danilo, Bebeto (Central), Paulo Sérgio e Rodrigo Pimpão (Vasco).

CENTRAL: Davi, Russo, Sidney, Bebeto e Adeílton; César Baiano (Edu Xiquita), Mácio, Ailton e Danilo (Buiú); Claudio (Ighor) e Fábio Silva. Técnico: Roberto de Jesus.

VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramón; Amaral, Nílton, Enrico (Léo Lima) e Carlos Alberto (Mateus); Rodrigo Pimpão e Élton (Alan Kardec). Técnico: Dorival Júnior.

Um comentário:

Marcos Fontelles de Lima disse...

"O SOFRIMENTO não pode acabar"