sábado, 11 de abril de 2009

Fim de semana da ressurreição carioca



A semifinal da Taça Rio chega ao seu fim de semana decisivo, e da forma como os grandes clubes e as grandes torcidas cariocas desejam. Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense são as quatro equipes com chance de título do segundo turno do Estadual do Rio de Janeiro. Seus jogos prometem ser um alento de bom futebol depois de tantos encontros entre "grandes" e "pequenos" com pouco público e pífia qualidade de futebol.

O Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa trarão a redenção a jogos tradicionais do futebol carioca que foram esvaziados pelo regulamento do Campeonato Carioca. Em uma das semifinais, hoje, às 18h30, se enfrentam Vasco e Botafogo, partida que no segundo turno foi jogada para uma quinta-feira à noite. Na outra, amanhã, às 16h, a dupla Fla-Flu se enfrenta exatamente uma semana depois de realizar um jogo de times mistos, feito meramente para cumprir tabela.



Uma semana antes de a final ser realizada no palco do Maracanã, o estado do Rio de Janeiro já pode ter a certeza de que virá um embate das duas faces da moeda no domingo que vem, para o capítulo final da Taça Rio. Cada chave da semifinal abriga o embate entre dois times com características em comum.

De um lado, Vasco e Botafogo realizam o confronto entre os times mais bem armados do Campeonato Estadual. Após a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro ao final de 2008, a equipe cruzmaltina passa por uma reestruturação dentro e fora de campo. Neste campeonato, ela se transformou em bons resultados, graças ao espírito competitivo instaurado por seu treinador Dorival Júnior. Embora seus últimos resultados não tenham sido favoráveis, o Botafogo vem embalado pela chance de ser campeão antecipado do Campeonato Estadual (pois é o vencedor da Taça Guanabara) e quer mostrar em campo que o estigma de ser o "time do quase" ficou para trás. E tem ótimos trunfos para chegar ao título - seja na final da Taça Rio ou na finalíssima do Estadual.

Do outro lado, Flamengo e Fluminense fazem o "tira-teima" para ver qual dos destaques individuais fará a diferença no clássico. E, curiosamente, em ambas as equipes os jogadores "decisivos" vieram durante o campeonato. No rubro-negro da Gávea, o atacante Emerson, recém-chegado do Qatar e que marcou dois gols nas duas partidas em que atuou pelo Fla. No tricolor das Laranjeiras, Fred, a contratação de maior impacto do primeiro semestre carioca tem a chance de seu primeiro momento de consagração com as três cores que traduzem tradição do Flu. Resta saber qual poder de fogo incendiará o Maracanã no domingo.

Depois de um período morno (e quase morto) em suas rodadas, o Campeonato Carioca enfim promete uma ressurreição digna de seus áureos tempos. Cabe ao torcedor aproveitar o momento efêmero deste fim de semana de futebol e, daqui a sete dias (na final de 19 de abril), saber quem irá descansar com a glória do título da Taça Rio.

Um comentário:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Opa!! Desta vez o texto, é praticamente uma convocação para as torcidas lotarem o Maraca...

Espero ainda conseguir ingresso, pois ontem jah tinha quase 40.000 vendidos na gávea!