terça-feira, 7 de abril de 2009

Revisão de prioridades



Ao começar seu ano de futebol, a diretoria do Grêmio anunciou: a prioridade do primeiro semestre será a caminhada rumo a mais um título da Taça Libertadores da América (o segundo lugar no Brasileirão de 2008 deu a ele a oportunidade de buscar sua terceira conquista no torneio sul-americano). Para isto, sua comissão técnica decidiu deixar algumas partidas do Campeonato Estadual de lado, colocando reservas para os jogos contra adversários do Rio Grande do Sul - prevendo que só necessitaria da força máxima, mesmo, a partir das quartas-de-final.

Entretanto, a previsão gremista deu errado na última rodada do torneio gaúcho. Veio a goleada por 4 a 0 para o Caxias do Sul e a pior colocação dentre os times de sua chave. Isto fez com que o adversário de início de "mata-mata" fosse justamente o arquirrival Internacional. E na rodada de anteontem, o Grêmio pagou caro pela decisão de abrir mão da primeira fase do Gauchão: o colorado o eliminou com uma vitória por 2 a 1.

A conta foi "paga" por Celso Roth. O treinador foi despedido logo em seguida à derrota tricolor no "Gre-Nal". Sim, é corriqueira a demissão de técnicos nos clubes brasileiros. Todos os treinadores sabem que uma derrota em jogos importantes para suas torcidas pode causar revolta interna (entre jogadores e dirigentes) e externa (na arquibancada).

Mas, se a própria dirigência do clube afirmou que a prioridade de 2009 era a disputa da Taça Libertadores do América, por que, então, demitir o técnico Celso Roth? Afinal, o clube está no torneio sul-americano - é o primeiro colocado do Grupo 7, com sete pontos em nove disputados, uma campanha bem interessante para quem quer seguir na competição.

Este que vos escreve não é defensor do trabalho de Celso Roth (sempre visto com ressalvas por muitos comentaristas esportivos não só do Sul do Brasil). Entretanto, demitir um técnico após derrota para seu rival gaúcho num clássico pelo Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul nada mais é do que priorizar um "campeonato à parte" com o colorado, em detrimento de buscar um longo trabalho. O exemplo disto foi o ex-presidente Eurico Miranda, que tanto valorizava os jogos do Vasco diante do Flamengo, o que só contribuía para exaltar o adversário rubro-negro.

A diretoria do Grêmio tem de decidir qual rumo vai tomar este ano. A equipe continuará tendo como prioridade a busca pela Taça Libertadores no primeiro semestre (e, quem sabe, a tentativa pelo título Mundial de Clubes em dezembro) ou ficará revendo suas prioridades movido por picuinhas de rivalidades regionais? Só as quatro linhas dirão!


*****

Logo mais, o Grêmio enfrenta o Aurora (da Bolívia) em seu estádio, Olímpico, pela Taça Libertadores. A cobertura deste jogo será feita por O tempo e o placar... e sairá na coluna de amanhã.

Um comentário:

Marcos Fontelles de Lima disse...

ABSURDO o que fizeram com o profissional Celso Roth.

No esporte não existe apenas o time que ganha. O Gremio nao esta mal em nenhuma das competições...

A torcida do Gremio tbm exaltava a saída do Celso... Tomare que um dia ele vá treinar o inter, juventude...

Lembra do Kaka, no SP? a torcida pedindo a cabeça dele? torcida de futebol em sua maioria é uma torcida de cabeça pequena, que se deixa facilmente se levar pela imprensa...

Não é a toa que tem jornalistas que tornam-se dirigentes, empresários e etc